Conecte-se conosco

Gastronomia

Dia do Hambúrguer | Saiba como fazer um de falafel

Publicado

em

Hambúrguer vegano

O Dia do Hambúrguer é celebrado em 28 de maio. Segundo a história mais conhecida sobre a origem da iguaria, por volta do século XVII, os moradores da região de Hamburgo, na Alemanha, faziam um bolinho de carne moída frita, que foi se aperfeiçoando com o tempo. A mudança no preparo pode ser vastamente observada hoje em dia por meio das várias hamburguerias existentes no Brasil, que oferecem diversas opções aos consumidores, incluindo alternativas com outras proteínas animais ou sem nenhuma delas para quem é vegetariano ou vegano.

A chef e nutricionista Camile Fiuza do Além da Mesa sugere a esse público e aos que preferem uma opção mais singular a preparação do hambúrguer de falafel (bolinhos fritos de grão-de-bico, originário do Oriente Médio) acompanhado de maionese de quinoa. As receitas utilizam produtos da linha Orgânicos da Vapza Alimentos – empresa que produz alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor – e são todos livres de conservantes. Aprenda a preparar os pratos:

Hambúrguer de Falafel

Ingredientes:

300 gramas de Grão de Bico Vapza;

2 colheres de sopa de azeite de oliva;

1⁄2 cebola roxa;

1 dente de alho pequeno;

1⁄4 de xícara de salsinha;

1⁄4 de cebolinha;

1 colher de chá de cominho em pó;

Pitada de canela e de sal;

2 colheres de sopa de farinha de aveia ou farinha de arroz.

Modo de Preparo:

Em um processador, bata bem o Grão de Bico Vapza e o azeite de oliva, até virar uma pasta. Depois despeje essa pasta em um bowl e reserve. Coloque todos os ingredientes restantes em um processador e triture bem, depois misture na massa de grão de bico, e mexa. Separe a massa em porções de 150gr, e modele com as mãos. Leve os hambúrgueres para assar em forno pré-aquecido 200° por 20-25 minutos, até estarem bem dourados e crocantes.

Maionese de Quinoa

Ingredientes:

1 xícara de Quinoa Branca cozida Vapza;

2 colheres de sopa de azeite de oliva;

1 dente de alho pequeno;

1 colher de sobremesa de mostarda Dijon (opcional);

Sal;

2 colheres de sopa de suco de limão (se usar siciliano, dá um sabor especial);

15gr de salsinha;

300ml de água (ou o quanto for necessário até chegar na consistência que deseja).

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata, e vá adicionando a água aos poucos até ficar bem cremoso ou na consistência que você deseja. Deixe bater bem até virar um creme bem liso e os grãos de quinoa sumirem por completo. Coloque em um pote com uma vedação e mantenha sob refrigeração.

Dica: como é uma maionese que não leva ovo, tem uma validade maior, então se sobrar, dá para consumir sem medo.

Gastronomia

CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta enaltecendo a negritude na culinária

Publicado

em

ccbb rj programação

O Festival Gastronomia Preta, marcado para os dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento voltado para enaltecer o papel destacado das pessoas negras na culinária. Será realizado no CCBB RJ e na Praça da Pira, apresentando uma série de atividades gratuitas para o público.

Dentro do CCBB, o destaque fica por conta da Cozinha Show Benê Ricardo, onde chefs renomados como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha preparam pratos ao vivo para os presentes, convidando a plateia a degustar essas delícias ao termo das projeções. Além disso, o Ciclo de Debates Mussum oferecerá mesas redondas com profissionais negros de diversas áreas, discutindo temas como raça, diversidade e gastronomia, com a presença de nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza. O Espaço Omô, liderado pelo movimento Mães Negras do Brasil, sediará jogos de tabuleiro africanos e uma discussão sobre “Alimentação do Futuro”, envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, uma Praça de Alimentação diversificada recebe expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a riqueza da gastronomia negra brasileira. Um palco será montado para shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, proporcionando entretenimento e emoção ao público.

Prêmio

A concepção do Festival nasceu após o sucesso da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta em 2022. O retorno positivo indicou a necessidade de um evento mais amplo, abrangendo não só a premiação, mas também outras expressões da cultura negra, como música, conversas e encontros , refletindo a diversidade dentro desse setor profissional.

Uma parte crucial do Festival é a formação profissional. O curso “Pretonomia – formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade”, em parceria com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana, teve um impacto significativo, capacitando 21 pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro no ramo gastronômico.

O Prêmio Gastronomia Preta celebrará os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, revelando os vencedores em 26 categorias e prestando três homenagens especiais.

A segunda edição do Prêmio Visa destaca a presença feminina na Gastronomia, com o tema “Mulheres Pretas” para 2023. A categoria “Chef” apresenta exclusivamente mulheres como finalistas, em busca de equidade de gênero. O prêmio abrange diversos envolvidos na experiência gastronômica, com cerimônia de estreia agendada para 26 de novembro, no Festival Gastronomia Preta.

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e da FGP Eventos Gastronômicos.  

Serviço 

Festival Gastronomia Preta 

25 e 26 de novembro de 2023 

Das 12h às 20h 

Entrada Gratuita. Sujeito a lotação. 

Ingressos: saiba mais em bb.com.br/cultura

Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de debates Mussum e Espaço Omô
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Palco, feira gastronômica e premiação
Local: Praça da Pira, Orla Conde – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Ademais, leia mais:

Veja documentários sobre a reflexão racial no mês da Consciência Negra

Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira

Uma noite memorável com o espetáculo ‘Meu Corpo Está Aqui’

 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências