Tuesday, December 6, 2022

Teologia das Mulheres – A quem Deus revelou seus mistérios | Entenda o feminino no cristianismo

A PAULUS Editora, em parceria com a Fonte Editorial, está lançando “Teologia das Mulheres – A quem Deus revelou seus mistérios”, escrita por Sandro Gallazzi e Ana Maria Rizzante. Este livro busca reencontrar e contemplar com simplicidade e atenção as revelações de Deus especificamente para mulheres.

Além disso, há também análises teológicas dos perfis de mulheres que fizeram parte de diversos acontecimentos bíblicos e presenciaram a realização dos planos de Deus na vida dos seus escolhidos.

De acordo com a obra, a teologia, assim como a profecia, nasce da fidelidade ao Deus dos pobres e da fidelidade de Deus. A princípio, segundo os autores, essa dúplice e indissolúvel fidelidade conduz o homem a escutar com atenção e com entusiasmo a voz das mulheres fiéis ao Deus de Israel, conforme narram os textos bíblicos. São elas, mães, irmãs, amantes, cúmplices da vida, capazes de anunciar a Deus e, por meio de suas histórias, ensinam a simples, pura e verdadeira teologia.

Teólogas

Entre as principais personagens bíblicas, a obra cita a atuação e ensinamentos de diversas mulheres, entre elas: Agar – considerada a teóloga nas tendas Patriarcais; Ana de Ramá: a teóloga de um messianismo diferente; Gomer: a teóloga em tempo de Monarquia; Rute: a teóloga do direito dos pobres; Coelet: a teóloga da vida da casa; Ester: a teóloga da história em tempos de dispersão; além de citações sobre Judite e Susana; A mulher de Jó: a teóloga da dor profunda; A Sulamita: a teóloga da vida plena; Maria de Nazaré: a teóloga que ensinou a Jesus e teóloga da mesa farta; Priscila: a teóloga do caminho; além das mulheres de Betânia e considerações sobre as mulheres das narrações apocalípticas, legitimas teólogas e profetisas da história.

Nesta perspectiva, os estudos apresentados por Sandro Gallazzi e Ana Maria Rizzante analisam as ações dessas mulheres. Especialmente as atuações significativas que fizeram parte de inúmeros enredos revelados nos textos sagrados, como a força Deus e o relacionamento com o seu povo.

Aliás, na introdução da obra, os autores ressaltam que fazer teologia é falar de Deus. Entretanto, algumas teologias tornaram-se ideologias a favor dos ricos e poderosos. Ou seja, conforme afirmam os autores na obra: “Há, porém outra teologia: uma teologia que não é fruto das especulações ideológicas dos espertos, faladores, compulsivos, a serviço do poder. É uma teologia que vem de um Deus que se deixa ver, se conhecer”. Foi o que Jesus afirmou, andando como sempre, na contramão da lógica oficial dos sacerdotes e os doutores da lei: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes essas coisas a sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos”, (Mt 11. 25-26).

Ficha Técnica

Título: Teologia das Mulheres – A quem Deus revelou seus mistérios
Autores: Sandro Gallazzi e Ana Maria Rizzante
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 418
Áreas de interesse: Teologia

Enfim, adquira aqui

Ademais, veja mais:

Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo

Confira 7 livros para o Dia Internacional da Mulher | Maria Madalena e companhia

Entrevista com o escritor Juan Molina Hueso | ‘Ansiedade é pecado no sentido de falta de confiança, incredulidade’

2 Comments

Escreve o que achou!