São José dos Ausentes é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, aliás, considerado um dos mais frios do Brasil. Neste filme, um grupo segue pela Terra dos Cânions entre bússolas, mapas e estudos de logística. O documentário é dirigido por Lucas Jasper, um dos expedicionários, que foca nas belezas naturais de São José dos Ausentes e vai mostrando a travessia, e um pouco da experiência daquelas cinco pessoas durante a trilha de cinco dias.
Acompanhamos a erva-mate de todas as manhãs, a importância da alimentação, incluindo a farofa de pinhão; o tradicional chimarrão desperta os aventureiros e diversas informações sobre a fauna e a flora locais. O filme Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes não chega exatamente a mostrar as dificuldades desse tipo de trekking, mas perpassa por algumas, dando certo tom épico que vai surgindo em alguns momentos como na primeira vez que a neblina aparece e o drone pega imagens que até fazem lembrar “Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”.
Estações do ano
São cinco dias margeando os cânions, como o Amola Faca, impressionantes visuais. As mudanças no clima e as vezes que a névoa, “a viração”, aparece, chamam atenção. Lucas Jasper consegue boas imagens, especialmente com o uso do drone, que auxilia na sensação de imensidão e gigantismo daquelas paisagens.
“Aqui as estações do ano são bem definidas, o problema é que são todas no mesmo dia”, comenta um dos expedicionários, quando uma chuva cai de repente.
Indubitavelmente, o lugar é realmente fantástico. Outra participante é Camila Jasper, expedicionária e produtora executiva, que, inclusive, teve suas primeiras experiências acampando durante as gravações, a única mulher presente. Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes recebeu, em agosto de 2019, o Prêmio Box Brazil de licenciamento, no Concurso Interativo do Gramado Film Market, premiação paralela do Festival de Gramado. Esse prêmio envolve direitos de exibição no canal de viagens, turismo e cultura da Box Brazil, maior programadora independente da televisão por assinatura brasileira.
Belas imagens de um lugar magnífico aqui perto muito bem dirigido,gostaria de um dia fazer esta aventura.
Sim, o filme traz imagens belíssimas e dá muita vontade de conhecer o lugar!