Tuesday, September 21, 2021

Verônica Kimura lança Curso Online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro

Primeiro curso online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro acaba de ser lançado no Brasil. O curso, que foi oferecido na Europa no começo do ano, agora estará disponível para os brasileiros que desejam exercitar a voz, usar o canto de forma profissional e conhecer mais sobre a cultura musical afro-brasileira. A saber, as inscrições já estão abertas e a primeira aula ao vivo acontece no dia 15 de setembro. Além disso, no dia 13, segunda-feira, acontece uma aula aberta totalmente gratuita, para quem quiser conhecer o processo.

A professora será a cantora Verônica Kimura. Com mais de 30 anos de atividade na cena musical brasileira, já cantou em bandas, bares, em parcerias diversas, tendo sempre o canto popular como base de sua carreira. O curso vai acontecer de forma totalmente virtual, com módulos ao vivo e aulas gravadas, técnicas vocais que serão apresentadas pela professora e que podem ser treinadas pelos alunos a qualquer momento.

No dia 13 de setembro, segunda-feira, Verônica vai oferecer uma aula totalmente gratuita, via zoom, a partir das 19h, para quem quiser conhecer como funciona o processo de aprendizagem, para se inscrever, é só entrar no link que está no perfil da cantora, no Instagram. Afinal, quem se inscrever para o curso pago até o dia 13, terá 10% de desconto.

Os principais objetivos do curso de Canto Afro-brasileiro são:

Introduzir os participantes às noções básicas do uso da voz na canção popular brasileira; apresentar, por meio da escuta orientada, pontos comuns que perpassam as nossas formas de cantar. Proporcionar aos participantes a ampliação de elementos culturais que afetam as nossas formas de cantar. Possibilitar aos participantes uma vivência musical motivadora, lúdica e culturalmente enriquecedora; promover um sarau ao final deste módulo, com a apresentação de cada um dos alunos participantes.

No total, serão 6 encontros, com início em 15 de setembro e final no dia 01 de outubro, com um sarau virtual e devolutiva aos alunos. O curso conta com vídeos curtos diários com exercício, exemplos musicais e pequenas tarefas, e um grupo de acompanhamento e interação via Whatsapp, para elucidação de dúvidas e postagem de tarefas extras para ampliação do conteúdo.

As técnicas vocais também serão exercitadas em aulas ao vivo, bem como a escolha de repertório para o Sarau Virtual.

“O curso é feito para qualquer pessoa que deseje trabalhar a voz, independente do objetivo final, seja cantar mesmo, melhorar o uso da voz no trabalho ou mesmo como uma forma de exercitar a própria arte e a desenvoltura”, explica Verônica.

Aliás, saiba mais sobre o conteúdo:

Técnica Vocal: respiração para o canto – acomodação de ar, apoio, controle da pressão aérea, coluna de ar; ressonância – tipos de ressonadores da voz, ressonância usada para o canto popular brasileiro (voz de peito e voz de máscara); projeção vocal – emissão de vogais e articulação de consoantes para o canto popular brasileiro.
Educação Musical: introdução à percepção musical; introdução à rítmica na canção brasileira; apreciação musical (escuta orientada).
Etnomusicologia: introdução aos elementos culturais e étnicos que forjaram a musicalidade brasileira e resultaram nas nossas formas de cantar; música e corporeidade.
Aliás, segundo a cantora, o objetivo é oferecer cursos de curta duração e com focos específicos, que possam ser feitos em sequência e que sejam complementares, para aprimorar a técnica dos alunos.

Por fim, o valor total do curso é de R$250,00. Por fim, é possível se inscrever no curso de Canto Afro-brasileiro através do instagram da Cantora: https://www.instagram.com/kimura_veronica/

Ademais, veja mais:

Afinal, conheça Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Escrita de mulheres africanas e afrodescendentes será tema de painel em conferência internacional
Afronta! | Enfim, descolonize seu pensamento com essa série da Netflix

Escreve o que achou!