Nódulo é uma nova animação brasileira que sintoniza bastante com os acontecimentos atuais. A produção foi iniciada em 2016 e acabou no início de 2020, pela Quadro Chave Produções. O curta-metragem ganha lançamento na internet em meio a pandemia mundial da Covid-19. Sendo que a estória mostra um mundo onde o isolamento social é comum. A saber, utiliza técnicas que misturam recortes digitais a partir de ilustrações em nanquim e lápis e cenas com fotografias imersivas.
Leandro Ferra, diretor do filme, deu um depoimento para o Vivente Andante:
“Quando começamos não esperávamos. Na verdade, nunca se espera, porque a ideia, quando se inicia, passa por filtros emocionais, incertezas de rotinas de trabalho, até se afunilar e sair algo mais concreto. Contudo, sabíamos que era uma boa ideia e que teríamos que fazer algo maior do que já tínhamos feito”, respondeu Leandro, que também fez o roteiro.
Nódulo é um filme provocador. O protagonista (dublado pelo ator Pedro Ivo Maia) devaneia e reflete sobre o cotidiano, enquanto encara a solidão do isolamento e a batalha contra a insanidade. Questiona a normalidade e o medo do diferente. É quase assustador ver o filme mostrar uma propaganda de um Ministério da Saúde que indica o uso de um Kit de Orientação Social. O curta acaba sendo extremamente atual e contundente. Afinal, apresenta uma animação diferente e marcante em uma mescla criativa que resulta em uma arte brasileira dotada de personalidade e qualidade.