Wednesday, February 19, 2020

Tempo de Erico | Evento gratuito sobre Erico Verissimo ocorre nesta quinta, com Thiago Lacerda

Nesta quinta-feira, 30 de janeiro, às 20h, o IMS Rio promove a quarta edição de Tempo de Erico, evento em homenagem ao escritor gaúcho Erico Verissimo (1905-1975). A atividade contará com a participação do ator Thiago Lacerda, que fará uma leitura de trechos do livro Israel em abril, lançado em 1969. Na publicação, Verissimo apresenta um relato de sua passagem por Israel, descrevendo cidades, vilarejos, universidades e museus.

Durante a leitura, serão projetadas imagens da viagem de Verissimo a Israel. Além disso, serão mostradas outras fotografias da coleção do IMS. Inclusive, a produção do escritor é familiar a Lacerda, que interpretou Capitão Rodrigo Cambará no filme ‘O Tempo e o Vento’ (2013), baseado na obra de Verissimo. A entrada é gratuita.

Tempo de Erico

Enfim, o evento Tempo de Erico chega ao quarto ano, com o objetivo de difundir a obra e o acervo do escritor, sob a guarda do IMS. A saber, a coleção é formada por cerca de 1.900 itens, entre livros, periódicos, manuscritos e correspondências – todos disponíveis para a consulta do público.

Erico Verissimo

Romancista que figura entre os maiores da literatura brasileira, Erico Verissimo, que se definia como um “contador de histórias”, nasceu em Cruz Alta (RS), em 17 de dezembro de 1905. Filho de Sebastião Verissimo da Fonseca e Abegahy Lopes Verissimo, seus primeiros contos, publicados em 1929, fizeram relativo sucesso. Primeiramente, isso foi suficiente para que o rapaz decidisse viver de literatura. Logo depois, no ano seguinte, deixou a cidade natal e se mudou para Porto Alegre, onde se aproximou de escritores e poetas, entre os quais Mario Quintana. Aliás, na capital gaúcha viveria até o fim da vida, não sem antes voltar a Cruz Alta, em 1931, para se casar com Mafalda Halfen Volpe, a companheira mítica de longos anos.

Serviço:

Tempo de Erico, com Thiago Lacerda

Data: 30 de janeiro de 2020

Horário: 20h

Entrada franca

Local: IMS Rio, Rua Marquês de São Vicente, 476 , Rio de Janeiro · RJ
Telefone: 21 3284 7400

fonte: Instituto Moreira Salles (IMS Rio)

Ademais, leia mais:

Mais mulheres inspirando outras mulheres em 2020
Rapper Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
Dançarina Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram