Thursday, September 24, 2020

Fantasporto 2020 | “Nunca foi um festival só de cinema, mas de cultura”

Aconteceu a abertura oficial do Festival Internacional de Cinema de Porto, o Fantasporto, na sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020. O filme ‘Adverse‘, foi o escolhido para a sessão ‘Opening Night’. Antes da exibição, um discurso de uma das fundadoras do festival, Beatriz Pacheco Pereira, que agradeceu ao publico que lotava o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, pela presença na quadragésima edição do evento. “40 anos é nosso legado para esta cidade e este país. Espero que as pessoas, como sempre, aproveitem o Festival e que este possa seguir ocorrendo enquanto a cidade e o país nos quiserem”, declarou Beatriz, seguida por uma salva de palmas dos animados espectadores.

“Gostaria de lembrá-los porque o Fantasporto é tão conhecido e as pessoas vem tantas vezes. A razão principal é que nós descobrimos novos talentos. Descobrimos pessoas como James Cameron, Guilhermo Del Toro, Bryan Singer, David Lynch, Pedro Almodovar, Quentin Tarantino, David Fincher, Alexandre Inarritu, Darren Aronofsky, e tantos outros. Além disso, nunca foi um festival só de cinema, mas de cultura”, disse Beatriz Pacheco.

Preocupações atuais

O Festival Internacional de Cinema de Porto apresentará pré-estreias mundias e europeias, falando sobre as preocupações atuais como os perigos da internet, o crescimento do radicalismo, a exploração da infância, a gentrificação, e outros. O inverno português não foi páreo para o calor espalhado pelo público ávido pelas novidades da Sétima Arte. Além de, é claro, grandes clássicos. Aliás, durante a semana, antes da abertura oficial, no Fantas Classics, foram exibidos três grandes filmes do cinema mundial: ‘Blade Runner’, ‘Drácula de Bram Stoker’ e ‘Touro Indomável’.

No hall de entrada do Teatro Municipal Rivoli, há um stand com vendas de quadrinhos, camisas, relógios especiais do Fantasporto, livros, catálogos, action figures, livros e diversas coisas ligadas ao mundo cultural.

Ademais, leia mais:

Adverse | CRÍTICA | Fantasporto 2020
Veja a programação do Fantasporto 2020
Direção de Fotografia no cinema, o que é? Flávio Ferreira explica nesse podcast!

6 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: