Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Deixe o passado no passado, Beverly Engel, Globo Livros,
Literatura e HQ

Livro de Beverly Engel explica por que repetimos traumas e relações que nos fazem sofrer

Em Deixe o passado no passado, psicoterapeuta norte-americana mostra como experiências traumáticas podem influenciar escolhas, comportamentos e relacionamentos no presente

Por Caroline Teixeira
Última Atualização 24 de agosto de 2026
6 Min Leitura
Share
Globo Livros
SHARE

Por que é tão difícil abandonar certos comportamentos, mesmo quando sabemos que eles nos fazem sofrer? Por que algumas pessoas acabam se envolvendo repetidamente em relações parecidas, reproduzindo situações que juraram nunca mais viver?

Essas perguntas estão no centro de Deixe o passado no passado, novo livro da psicoterapeuta norte-americana Beverly Engel, lançado no Brasil pela Principium, selo de desenvolvimento pessoal da Globo Livros. A autora parte de um fenômeno que pode ajudar a explicar a repetição desses ciclos: a reconstituição do trauma.

Reconhecida internacionalmente por seu trabalho com vítimas de abusos físicos, psicológicos e emocionais, Engel aborda a tendência de algumas pessoas reviverem, de maneira inconsciente, antigas experiências dolorosas por meio das escolhas que fazem, dos comportamentos que adotam e dos relacionamentos que constroem.

A proposta do livro não é simplesmente dizer ao leitor para esquecer o passado. Pelo contrário. Segundo a abordagem apresentada por Engel, tentar ignorar uma experiência traumática não significa que seus efeitos tenham desaparecido. Muitas vezes, feridas antigas continuam influenciando a forma como uma pessoa se enxerga, estabelece limites e se relaciona com os outros.

Por que repetimos relações e comportamentos que nos fazem sofrer?

Em Deixe o passado no passado, Beverly Engel explica como experiências traumáticas podem permanecer presentes mesmo muitos anos depois de terem acontecido. A reconstituição do trauma, tema central da obra, acontece quando dores antigas voltam a aparecer de outras formas na vida adulta.

Isso pode ocorrer, por exemplo, na repetição de relacionamentos marcados por dinâmicas semelhantes às vividas anteriormente, na dificuldade de reconhecer situações prejudiciais ou em comportamentos que parecem contradizer o próprio desejo de mudança.

Essas repetições nem sempre são conscientes. Uma pessoa pode saber racionalmente que determinada relação ou comportamento lhe causa sofrimento e, ainda assim, sentir dificuldade para romper o ciclo.

É justamente nesse ponto que o livro concentra sua investigação.

Ao longo da obra, Engel propõe que o leitor observe quais experiências ainda exercem influência sobre sua vida atual. Sentimentos de medo, culpa e vergonha, além de dificuldades para estabelecer vínculos saudáveis, podem estar ligados a feridas que nunca foram completamente processadas.

A autora escreve: “Permitir-se processar suas emoções libertará você para ser seu verdadeiro eu.”

Deixe o passado no passado não significa esquecer o que aconteceu

O título pode sugerir uma ideia bastante comum: virar a página e simplesmente seguir em frente. Mas a proposta de Beverly Engel é diferente.

Para a psicoterapeuta, deixar o passado no passado não significa apagar memórias ou negar experiências dolorosas. O caminho apresentado no livro passa justamente pelo reconhecimento daquilo que aconteceu e pela compreensão de como essas experiências continuam afetando o presente.

A obra procura ajudar o leitor a identificar gatilhos emocionais, compreender a origem de determinados comportamentos e estabelecer limites. Outro ponto abordado é a recuperação de aspectos da própria identidade que podem ter sido apagados ou distorcidos por situações traumáticas.

Com relatos de pacientes, reflexões e exercícios práticos, Deixe o passado no passado propõe um processo de autoconhecimento voltado à interrupção de padrões autodestrutivos.

A ideia central é que compreender uma experiência não significa ficar preso a ela. Ao processar seus efeitos, a pessoa pode reduzir o poder que o passado exerce sobre suas escolhas atuais.

Beverly Engel é uma psicoterapeuta norte-americana reconhecida internacionalmente por seu trabalho na defesa de vítimas de abusos físicos, psicológicos e emocionais.

A autora escreveu mais de 25 livros sobre esses temas e também colaborou com textos para veículos como The Washington Post, Los Angeles Times e Marie Claire.

Em Deixe o passado no passado, sua experiência clínica aparece na forma de relatos e situações que ajudam a aproximar a discussão da realidade cotidiana. O livro busca mostrar como comportamentos aparentemente inexplicáveis podem ter raízes em experiências que continuam sendo reproduzidas de maneira inconsciente.

Mais do que uma obra sobre trauma, o lançamento da Principium propõe uma reflexão sobre identidade, memória e transformação. Afinal, reconhecer que o passado influencia quem somos não significa aceitar que ele precise continuar determinando quem seremos.

Serviço

Livro: Deixe o passado no passado
Autora: Beverly Engel
Tradução: Laura Folgueira
Editora: Principium, selo da Globo Livros
Páginas: 352
Formato: 16 x 23 cm
Lançamento: 10 de agosto de 2026
ISBN: 9786588132791
Preço: R$ 64,90
Preço do e-book: R$ 44,90

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • Ted Lasso: Episódio 3 dá enfoque ao futebol feminino em si, mas um pequeno simbolismo é a sua maior vitória
  • Crítica: ‘Só Por Uma Noite’ é comédia romântica tradicional em universo nada convencional
  • Crítica: ‘Nosso Segredo’ – entre o mistério, o luto e o realismo fantástico

Tags:abuso emocionalabuso psicológicoautoconhecimentoBeverly Engelciclos de sofrimentocomportamentos autodestrutivosDeixe o passado no passadodesenvolvimento pessoalgatilhos emocionaisglobo livroslançamento de livroslivrosPrincipiumPsicologiareconstituição do traumarelações abusivasrepetição do traumaTags: Deixe o passado no passadoTraumatraumas do passado
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
PorCaroline Teixeira
Me Siga!
Caroline Teixeira é estudante de Serviços Jurídicos e Notarial, Psicologia e Psicanálise, apaixonada por palavras, cultura e boas relações, acredita que a arte pode ser uma ótima ferramenta para a evolução da psique humana.

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Natalia Pasternak - Livro que mostra a presença da ciência no cotidiano conquista prêmio Jabuti
Literatura e HQNotícias

Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! | Livro conquista prêmio Jabuti

Redação
3 Min Leitura
mês do orgulho gay dicas de livros
Literatura e HQ

Mês do Orgulho | Confira 8 livros com protagonismo LGBTQIAP+

Redação
6 Min Leitura
Já raiou a liberdade
CríticaLiteratura e HQ

‘Já Raiou a Liberdade’ é um encontro entre a contemporaneidade e o passado, por Paty Lopes

paty2606
12 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?