Quando estreou na Broadway, em 2016, com Ben Platt como o protagonista Evan Hansen, Querido Evan Hansen, ou seja, Dear Evan Hansen no original, foi um estouro. Certamente por ser uma peça muito original que, ademais, fala sobre saúde mental de uma forma muito honesta e responsável. Fez muito sucesso entre os jovens, principalmente os adolescentes, tão ávidos por algo que conversasse com eles sobre seus problemas, como ansiedade e a sensação de inadequação. Em 2021, a peça ganhou versão cinematográfica, também com Ben Platt como protagonista. Foi então que eu conheci as músicas, fortes e tocantes. Músicas que não têm medo de mostrar para o público tudo o que pessoas com ansiedade verdadeiramente sentem (posso dizer isso com propriedade pois a adolescência de Evan Hansen foi a minha adolescência).
A versão brasileira, chamada Querido Evan Hansen e assinada por Tadeu Aguiar, que também dirige a peça, não deixa nada a desejar à original. Quem entende de musical sabe o quanto é difícil adaptar as músicas, e as versões brasileiras ficaram absolutamente incríveis. As letras couberam nas melodias, sem soar estranho. Parece que foram escritas originalmente em português. Um verdadeiro primor. Preciso dizer que a primeira canção, cantada pela mãe de Evan e pela mãe de Connor, foi a única que a adaptação ficou um pouco cacofônica. Mas foi a única. A adaptação para o Brasil, com algumas referências nossas (Hugo Bonemer BRILHOU fazendo referência a Maya Mazzafera na sessão de domingo) também mostra o cuidado de toda a produção com a montagem.
Cenografia e Figurino
Confesso que não assisti a versão da Broadway e não sei se era assim lá, mas a solução do cenário, que abre e fecha, modificando rapidamente a localização da cena (escola/casa de Evan/casa dos Murphy) foi genial e uma forma simples de modificar cenários rapidamente. Ficou muito fluido. A cenografia ficou ao cargo de Natália Lana e ela fez um trabalho espetacular. É nobre demais quando se conta uma história com poucos elementos.
Já os figurinos têm assinatura de Dani Vidal e Ney Madeira. Conseguiram fazer figurinos super fiéis ao original. Sabemos que muitas vezes só há permissão para fazer montagem de uma peça em outro país caso se mantenha a estrutura original. Se foi o ocorrido, a dupla de figurinistas fez muito bem. É preciso ressaltar, também, o figurino de Connor. Seu moletom preto vai dando lugar a outras cores à medida que em que o público vai conhecendo outras facetas do personagem – mesmo sendo facetas falsas. Pensar em um detalhe como esse é algo de extremo profissionalismo.
Atores completos
Agora vamos aos atores. Escolheram os melhores atores e atrizes para cada personagem porque cada um deles vestiu completamente a camisa de seu papel e se entregou ao personagem. Thati Lopes, talvez a mais conhecida do elenco, assombra com a voz potente que leva à Zoe e apresenta com facilidade sua personalidade e as dificuldades que a menina tem com os pais – a gente até esquece que ela não tem cara de adolescente.
Gui Figueiredo e Tati Christine arrasam como Jared e Alana, os “amigos” de Evan. O que é a voz de Tati, meu deus? Essa menina é uma potência. Gui representa um Jared tão, mas tão adolescente típico que dá até raiva. Rs. Tem uma leveza no palco de se admirar e canta muito! Hugo Bonemer, outro grande conhecido do público, que interpreta o “problemático” Connor, consegue navegar facilmente por diversas facetas de Connor que são apresentadas durante a peça e traz, junto com o Jared de Gui, uma leveza gostosa de se assistir.
Gab Lara
Agora Gab Lara, o protagonista Evan Hansen, esse garoto é fenomenal. Como pode um mesmo ter tanta facilidade de transitar entre opostos vocais tão facilmente? Gab passeia do grave para o agudo de uma forma tão natural que faz parecer que é fácil fazer o que ele faz.
Além disso, o ator, que está em praticamente todas as cenas e em todas as músicas, demonstra a ansiedade de Evan em cada pedaço de seu corpo. Não apenas em sua forma de falar, mas no jeito em que ele puxa as mangas do casaco pra baixo para esconder as mãos e até na forma com que caminha. Gab hipnotiza o espectador do momento em que pisa no palco até a hora em que sai pela última vez. Eu, como fã de musicais, espero vê-lo em muitos palcos por muitos e muitos anos.
Uma peça importante
Querido Evan Hansen apresenta diversas caras que a adolescência pode ter. Consegue demonstrar, com facilidade, as dificuldades enfrentadas nessa época tão conturbada da vida. Não tenta disfarçar com amenidades problemas sérios e é transparente, sem medo de tocar em assuntos sérios. É uma peça que, talvez, se gerações anteriores tivessem tido acesso, sofreriam menos por ver que mais pessoas estavam passando pelo mesmo que eles. Isso porque, sabemos, é importante nos ver representados onde quer que seja.
Além disso, a peça educa, informa, sensibiliza e mostra que a atenção e o diálogo sãomuito importantes. Importante também dizer como a personagem de Vanessa Gerbelli, a mãe de Evan, está dando seu melhor como mãe solo. Ela faz de tudo por seu filho, assim como os pais de Connor e Zoe, Cynthia e Larry Murphy, do jeito deles. Não é fácil criar adolescentes, e é importante lembrar que os pais são somente humanos tentando seu melhor.
Por fim, é uma peça muito sensível, muito bonita, que faz chorar do início ao fim.
Serviço
A saber, Querido Evan Hansen fica em cartaz no Rio de Janeiro por curta temporada, somente até o dia 07 de julho. Após essa data, faz uma temporada em São Paulo, de 02 a 30 de agosto.
RIO DE JANEIRO
Local: Teatro Multiplan – VillageMall
Endereço: Av. das Américas, 3.900 – Piso SS1 – Barra da Tijuca
Data: 13 de junho a 07 de julho
Sessões: Quinta e Sexta às 20h, Sábado às 18h, Domingo às 16h
Valor: R$60 e R$350
Vendas: Plataforma Sympla (com taxa de conveniência) | Bilheteria do Teatro
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Gênero: Musical
Classificação: 14 anos
SÃO PAULO
Local: Teatro Liberdade
Endereço: R. São Joaquim, 129 – Liberdade
Data: 02 a 30 de agosto
Sessões: Sextas às 21h, Sábados às 16h e às 20h, Domingos às 16h
Valor: R$60 e R$280
Vendas: Plataforma Sympla (com taxa de conveniência) | Bilheteria do Teatro
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Gênero: Musical
Classificação: 14 anos
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