Conecte-se conosco

Cultura

Women’s Music Event | WME RMX 2020 enaltece as mulheres

Publicado

em

wme rmx

Começou ontem, 18 de setembro, a 4ª edição do Women´s Music Event RMX (WME RMX), conferência voltada para o protagonismo feminino na indústria da música brasileira. O evento conta com 15 painéis, 8 oficinas, 8 shows e mais de 70 nomes femininos importantes do mercado, além de ter Daniela Mercury como madrinha.

A saber, a TNT transmitiu o WME 2019 e este celebrou o status de primeira premiação brasileira a ser exibida pelo canal pago, já conhecido por exibir o Oscar e o Grammy. Assim, com Preta Gil no comando como apresentadora oficial, o WME 2019 contou com diversos shows e premiações. A noite teve ainda com homenagens à Beth Carvalho e Gal Costa.

Estrutura em formato digital

Por conta do atual cenário pandêmico, as organizadoras repaginaram o WME 2020, que conta com um modelo híbrido, com rodas de conversas presenciais na Casa Natura Musical, em São Paulo, juntamente com interações pelo aplicativo Zoom.

Com isso, o evento tem um site exclusivo, com um infográfico simulando a estrutura dos espaços Lounge WME e Programação WME. O Programação WME conta com o Palco Natura, o Palco Paineis e o Palco Oficinas enquanto que o Lounge WME Ativações e Experiências abarca a Sala Budweiser, a Sala TNT Energy Drink, a Sala UBC e a Sala Ingrooves.

Aliás, confesso que foi meio confuso me encontrar nesse formato digital e percebi, pela interação no Instagram do evento, que eu não era a única perdida ali. Contudo, as organizadoras esclareceram prontamente as dúvidas, principalmente as voltadas para o acesso das ouvintes às salas, e isso facilitou a ambientação.

Positivo

Um ponto muito positivo foi a qualidade dos temas trazidos às rodas de conversa, que falarei em outras postagens. Com isso, foi difícil saber qual palco dar prioridade diante da vasta possibilidade de assuntos relevantes.

Ainda que os painéis contassem com algum atraso, isso não prejudicou a experiência da ouvinte. Inclusive, para a próxima edição, poderiam alongar o tempo das rodas de 1h para 1h30, pois as incríveis convidadas tinham tanta coisa relevante para falar. Desse modo, ficou curto o tempo e creio que muita gente saiu dos painéis com vontade de mais.

Com a duração estendida, daria tempo também para contemplar mais perguntas das ouvintes. A saber, nas rodas de ontem, eram selecionadas três perguntas através do chat do Zoom.

Networking

Como todo evento de grande porte, a edição híbrida não deixou de ter um momento de interação entre os profissionais da área. A fim de preservar o contato, a WME RMX 2020 reservou a sala TNT Energy Drink para o networking e era limitada a 50 participantes. Assim, há duas salas divididas entre a sexta e o sábado, em horários específicos.

Rede de apoio aos profissionais da música

Por fim, o site da conferência conta também com uma área reservada a doações para profissionais da música que estão sendo prejudicados com a pandemia. Há dois canais: o Salve Produção e o Salve Rave. O Salve Produção destina-se a dar um auxílio de R$500 aos profissionais de produção do Rio de Janeiro e o Salve Rave arrecada doações para profissionais atuantes nas noites.

Para mais informações e doações, acesse:  https://abacashi.com/p/salve-producao?fbclid=IwAR2yaTx8qD9SEiIw8fjfB7ziA79fuyPXxlZa5LED6OyBCUSnIPE7nCNlPlA

ou https://www.sympla.com.br/salva-rave__908014

Ademais, veja mais:

O Dilema das Redes | Documentário da Netflix consegue ser assustador e pontual
Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Valéria | Série espanhola da Netflix aposta em dramas da geração millennial
 

Cultura

“Eu sou um Hamlet” | A releitura de um clássico

Publicado

em

Rodrigo França estreou na última quinta-feira, dia 13, um monólogo revisitando “Hamlet” de Shakespeare sob uma perspectiva atual e simbólica.

A Trama Original de “Hamlet”

“Hamlet” é um clássico shakespeariano que conta a história do personagem de mesmo nome, que desconfia que seu tio pode estar por trás do assassinato de seu pai. Essa trama envolve a família real, pois o tio de Hamlet é o próximo na linha de sucessão para o trono da Dinamarca após a morte do pai. Ou seja, discussões sobre poder, morte e traição estão no centro da narrativa. Então, o protagonista resolve, encenar uma peça de teatro sobre o assassinato do pai e expor isso ao tio para observar sua reação.

Uma Nova Perspectiva

Em “Eu sou um Hamlet”, os trechos em que o personagem principal está em conflito, se questiona sobre o que vê, sente a maldade da humanidade e da traição são muito fortes. Rodrigo França é um ator incrível e, através da direção de Fernando Philbert, fica claro que a vilania que, no texto original, é representada pelo tio de Hamlet, nesta peça é outra. Os grandes males que atingem Hamlet nesta adaptação são formas sociais de misoginia, racismo, feminicídio, discriminação, etc.

O Teatro como Espelho da Sociedade

O teatro, que assim como em “Hamlet” é usado como ferramenta para expor o mal, para consertar o que está errado, para discutir o que foi feito como um espelho da sociedade, aqui, é elevado à décima potência. Assim, essa é a maior riqueza da peça: a construção de elementos narrativos sendo ressignificados. Por exemplo, no cenário, um amontoado de refletores sem lâmpadas representa as carcaças que trazem a morte de forma clara e inteligente. Realmente sem luz, os refletores ficam sem vida, e símbolos inicialmente teatrais como a iluminação de palco se transformam em símbolos de luta da sociedade, como as pessoas perdidas por um mundo que mata pessoas negras, periféricas, mulheres, crianças e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

Uma Estreia Emocionante

O espetáculo faz casa no Teatro Firjan Sesi Centro, e sua estreia foi lotada e muito emocionante. Ao final da peça, os responsáveis pela técnica subiram ao palco e se apresentaram, o que é incomum no teatro, mas muito importante. E depois dos aplausos para a equipe de relações públicas, som, luz, preparação de elenco, aplaudimos Aderbal Freire-Filho, o que foi especialmente impactante. Aderbal foi um grande nome do teatro e um dos tradutores da versão de “Hamlet” utilizada na peça.

A interpretação de Rodrigo é potente e pessoal. Traz um texto muito bem falado, com um ritmo excelente e diversas nuances de interpretação. O espetáculo fica em cartaz até julho, quintas e sextas às 19h, sábados e domingo às 18h no Teatro Firjan Sesi Centro, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: William Shakespeare
Tradução: Aderbal Freire-Filho, Barbara Harrington e Wagner Moura
Adaptação: Fernando Philbert, Jonathan Raymundo e Rodrigo França
Direção: Fernando Philbert
Elenco: Rodrigo França
Assistente de Direção: Jonathan Raymundo
Trilha Sonora Original: Dani Nega
Cenografia: Natália Lana
Assistente de Cenografia: Alessandra Rodrigues
Cenotécnico: André Salles
Iluminação: Pedro Carneiro
Figurino: Rodrigo Barros
Assistente de Figurino: Layza Dias
Preparação de Elenco: Kennedy Lima
Coreografia: Valéria Monã
Pesquisa Yorubá: Gui Leal
Preparação Física: Bia Black
Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação – Gisele Machado e Bruno Morais
Fotos: Márcio Farias
Videomaker: Felipe Franquim
Designer: Andreas Sartori
Direção de Produção: Núria Kiffen
Produtores Associados: Fernando Philbert e Rodrigo França
Realização: Diverso Cultura e Desenvolvimento, Mar Aberto Produções Artísticas e Orí Conhecimentos

SERVIÇO:
EU SOU UM HAMLET” – @eusouumhamlet
Temporada: 13 de junho a 14 de julho
Dias da semana: Quinta-feira e Sexta-feira às 19h; Sábado e Domingo às 18h
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Link de vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/94347
Local: Teatro Firjan Sesi Centro
Endereço: Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro
Informações: (21) 2563-4163
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 65 minutos

POR FIM, LEIA MAIS:

Rock 80 Festival prepara circuito junino com rock pela cidade carioca
Festival Internacional de Cinema de Paraty abre inscrições
‘Um Rio Dentro de Mim’ reestreia no Rio de Janeiro

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading