Conecte-se conosco

Cultura

Verônica Kimura lança Curso Online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro

Publicado

em

curso de Canto Afro-Brasileiro

Primeiro curso online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro acaba de ser lançado no Brasil. O curso, que foi oferecido na Europa no começo do ano, agora estará disponível para os brasileiros que desejam exercitar a voz, usar o canto de forma profissional e conhecer mais sobre a cultura musical afro-brasileira. A saber, as inscrições já estão abertas e a primeira aula ao vivo acontece no dia 15 de setembro. Além disso, no dia 13, segunda-feira, acontece uma aula aberta totalmente gratuita, para quem quiser conhecer o processo.

A professora será a cantora Verônica Kimura. Com mais de 30 anos de atividade na cena musical brasileira, já cantou em bandas, bares, em parcerias diversas, tendo sempre o canto popular como base de sua carreira. O curso vai acontecer de forma totalmente virtual, com módulos ao vivo e aulas gravadas, técnicas vocais que serão apresentadas pela professora e que podem ser treinadas pelos alunos a qualquer momento.

No dia 13 de setembro, segunda-feira, Verônica vai oferecer uma aula totalmente gratuita, via zoom, a partir das 19h, para quem quiser conhecer como funciona o processo de aprendizagem, para se inscrever, é só entrar no link que está no perfil da cantora, no Instagram. Afinal, quem se inscrever para o curso pago até o dia 13, terá 10% de desconto.

Os principais objetivos do curso de Canto Afro-brasileiro são:

Introduzir os participantes às noções básicas do uso da voz na canção popular brasileira; apresentar, por meio da escuta orientada, pontos comuns que perpassam as nossas formas de cantar. Proporcionar aos participantes a ampliação de elementos culturais que afetam as nossas formas de cantar. Possibilitar aos participantes uma vivência musical motivadora, lúdica e culturalmente enriquecedora; promover um sarau ao final deste módulo, com a apresentação de cada um dos alunos participantes.

No total, serão 6 encontros, com início em 15 de setembro e final no dia 01 de outubro, com um sarau virtual e devolutiva aos alunos. O curso conta com vídeos curtos diários com exercício, exemplos musicais e pequenas tarefas, e um grupo de acompanhamento e interação via Whatsapp, para elucidação de dúvidas e postagem de tarefas extras para ampliação do conteúdo.

As técnicas vocais também serão exercitadas em aulas ao vivo, bem como a escolha de repertório para o Sarau Virtual.

“O curso é feito para qualquer pessoa que deseje trabalhar a voz, independente do objetivo final, seja cantar mesmo, melhorar o uso da voz no trabalho ou mesmo como uma forma de exercitar a própria arte e a desenvoltura”, explica Verônica.

Aliás, saiba mais sobre o conteúdo:

Técnica Vocal: respiração para o canto – acomodação de ar, apoio, controle da pressão aérea, coluna de ar; ressonância – tipos de ressonadores da voz, ressonância usada para o canto popular brasileiro (voz de peito e voz de máscara); projeção vocal – emissão de vogais e articulação de consoantes para o canto popular brasileiro.
Educação Musical: introdução à percepção musical; introdução à rítmica na canção brasileira; apreciação musical (escuta orientada).
Etnomusicologia: introdução aos elementos culturais e étnicos que forjaram a musicalidade brasileira e resultaram nas nossas formas de cantar; música e corporeidade.
Aliás, segundo a cantora, o objetivo é oferecer cursos de curta duração e com focos específicos, que possam ser feitos em sequência e que sejam complementares, para aprimorar a técnica dos alunos.

Por fim, o valor total do curso é de R$250,00. Por fim, é possível se inscrever no curso de Canto Afro-brasileiro através do instagram da Cantora: https://www.instagram.com/kimura_veronica/

Ademais, veja mais:

Afinal, conheça Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Escrita de mulheres africanas e afrodescendentes será tema de painel em conferência internacional
Afronta! | Enfim, descolonize seu pensamento com essa série da Netflix
 

Cinema

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

“Dario Argento Pânico” abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro em São Paulo.

Publicado

em

DARIO ARGENTO PANICO.

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico  celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes de 20 países e dos quatro cantos do Brasil. Entre longas e curtas, o festival traz o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Além disso, um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

Sessão de abertura

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme:

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Programação Gratuita

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play. Os espectadores terão do dia 01 até 11 de dezembro para assistir os filmes. O público poderá conferir, também, os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

Para quem quiser conferir a programação inteira do MIS e do Cine Bijou é só entrar no site do Cinefantasy.

Serviço

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Martin Scorsese ganha Mostra no Estação

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências