Tuesday, October 19, 2021

Confira uma receita de cogumelo recheado com queijo

Os cogumelos comestíveis são consumidos em diferentes culinárias ao redor do mundo, proporcionando um sabor incrível na comida. Além disso, a escolha pelo alimento está atrelada aos benefícios para a saúde, pois, é altamente nutritivo, com baixo teor calórico e rico em fibras e minerais.

No Brasil é possível encontrar espécies silvestres, mas os que estão mais presentes na cozinha dos brasileiros são: Cogumelo-de-paris (A. bisporus), Shiitake (L. edodes) e Shimeji (Pleurotus spp) – de origem asiática e europeia.

O que torna os cogumelos tão atrativos para a gastronomia?

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, conta que, além do fácil preparo, os cogumelos harmonizados com outros ingredientes tornam diversos pratos irresistíveis, tanto pelo gosto quanto pelo visual.

“Os cogumelos shiitake e shimeji são ricos em proteínas e conferem umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que ajuda a realçar todos os outros gostos presentes na refeição, proporcionando uma sensação agradável ao paladar”, ressalta a chef.

Lisiane destaca que os cogumelos combinam com diversas categorias de alimentos e ensina como aproveitá-los melhor na composição dos pratos, com duas receitas deliciosas: cogumelos recheados com queijo e espaguete com cogumelos.

Enfim, confira o modo de preparo de cada receita:

COGUMELO RECHEADO COM QUEIJO

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)

1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (100 g)

3 colheres (sopa) de tomate seco picado

meia xícara (chá) de qualquer queijo vegano (60 g)

1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)

meia colher (chá) de sal (2,5 g)

20 cogumelos-de-paris grandes, sem os talos (400 g)

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.
Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.
Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 10 minutos de forno)

Rendimento: 6 porções

Ademais, leia mais

Maria Pérola em entrevista exclusiva | ‘Trago na veia a música nordestina como forma de resistência’

Partes | Marina Saleme expõe duas instalações no Rio de Janeiro

Ficaremos Bem (Maria Sødahl, 2019) | Crítica – Vale a pena ter esperança

Escreve o que achou!