Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
A NIGHT OF HORROR: NIGHTMARE RADIO . Leia a crítica.
CinemaCríticaNotícias

Fantasporto 2020 | A Night Of Horror: Nightmare Radio | CRÍTICA

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 18 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
divulgação: Fantasporto 2020
SHARE

Na sessão Fright Nights do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto de sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020, pudemos ver a nova empreitada da dupla argentina Nicolas e Luciano Onetti, conhecida pelo longa-metragem, ‘Abrakadabra’. Um exercício de horror mundial e diverso chamado A Night Of Horror: Nightmare Radio. O filme é uma antologia de terror com curadoria dos irmãos, os quais selecionaram uma série de excelentes curtas-metragens, enquanto dirigiram uma outra sequência como um fio condutor para eles. A boa compilação foi apresentada na sessão no Grande Auditório do Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

O programa de rádio de Rod Wilson conta estórias de terror e recebe ligações dos ouvintes, que comentam e conversam com o apresentador. No total, são 8 curtas de todo o mundo, feitos na última década. Temos os diretores Jason Bognacki, Joshua Long, Adam O’Brien, Matthew Richards, Sergio Morcillo, Pablo S. Pastor, Oliver Park e A.J Briones. Bem como o tal fio condutor dos irmãos Onetti. Embora cada capítulo apresente algo completamente diferente um do outro, e, muitas vezes, esse tipo de antologia costume apresentar muita irregularidade (com curtas muito bons e outros muito ruins), aqui todos prezam por ter qualidade. E até, de certa forma, parece que foram dirigidos por uma só pessoa.

Fantasporto 2020. Leia a crítica de A Night Of Horror Nightmare Radio no Vivente Andante.
Poster mostra a ‘cara’ das estórias (divulgação: Fantasporto 2020)

Nenhum é ruim

São todos extremamente bem-feitos e bem dirigidos. Muitos com finais surpreendentes e algumas cenas realmente assustadoras. Claro, há destaques. O POST MORTEM MARY de Joshua Long é um lembrete assustador de que as pessoas na era vitoriana costumavam vestir seus entes queridos mortos e tirar fotos deles. O DROPS de Sergio Morcillo é um olhar arrepiante sobre como o trauma pode ser um verdadeiro monstro. O DESAPARECIMENTO DE WILLIE BINGHAM, de Matthew Richards, é um horror corporal médico medonho e perturbador.

Além disso, impossível não elogiar o ator aborígene Gregory J. Fryer, o qual nos dá uma excelente atuação, tornando este curta australiano comovente e visceral. A Night Of Horror: Nightmare Radio também apresenta vingança feminina, ligando com um ser mitológico clássico; a assustadora invasão de um lar, que conta com uma sequência em câmera subjetiva que nos coloca dentro da ação; um conto de fadas de horror; uma viagem a um cabeleireiro muito caprichoso; e uma boa razão para não seguir uma trilha de balões coloridos.

Certamente, não há como deixar de recordar os Contos da Cripta (Tales from the Crypt) que seguia a mesma linha de um personagem apresentando os contos de terror. Em suma, os irmãos Nicolas e Luciano Onetti estão de parabéns pal curadoria e o capricho em costurar essa antologia mundial.

Afinal, veja o trailer de A Night Of Horror: Nightmare Radio:

Ademais, leia mais:

Fantasporto 2020 | “Nunca foi um festival só de cinema, mas de cultura”
Veja a programação do Fantasporto 2020
Direção de Fotografia no cinema, o que é? Flávio Ferreira explica nesse podcast!
Tags:A NIGHT OF HORROR: NIGHTMARE RADIOfestivais de cinema em portugalfestivais de cinema na europafestival de cinema no portofestival internacional de cinema do portonight of horrornightmare radiooporto international film festival
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Erico Verissimo é lembrado em Tempo de Erico. Leia no Vivente Andante.
Literatura e HQNotícias

Tempo de Erico | Evento gratuito sobre Erico Verissimo ocorre nesta quinta, com Thiago Lacerda

Redação
3 Min Leitura
Crítica Banquete Coutinho, por Felipe Novoa.. Eduardo Coutinho em foco.
CinemaCulturaNotícias

Eduardo Coutinho ganha exposição gratuita no Rio de Janeiro

Redação
10 Min Leitura
Elas por elas
CinemaCrítica

Elas por elas | Crítica

Livia Brazil
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?