Conecte-se conosco

Cultura

Na Sala com Clarice | Conheça uma experiência teatral gratuita sobre a obra de Clarice Lispector

Publicado

em

O espetáculo Na sala com Clarice, apresentado através do zoom, terá sua última apresentação neste domingo, 20 de dezembro, às 19h. A temporada continuará em 2021 a partir do dia 9 de janeiro e seguirá até 31 de janeiro. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma Sympla. O projeto recebeu o patrocínio do Banco do Brasil e tem o objetivo de comemorar o centenário de Clarice Lispector.

Como em um jantar, o ator Odilon Esteves oferece um cardápio ao público com opções de entrada, prato principal, sobremesa e até o típico cafezinho brasileiro pós-refeição. Dentro de sua sala, ele interpreta os contos e crônicas da escritora Clarice Lispector com a ajuda da plateia. A experiência está na interação do público que escolhe o que quer assistir por meio de uma enquete. Ou seja, o conto ou crônica que receberem o maior número de votos é interpretado por Odilon Esteves. No entanto, as escolhas são feitas com base em comidas, exposição de objetos ou sinopses. O interessante é que a plateia não tem conhecimento do título das obras até que elas sejam selecionadas pela maioria. 

É gostoso assistir a peça feita sobre a ótica do ator, com um figurino simples e cenário que não possui características arrebatadoras, pois o que chama a atenção é a interpretação. Tudo é minimalista, exceto a sua atuação onde as histórias parecem realmente tomar corpo e ganhar voz. Clarice provavelmente está ali, sentada no sofá da sala assistindo como todos os outros. 

Ficção x Vida real

Em Na sala com Clarice nada é engessado, Odilon até compartilha trechos da sua vida enquanto as enquetes surgem na tela como quando recorda a morte de seu pai e conta sobre Maria da Paz que ajudava em sua casa e tornou-se sua grande companheira nas idas aos shows, cinemas e peças de teatro. Na apresentação do último sábado, 19, o ator contou que, quando Maria preparava as refeições em sua casa, ganhava aplausos de toda a família. Com vergonha, pedia para pararem com os aplausos porque não era um espetáculo. Porém, Odilon fazia questão de dizer que ela precisava de aplausos sim, pois ali era o seu palco. 

Enfim, no cardápio literário existem muitas narrativas com personagens diversos como um ator frustrado, uma senhora idosa sozinha no mundo, uma mulher virgem que está grávida, uma esposa em fuga, além da própria história de Clarice em diferentes fases da sua vida. Quem ainda não conhece a obra da autora poderá sentir um gostinho especial durante o espetáculo e aqueles que já tiveram esse contato provavelmente terão vontade de reencontrá-la.

Ademais, veja mais:

A Voz Suprema do Blues | Dignidade, respeito e independência

Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector ganham mostras no Instituto Moreira Salles em 2021

Filme “O Livro dos Prazeres” recebe três prêmios no Festival de Vitória

Cultura

Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado

A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

Publicado

em

mostra arte das quebradas perfomance por nos credito Adilene do Carmo

A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no próximo sábado (25) no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira localizado na Gamboa, a Pequena África carioca.

A programação começa com a Oficina de Isogravura, apresentada pela artista Gravadora Amadora, que integra a exposição coletiva “Trajetórias Contemporâneas”, e será das 14h até 15h30. Na sequência, Cynthia Mattos chega com a Oficina Contando Histórias Memórias e Afetos, das 16h às 18h.

Aliás, se liga nesse podcast a seguir, e segue lendo:

Já para quem ama o audiovisual, a partir das 15h, no Auditório, tem a exibição de “Caminho das Pedras”, da cineasta Sandra Lima e assistência de direção de Paulo Silva.

O público também poderá conferir os curtas de participantes da Oficina de Audiovisual UQ +DOC22 com Paulo Passos, Sandra Lima e Raphael Kepler. Filmes: “Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, de Laerte Gulini; “Enfeitiçada”, de Paula Carriconde e “Museu é o Mundo”, de Gustavo de Carvalho. Ao final de todas as exibições, Roda de Conversa com os cineastas e o público.

Performances

Ainda por cima, acontecerão diversas performances a partir de 16h30. “Por Nós”, com Jaqueline Calazans, trata da discussão sobre o empoderamento da mulher negra, seu espaço na sociedade e questões sobre a sua visibilidade e também reflete acerca da objetificação dos corpos, pretendendo fortalecer a sororidade feminina no âmbito da etnia. Será apresentada no pátio.

Adeolá Marques e Viviane dos Santos apresentam “Amas de Leite”, com direção de Willian Santiago. Será apresentada no Auditório. E, sem seguida, “Sape”, com o convidado da República Democrática do Congo Thezis Lyindula Lutete (Noir African Thezis), de la SAPE, que é uma cultura, uma arte. SAPE significa Sociedade dos Artistas e de Pessoas Elegantes. Thezis veio como refugiado do Congo em 2015, é ator e performer, atua divulgando sua cultura. Será apresentada no auditório.

Música e Poesia

A partir de 18h tem as apresentações de DJ Marjan e MC Emana com a música e a poesia do Hip-Hop que retratam as questões sociais, de invisibilidade, onde emergem potências que afloram no nosso dia a dia.

Para encerrar o dia, Sarau de Música e Poesia até 20h com Marcio Rufino, Mery Onírica, Lindacy Menezes e Yolanda Soares.

A exposição multilinguagem coletiva “Trajetórias Contemporâneas” poderá ser conferida até o dia 1º de abril, de quarta a sábado, entre 10 e 17h, na Sala Mercedes de Souza, no MUHCAB. A mostra apresenta uma mistura de fazeres artísticos, que contam as trajetórias de multiartistas que utilizam materiais reaproveitáveis para construir suas obras, como uma forma de usar materiais possíveis e reinventar a partir destes. São eles: Gravadora Amadora, Lord, 7Flechas, Thais Linhares e Lourdes Maria.

Por fim, importante ressaltar que toda a programação da Mostra Arte das Quebradas em qualquer um dos dias é inteira gratuita.

SERVIÇO:

MOSTRA ARTE DAS QUEBRADAS

LOCAL: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

ENDEREÇO: Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa – Pequena África – Rio de Janeiro – RJ

DATA: 25 de março

ENTRADA FRANCA em todas as atividades. Menores de idade acompanhados de um responsável

OFICINAS

14h às 15h30 – Oficina de Isogravura com Gravadora Amadora

16h às 18h – Oficina Contando Histórias Memórias e Afetos com Cynthia Mattos

AUDIOVISUAL – Exibição e debate

15h – “Caminho das Pedras”, de Sandra Lima e assistente de direção: Paulo Silva

Curtas de participantes da Oficina de Audiovisual UQ +DOC22, com Paulo Passos, Sandra Lima e Raphael Kepler

Filmes dos participantes:

“Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, de Laerte Gulini

“Enfeitiçada”, de Paula Carriconde

“Museu é o Mundo”, de Gustavo de Carvalho

PERFORMANCES

16h30

“Por Nós”, com Jaqueline Calazans

“Sape”, com o performer convidado do Congo, Noir Africain Thezis

“Amas de Leite”, com Adeolá Marques e Viviane dos Santos

MÚSICA E POESIA

18h

DJ Marjan e MC Emana

Sarau música e poesia com Marcio Rufino, Mery Onírica, Lindacy Menezes e Yolanda Soares.

VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “TRAJETÓRIAS CONTEMPORÂNEAS”, de quarta a sábado, das 10h às 17h (até 1º de abril).

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências