Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
'Pastrana- A mulher mais feia do mundo'
CulturaEspetáculosNotícias

‘PASTRANA – A MULHER MAIS FEIA DO MUNDO’ | Peça gratuita

Por
victoria pereira
Última Atualização 18 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
'Pastrana- A mulher mais feia do mundo' aborda a exclusão de corpos fora do padrão, questões de gênero, empoderamento e objetificação. Matéria por Victoria Pereira.
SHARE

Dia 20 de outubro entrou em cartaz no Teatro Gonzaguinha a montagem “PASTRANA – A MULHER MAIS FEIA DO MUNDO” de forma gratuita. Tendo como pano de fundo a história verídica de Julia Pastrana, indígena mexicana que viveu no século XIX e ficou famosa por sua condição, a hipertricose (pelos em demasia pelo corpo todo), a montagem aborda questões contemporâneas pertinentes, como exclusão de corpos fora do padrão, questões de gênero, empoderamento e objetificação, dentre outros. Além disso, projeto inclui oficinas e debates.

No perfil da peça no Instagram serão transmitidas três palestras em formato de live, debatendo a interseção entre artes da cena, circo, teatro e mídias digitais. Vale ainda destacar que a montagem pretende provocar reflexão sobre a necessidade de se construírem novas narrativas sobre corpos divergentes. E que essas histórias sejam cada vez mais contadas pelo ponto de vista de quem as vive, ocupando espaços públicos, recebendo fomento para que suas pesquisas e estéticas sejam vistas e ouvidas.

Sinopse:

Numa noite mágica, o circo Blasfêmia chega do futuro com suas estranhas e maravilhosas atrações. Após uma explosão que transforma as leis do tempo, o circo passa a homenagear uma antiga integrante, Julia Pastrana. Essa talentosa artista indígena mexicana que, nascida no século XIX, não pôde contar sua história por causa de sua aparência. Julia tinha o corpo todo coberto de pelos, e por isso sua atuação ficou restrita aos antigos shows de horrores. Agora, as atrizes do presente imaginam novos rumos para Pastrana e outras artistas fora do padrão de todas as épocas, trocando o sombrio palco dos Freak Shows pelo potente mundo dos Freak Sonhos.

A diretora comenta

“A ideia do espetáculo surgiu de uma inquietação causada por experiências vividas por mim e por pessoas próximas. Mulheres brancas ou negras, cis ou trans, pessoas indígenas, negras, LGBTQIAP+, PCDs em maior ou menor grau, têm seus direitos violados e seus corpos violentados. A descoberta da história da Julia Pastrana só fez confirmar essa reflexão e representa uma espécie de alegoria que nos provoca a pensar o que de fato é ser estranho numa sociedade tão adoecida”, diz Carolina Caju.

Quem foi Julia Pastrana? 

Julia Pastrana foi uma mulher indígena mexicana que viveu no século XIX e ficou famosa por ter pelos em demasia pelo corpo todo. Ela era portadora de diversas síndromes e tinha também orelhas e gengivas protuberantes. Aos 20 anos, conhecida como “mulher mais feia do mundo”, foi levada para os Estados Unidos para ser estudada por especialistas norte-americanos e noruegueses. Porém, continuou sendo exibida como uma anomalia da natureza e atração em circos de horrores nos EUA e na Europa. Era uma pessoa sensível, muito feminina e tinha inteligência acima da média, sendo fluente em três idiomas. Mesmo depois de morta, Julia Pastrana continuou sendo atração na Universidade de Oslo, na Noruega, onde seu corpo mumificado ficava exposto. Só em 2013, o governo do México, finalmente, conseguiu levar o corpo dela para a terra natal.

Informações sobre a peça:

Temporada: 20 de outubro a 11 de novembro

Apresentações: Quinta-feira a sábado

Horário: 19h

Local: Teatro Gonzaguinha – Centro de Artes Calouste Gulbenkian

Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro

ENTRADA GRATUITA

Classificação Indicativa: 14 anos

Ademais, leia mais:

Festival de Cinema Italiano | Evento gratuito acontece entre 04 de novembro e 04 de dezembro
O Clube dos Anjos | Vitrine Filmes divulga trailer e confirma estreia
Afinal, o budismo feminino de ‘Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet’
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J2Rhjvm7Ldg?version=3&rel=1&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&fs=1&hl=pt-BR&autohide=2&wmode=transparent]
Tags:Julia Pastranamulher indígenaPASTRANA - A MULHER MAIS FEIA DO MUNDOprograma cultural gratuitoprograma cultural rjteatro gonzaguinhateatro gratuito
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

saideira
Cinema e StreamingEventos

Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta quinta-feira

Livia Brazil
8 Min Leitura
PodCastCinema e StreamingNotícias

Direção de Fotografia, o que é e para que serve? | Entenda

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
Coletiva RIR 2026 MORIVA foto Diego Padilha
CulturaEspetáculos

Atração confirma retorno triunfal ao Rock in Rio 2026 com novo espetáculo

Redação
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?