Saturday, February 4, 2023

O Homem da Patagônia | Livro fala sobre suposta fuga de Hitler para a América do Sul

O jornalista Paulo Stucchi tem o nazismo e a Segunda Guerra como pano de fundo em seus principais livros, como A Filha do Reich, finalista do Prêmio Jabuti. A temática está de volta agora em O Homem da Patagônia, lançamento da editora Jangada.

Em seu novo livro, o palco da história é o país que mais abrigou nazistas, depois dos EUA: a Argentina. Na trama, um thriller psicológico perturbador ambientado na Buenos Aires de 1958, Sebastián Lindner, um renomado psicólogo argentino, é contratado por uma jovem alemã para tratar de seu pai, um velho refugiado nazista que mora em uma remota fortaleza na Patagônia e cuja personalidade está envolta em vários mistérios.

Porém, conforme as lembranças do misterioso paciente vão sendo acessadas, Dr. Lindner se vê diante de um antigo segredo sobre os últimos dias de Hitler em um bunker em Berlim. Tal descoberta pode mudar drasticamente os rumos da história do pós-Segunda Guerra. Em um dilema pessoal, o psicólogo passa a se confrontar com a pior face do mal e enfrentar seus próprios demônios.

Dessa forma, entre sessões de terapia e novas revelações de personagens reais e fictícios, o leitor descobrirá, juntamente com o psicólogo Sebastián Lindner, quem é o velho alemão misterioso, e mergulhará nas mesmas dúvidas do personagem: afinal, estaria ele diante de Adolf Hitler em pessoa?

“A ideia que originou a trama de O Homem da Patagônia surgiu quando li sobre o lançamento do livro Tras los pasos de Hitler, do jornalista argentino Abel Basti. Também já havia lido outros textos sobre a presença nazista na América do Sul, principalmente na Tríplice Fronteira, como o KBK – Uma história real, dos autores Luiz Monteiro Franco e Christiane Lopes Pereira. Teci a trama unindo a história argentina e sua conhecida relação com o nazismo, sobretudo na época de Perón”, afirma Paulo Stucchi.

Serviço:

Livro: O Homem da Patagônia

Autora: Paulo Stucchi (@paulostucchi e http://www.paulostucchi.com.br/)

Lançamento: 14/02/2023 às 19h na Livraria Drummond (Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Bela Vista São Paulo/SP)

Editora: Jangada

Páginas: 512

Preço: R$ 62,90 (à venda também na versão e-book por R$ 44,00)

Ademais, veja mais:

Avatar – O Caminho da Água | Filme traz reflexões sobre família e o trato com os animais

Um Pequeno Grande Plano | Crítica

Crítica | ‘Guia Romântico Para Lugares Perdidos’ tem poesia e catarse

Escreve o que achou!