Saturday, October 23, 2021

Vem aí nova edição do Cinecipó com filmes online e gratuitos

O Festival Cinecipó, durante um mês, apresenta filmes insurgentes com o objetivo da busca pela apreciação da diferença. A princípio, idealizado por Cardes Monção Amâncio e Daniela Pimentel de Souza, o evento antes se limitava à Serra do Cipó e Belo Horizonte. Porém, neste ano ultrapassa os limites territoriais e tem alcance nacional com a programação online.

A saber, são mais de 60 filmes, oficinas e palestras que acontecem entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro, gratuitamente, no site www.cinecipo.com.br.

Derivas

Em 2020, são quatro programas semanais – derivas, vigílias, retomadas e sonhos -, compostos por aproximadamente 15 curtas e três longas. Além disso, nesta edição predominam questões de gênero, LGTQI+ e raciais. Também se fazem presentes temas como questões ambientais, ocupações rurais e urbanas, entre outros.

“A troca semanal de programas foi uma solução para termos o público interessado no festival durante um mês. O evento terá sempre novidades e esperamos gerar expectativa dos próximos filmes e debates da semana seguinte”, explica Cardes. Aliás, a coordenação da curadoria fica a critério de Cardes, Fabiana Leite e Luís Flores e, neste ano, foi feito uma chamada para jovens curadores de até 25 anos para participar dessa seleção. Os jovens selecionados foram: Carina Maciel, Diego Souza, Gabriel Araújo, Iakima Delamare, Larissa Muniz e Pedro Rena.

Em Derivas, a programação explora o experimental e performático com filmes que enunciam, pela relação intensa dos corpos em cena, conflitos, afetos e inquietações, em um mundo que precisa lembrar e aprender a olhar sem subjugar.

Retomadas

Na semana de Retomadas, produções que caminham no sentido contrário da perda de memória e velocidade de informação/compartilhamentos dão o tom com novas narrativas que convocam de diferentes maneiras, a palavra e a fala – seja por meio de testemunhos, depoimentos, cartas, poemas ou rememorações.

Com o desejo de elaborar histórias, experiências e afetos que vão além da lógica imagética do realismo, em Sonhos haverá filmes com propostas variadas que buscam compreender universos a partir de registros sensíveis, de diferentes perspectivas culturais, cosmológicas e/ou imaginárias.

Por fim, na mostra Vigília, produções realizadas em prol de lutas e que refletem as emergências dos nossos tempos, conectando a tensão com o real em imagens cinematográficas.

Serviço

9ª edição do Festival Cinecipó
Data: 30/11 a 28/12

www.cinecipo.com.br

Gratuito

Ademais, leia mais:

Além do som | Novo reality show inovador da Netflix foca em universidade para pessoas surdas

Filmes – Candango: Memórias do Festival | Crítica

Amizade entre mulheres | Conheça 5 filmes que estimulam a sororidade

Escreve o que achou!