Monday, September 21, 2020

O showcase no rap de Delacruz

Delacruz é uma voz que se destaca entre os muitos rappers do Brasil pela poesia que carrega. A cada frase cantada há uma ordenação de palavras que se transformam em poemas, os quais buscam a todo momento construir uma relação sempre afetuosa com a figura feminina, enquanto para outros, suas canções são absorvidas para resolverem alguns conflitos. Não há tantos limites em suas construções quando o foco de suas criações tende a ser a sedução.

Participamos da entrevista coletiva que o artista concedeu antes da pré-estréia de sua apresentação ShowCase em um drive in na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Na conversa, Delacruz diz que as inspirações para a composição dos seus sucessos musicais está na relação que possui com sua esposa e filhos. Suprir a necessidade de algumas ausências familiares é o que acaba se tornando algo em comum entre ele e seus fãs. A apresentação de uma realidade bem voltada para o cotidiano! Talvez esse seja o segredo para se aproximar ao máximo de seu público.

Optar por um apego à suas bases e raízes, algo que ele conquistou por direito, venha sempre como resposta a alguns conflitos. Sendo esse lugar o seu lugar de maior conforto e onde consegue dar liberdade a sua voz artística. O rapper, na escolha de seu estilo musical, não deixa de cumprir com um dos seus maiores papéis: tocar a alma de quem as ouve. Não é a toa que o
compositor/cantor adota um estilo musical que faz referência ao blues, soul e black music.

Simplicidade

Delacruz enfatiza a presença de muita verdade em suas músicas. Suas obras possuem grande sentimento e acrescenta muita riqueza em suas composições. O autor gosta de enfatizar que não tem o hábito de construir algo com nível de complexidade muito elevada. Adota uma simplicidade na composição que acaba atraindo fãs. O cantor diz que com o passar do tempo a forma de compor em instrumentalidade mudou. Ou seja, hoje está mais exigente, ao ponto de usar referências da matemática para suas construções. Inclusive, passou a adotar o uso de reversões, tonalidades, novas referências e inovações instrumentais.

Seu público se dividiu, há quem curta mais seu estilo de início de carreira e há quem acompanhe sua evolução e curta as novas tendências que passou adotar em suas canções. Delacruz acumula números expressivos nas plataformas digitais. Afinal, são 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, onde o artista tem mais de 115 milhões de visualizações. Além disso, no Spotify já são mais de 4,6 milhões de ouvintes mensais. Ele também é sucesso nas redes sociais. Por fim, no Instagram são mais de 2 milhões de seguidores e no Twitter são mais de 480 mil seguidores.

Ademais, veja mais:

Semente Mulheres Pretas no Poder | Bom filme coloca protagonismo feminino negro em debate
Bloco Filhos de Sá estreia com soul no Rio de Janeiro
Trap de Cria | Documentário mergulha na cena trap carioca e dá voz às comunidades

Escreve o que achou!