Conecte-se conosco

Cinema

#eagoraoque | Crítica da crítica social na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicado

em

#eagoraoque

“#eagoraoque” aparenta ser um documentário – e é, mas junto disso é notável uma certa ficção demonstrando os atritos entre um filósofo, Vladimir Safatle, seu pai, o diretor Jean-Claude Bernardet e sua filha. O mais curioso desse filme é a posição ambígua entre fazer uma crítica social e fazer uma crítica da crítica social. Tudo parece meio nebuloso e extra pretensioso para um filme que tenta atacar justamente esse tipo de hegemonia academicista no pensamento de esquerda brasileiro. 

Ser de esquerda, principalmente num país dadaísta como o Brasil, é difícil pacas. Você precisa ler mil livros do século XIX sem esquecer os autores contemporâneos, ter um lugar de fala e saber se conter a esse espaço, destilar paciência com a extrema direita neo-nazista e ainda por cima ter ódio do próprio privilégio além de uma autocrítica suicida. Pra ser de direita você só precisa jogar CS com outros adolescentes machistas ou votar num candidato que apoia a “família”; não dá trabalho nenhum e a maior parte da população acharia isso perfeitamente normal.

Filosófico

“#eagoraoque” lembra muito Malmkrog em termos de frustração teórica e temática. É outro filme profundamente filosófico que não faz nada com toda a inteligência acumulada; a grande diferença é que Malmkrog tem 3:20h de duração e no final você odeia todos os personagens ao invés de odiar apenas o protagonista. Todo o momentum construído durante o filme não se realiza, nenhum comentário sério é feito além de “ser muito inteligente é difícil porque ninguém concorda contigo”.

De longe, o melhor é a hipocrisia de Safatle, o personagem de homem abertamente liberal que apresenta um pensamento exclusivamente teórico que põe freio em toda força modificadora em nome de um socialismo utópico. No papel, Safatle está certo, mas esse discurso conservador de esquerda só atrapalha toda a movimentação de ideias e ações que estão ocorrendo no filme e no mundo real.

Atropela

Uma das cenas mais surreais do filme é quando Safatle sai do personagem ao ser chamado de fascista na cara. A incapacidade de argumentar contra isso é o que mais o perturba, mesmo como uma versão de si, Safatle entende que esta é a realidade. Usar seu espaço na mídia torpedeando todas as ideias progressistas permitiu que a onda fascista atropelasse o Brasil.

Por fim, “#eagoraoque” mostra uma teoria constantemente atropelada pela prática. Safatle tenta desesperadamente uma conciliação de classe sem fazer nada para que isso aconteça. Todas as suas falas são cortadas, ignoradas e amplamente irrelevantes num momento onde discutir o moral se tornou irrelevante. Apesar de toda a auto congratulação quanto ao estado do discurso liberal, falta uma resolução, ou um grito de ação. O filme terminar num clima tenso entre o teórico e os jovens da quebrada só serve para delinear as diferenças intransponíveis entre elite e povo sem agregar absolutamente nada.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, leia mais:
Enfim, na campanha pelo Oscar, ‘BABENCO’ divulga novo trailer
24ª Mostra de Cinema de Tiradentes define tema e homenageia Paula Gaitán
Ostinato | Filme de Paula Gaitán mostra o processo criativo de Arrigo Barnabé

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências