Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Cantora Agatha fala sobre a arte na sua vida
MúsicaEntrevistasNotícias

Saiba mais sobre a cantora Agatha, considerada a Janis Joplin brasileira

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 18 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
Agatha em show no Pub Panqss (foto: Alvaro Tallarico)
SHARE

Agatha chegou ao Pub Panqss, em Botafogo (RJ), ao lado de Gui Fleming, sorridente e serelepe. A primeira vez que vi uma apresentação sua foi no Galpão Ladeira das Artes, no Cosme Velho (RJ). Foi quando conheci os diversos e encantadores músicos do selo Porangareté, numa noite mágica. A partir dali, acabei acompanhando as carreiras que se desenvolviam tendo aquele selo como base. O Porangareté surgiu com Maria Eugênia, Rodrigo Garcia e Chico Chico, filho de Cássia Eller, para cuidar das gravações dessa famosa e marcante artista e lançar novos músicos.

No show que fez aquele dia, cantou com seu estilo cada vez mais único e em evolução, a voz que sobe e desce de tom, às vezes com certa rouquidão, e viajando entre agudos e graves. Antes do belo show que deu ao lado de Gui Fleming, emocionando a plateia, Agatha conversou comigo e falou sobre o que acha da arte – e de si mesma. Comecei tentando comparar ela com a pedra de cristal Ágata, pelos efeitos que sinto da forma que canta. Contudo, ela seguiu outro rumo, saiu da faculdade e se mudou para São Pedro da Serra, que considera um mundo paralelo. Assim, a mudança fez parte de uma busca por um ponto de equilíbrio na procura do desequilíbrio que precisa para expandir sua música. Seu álbum, “Do Lado de Lá”, foi intitulado assim para proporcionar a abertura de portas através do seu canto.

Janis Joplin

Agatha diz que estranha toda vez que desce a serra para o contexto urbano. Apesar das dificuldades, aproveita o crescimento que recebe dessas experiências, a troca constante com o público, novas pessoas. Questionei se ela se via como uma Janis Joplin debochada e ela logo disse que a Janis já era debochada mesmo, mas se considera somente uma aspirante, uma seguidora. Agatha, na minha concepção, faz parte de uma nova geração da MPB que luta para encontrar seu espaço. Ela coloca a cantora Júlia Vargas (“Pop Banana”) como alguém que lhe trouxe novos caminhos pela versatilidade que demonstra em qualquer ambiente, e declara que tem essa cantora como uma madrinha, uma professora.

Na parceria com Gui Fleming, em especial em 2019, viajaram muito, em shows conjuntos. Contudo, a partir de 2020, pretende seguir mais em novos caminhos. Louva o selo que faz parte, o Porangareté, “São artistas muito diferentes uns dos outros”, diz. Elogia a diversidade e o aprendizado de conviver com tantos bons músicos. “E dá certo no final das coisas”, afirmou Agatha. É, realmente, dá certo. E muito.

Enfim, confira a entrevista completa aqui:

Ademais, veja mais:

Balla e os Cristais, nova onda do Rock Brasileiro | “O futuro é amalgamar numa nova cultura brasileira”
João Mantuano | “Eu tenho medo do Bolsonaro. De ignorantes que me acham vagabundo”
Juliana Linhares – Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira
Tags:agathaalbum do lado de laartistas brasileiroscantora agathacantoras brasileirasconheça agathado lado de laentrevista agathagui flemingjanis joplinjanis joplin brasileiraJulia vargasmusicos brasileirosmusicos do porangaretenova geração da mpbnova mpbnova música popular brasileiranovas cantorasnovas cantoras brasileirasnovos artistasporangaretéPub Panqspub panqsssapatinhoselo porangarete
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
1 comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CulturaEventosNotícias

Raavi, Vizzela e Colorama apresentam lançamentos na Professional Fair RJ 2025 e reforçam inovação, diversidade e beleza brasileira

Caroline Teixeira
6 Min Leitura
Cinema e StreamingCríticaNotícias

Crítica | ‘Asteroid City’ o filme que é uma peça em um programa de TV

Rodrigo Adami
3 Min Leitura
convite água viva
CulturaNotícias

Água Viva | Exposição da artista visual Rose Aguiar está no ar

Redação
1 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?