Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
cinema indígena
Cinema e StreamingCulturaEventosNotícias

Debate gratuito sobre cinema indígena e comunicação popular acontece na 15ª CineOP

Por Redação
Última Atualização 19 de março de 2023
5 Min Leitura
Share
divulgação: Universo Produção
SHARE

Cinema indígena é destaque neste domingo (06/09), quando acontece o debate Mídias nas Aldeias, do Encontro de Educação. A princípio, é o que dá início à programação de discussões da 15ª CineOP do dia, às 10 horas. Participam da mesa, Graciela Guarani (professora e cineasta, PE), Michele Kaiowá (professora e cineasta, MS), Patrícia Ferreira Pará Yxapy (professora e cineasta, RS) e Sophia Pinheiro (cineasta, GO). A saber, a ideia é discutir o uso dos dispositivos móveis no cotidiano da pandemia para cineastas e educadores e a elaboração de canais de diálogo afetivo em meio ao isolamento social, inclusive nas aldeias Guarani.

Aliás, este debate tem relação direta com a sessão de médias-metragens do projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete. Ele consiste na troca de vídeo-cartas entre as professoras e suas experiências pessoais da perspectiva indígena e não-indígena. A mediadora será Clarisse Alvarenga – curadora da Temática Educação |MG.

Além disso, o debate faz lembrar também a matéria que saiu aqui no Vivente Andante sobre a Educom Guarani. que também aborda cinema indígena e o uso das ferramentas audiovisuais por aldeias.

Comunicação Popular

Às 12 horas, a Temática Histórica, debaterá “Cinema, Televisão e Comunicação Popular”. A discussão abordará a experiência das TVs comunitárias e iniciativas para o cinema importantes na televisão nas últimas décadas. Posteriormente, avaliando os desafios políticos para a efetivação do direito à informação e a necessidade de disputa com a mídia tradicional do imaginário do grande público. Participam do debate Luara Dal Chiavon – Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho – MST |SP; Paulo Alcoforado – consultor para empresas da economia criativa, ex-diretor da Ancine e ex-coordenador executivo dos Programas DOCTV no Brasil e no exterior |RJ e Valter Filé – professor e ex-coordenador da TV Maxambomba |RJ. A mediação será de Clarisse Alvarenga – curadora da Temática Educação |MG.

Arquivos brasileiros

Em seguida, às 16 horas, o Encontro de Arquivos trará o debate “A Atuação dos Arquivos Brasileiros no Mundo Digital”. Afinal, o cenário digital impôs uma série de mudanças dentro de instituições de patrimônio audiovisual. Dentre eles, o escopo de materiais a serem coletados, fluxos de preservação e, sobretudo, na forma de promover o acesso, com ênfase na internet. A pandemia da Covid-19 evidenciou, de forma definitiva, a vulnerabilidade do patrimônio audiovisual brasileiro no mundo digital, tanto para sua difusão quanto para preservação.

Quais são as ações de disponibilização de filmes e documentos audiovisuais nas redes? Quais são os requisitos de infraestrutura e corpo técnico, além das implicações legais e éticas para uma difusão mais ampla e de qualidade de conteúdo na internet? Para responder a estas perguntas, participam da discussão Adauto Cândido Soares – coordenador de comunicação e informação da Unesco |DF, Ana Farache – coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco |PE, Carolina Alves – coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas |RJ e Felipe Rocha – coordenador de acervo – Museu da Pessoa |SP. A mediação será de Lila Foster – pesquisadora, curadora, preservacionista audiovisual e diretora de relações institucionais da ABPA |DF.

Reconstituição

E, às 18 horas, o Encontro de Cinema debaterá “Revisão, Reconstituição ou Reapropriação de Filmes Interrompidos ou Perdidos”. É a conclusão da programação reflexiva de domingo. A Roda de Conversa discute os filmes que integram a 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto que fazem a revisão, reconstituição ou reapropriação de imagens de filmes que foram interrompidos ou tiveram boa parte do seu material perdido. Participam do debate Petrus Cariry, diretor do filme “A Jangada de Welles” |CE; Reinaldo Cardenuto, diretor do filme “Acabaram-se os Otários” |RJ e Vitor Graize, diretor do filme “Olho de Gato Perdido” |ES. A mediação será de Camila Vieira – curadora de Curtas da Mostra Contemporânea |CE.

Afinal, toda a programação de debates da 15ª CineOP pode ser acompanhada ao vivo no site oficial do evento. Além disso, ficará disponível no YouTube da Universo Produção.

Além de cinema indígena, veja o curta-metragem “Na Beira”:

15ª CineOP | Festival gratuito traz performance audiovisual
Um Preto Velho chamado Catoni | Sábio compositor é destaque na 15ª CineOP
Cine Ceará | Festival acontece em formato presencial e digital 
Tags:15 cineop15a cineopAndré Meirelles Collazzoaulas de cinemabairro do bixigabixigacine opcine ouro pretocine outro pretocinema brasileirocinema dos povos originariosCinema gratuitocinema indigenacinema índioscinema minas geraiscinema nacionalcinema outro pretocineopeducom guaranifestival de cinemafestival de cinema de ouro pretofilme helenfilme online gratuitofilmes onlinefilmes online gratuitosgrazi medradohelenmostra de cinema de outro pretoNhemongueta Kunhã Mbaraeteoficinasoficinas gratuitas de cinemaoutro pretoraquel hallackRaquel Hallakuniverso produção
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perfil do Gravatar

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Sao Miguel Arcanjo
Cinema e StreamingCríticaEspiritualidade

São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
Zona Oeste do Rio recebe evento para apaixonados por motocicletas Força & Ação reúne atividades de educação no trânsito, palestras, shows, entretenimento e serviços públicos
CulturaEventos

Motociclistas ganham dia com shows, serviços gratuitos e segurança em Santa Cruz

Redação
3 Min Leitura
Júlia Vargas e o Pop Banana no Theatro Net Rio. Rio Music Market. Vivente Andante.
MúsicaEventosNotícias

Rio Music Market abre com show mágico de Júlia Vargas, Mestrinho e João Donato

Alvaro Tallarico
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?