Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Publicado

em

critica homem formiga e a vespa quantumania paul-rudd-jonathan-majors

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania inicia uma nova fase do universo Marvel com mais do mesmo. Um vilão conquistador, piadinhas e nada de muita criatividade. Entretanto, tem a virtude de pincelar diversas questões políticas ao falar de socialismo e coletividade.

O filme tem a cara dos Estados Unidos, um país que muitas vezes não cuida dos próprios problemas, mas supostamente vai “salvar” (invadir?) outros mundos (países). É isso que o Homem-formiga acaba fazendo meio “sem querer querendo” como diria nosso querido Chaves. O mais interessante, na concepção desse jornalista, é essa questão política, e como ocorre a plantação de reflexões e questionamentos, por exemplo, sobre o que é terrorismo, e como isso depende do ponto de vista, ou o que é, ou pode ser, uma revolução.

A importância da coletividade e a metáfora das formigas como criaturas do reino animal que resolvem as coisas a partir da força coletiva é uma boa mensagem no geral.

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

Além disso, temos atuações ótimas que favorecem muito toda a história, em especial, Jonathan Majors como Kang e Michele Pfeifer como Janet Van Dyne. O carisma de Scott Lang (Paul Rudd, eficiente) segue como um dos pontos altos. A Vespa, Evangeline Lilly, linda e imponente, carece de mais tempo da tela, enquanto Michael Douglas novamente faz bem o papel do irreverente e inteligente Hank Pym.

O mundo quântico parece Star Wars, cheio de criaturas bizarras engraçadinhas. Os efeitos visuais são bons, mas cansativos ao mesmo tempo, é tudo muito genérico e com jeito de que já foi visto. Avatar – O Caminho da Água consegue inserir o espectador num outro mundo de forma eficiente, Quantumania não. O final é possível de ser vislumbrado desde o início, e mesmo assim faz questão de se explicar diversas vezes, subestimando ao máximo o público.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não é um dos piores filmes da Marvel, nada tão ridículo como Thor: Amor e Trovão, mas merecia um capricho melhor de roteiro. É simplesmente regular. Não adianta explorar diversos universos paralelos para fazer a mesma coisa em todos. A Casa das Ideias pode fazer melhor que isso.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Cinefantasy conta com a presença de diretores e realizadores

O festival, que ocorre até o dia 09 de dezembro, recebe diretores e realizadores de diversos países.

Publicado

em

Cinefantasy.

Cinefantasy está em sua 15ªa edição. O festival exibe longas inéditos no Brasil como AuxílioO Santo,  e o argentino Maria. Todos contarão com a presença de realizadores dos filmes. Auxílio receberá a diretora Tamae Garateguy. Já O Santo traz a produtora Eva Padró. Maria contará com a presença do diretor Gabriel Grieco. Além disso, o longa espanhol A Capela, também inédito no país, poderá ser visto no festival.

O 15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico – acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. A saber, um recorte da programação também está disponível online, para todo Brasil. Ao contrário do que se imagina, não há somente filmes de terror na programação do festival. Compõem o lineup, além de terror, longas e curtas de animação, distopia, fantasia, ficção científica e realismo fantástico. Confira aqui toda a programação.

Auxílio

Sinopse: Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada desencadeia manifestações paranormais no local, que se tornam cada vez mais fortes para todos as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar.

Auxílio estará em cartaz na quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 18h no MIS.

Auxílio.
Crédito: Divulgação.

AUXILIO – THE POWER OF SIN

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina e Colômbia

Direção: Tamae Garateguy

Roteiro: Miguel Forza de Paul

O Santo

Sinopse: Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, que crescerá e se tornará um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno.

O Santo também estará no MIS no dia 07 de dezembro (quinta-feira), porém às 20h.

O santo
Crédito: Divulgação.

O SANTO

Ficção | Drama, Fantasia | 86′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Agustin Carbonere

A Capela

Sinopse: A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. Ela foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que acredita que mora na capela de sua vila. Para isso, ela recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo.

A Capela estará em cartaz no dia 08 de dezembro, sexta-feira, no MIS, às 18h.

A capela
Crédito: Divulgação.

A CAPELALA ERMITA

Ficção | Horror | 105′ | Cor | 2023 | 14 anos | Espanha

Direção: Carlota Pereda

Roteiro: Carlota Pereda,  Albert Bertran e Carmelo Viera

Maria

Sinopse: Alina é engenheira de som de cinema. Um dia ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, e os produtores decidem não chamar a polícia, é desencadeada uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão em risco a vida de todos.

Maria pode ser visto às 20h, no dia 08 de dezembro (sexta-feira), no MIS.

Maria
Crédito: Divulgação.

MARIA

Ficção | Ficção Científica | 70′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção: Gabriel Grieco e Nicanor Loreti

Roteiro: Nicanor Loreti

Noite de encerramento

No dia 09 de dezembro, sábado, acontece o evento de encerramento do Cinefantasy. Nessa noite, haverá a première nacional do longa A Maldição do Queen Mary, de Gary Shore. Além disso, ocorrerá, também, a Cerimônia de Premiação, onde anunciarão os vencedores das mostras competitivas de longas e curtas, além do prêmio especial ao homenageado desta edição, o produtor Rodrigo Teixeira.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme de Gary Shore:

Serviço

Quando: até o dia 09 de dezembro (sábado)

Onde:

MIS SP – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)

Cine Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação)

SPCine Play

Por fim, leia mais:

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Crítica: Filme ‘Wonka’ surpreende positivamente e ganha suítes temáticas nos EUA

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências