A Rádio Nacional está lançando uma nova atração semanal a partir deste domingo, 17 de setembro, às 20h. É o programa “Festa do Disco”, com foco no melhor da produção fonográfica brasileira. Essa estreia é o resultado do processo de seleção interna realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foram 238 propostas de novos conteúdos de funcionários de diferentes áreas. “Festa do Disco” é o primeiro projeto aprovado a ir ao ar.
O programa tem produção e apresentação pela jornalista Cibele Tenório e cada episódio abordará um álbum icônico da música brasileira. Com uma duração de uma hora, os episódios combinarão as faixas do álbum com entrevistas que exploram os bastidores e o processo criativo por trás das obras. A sonoplastia do “Festa do Disco” é de Messias Melo.
“Nem sempre o ouvinte de rádio tem a chance de se aprofundar em um álbum ou refletir sobre sua proposta, sobre o conceito pensado pelo artista ou pelo produtor musical para aquela obra. Alguns podcasts musicais até discutem o álbum, mas quase sempre sem a chance de audição das faixas do disco na íntegra. Na Rádio Nacional, que é notadamente conhecida pela qualidade da sua programação musical e pela valorização da música popular brasileira, temos o espaço pra unir esses caminhos”, conta a Cibele.
Valorização
Durante o programa, artistas, produtores e pesquisadores musicais discutirão os grandes projetos da cena musical brasileira. As conversas, intercaladas com as faixas do álbum, permitirão aos ouvintes tanto ouvir as obras quanto acessar informações, curiosidades e análises sobre produções marcantes na discografia nacional. O objetivo é valorizar a pluralidade de gêneros musicais e sotaques do Brasil.
A princípio, a primeira temporada do “Festa do Disco” inclui 13 programas que destacam grandes álbuns da música nacional. A seleção varia de clássicos intemporais como “Pérola Negra” de Luiz Melodia, que completa 50 anos em 2023, a produções mais recentes, como “No Tempo da Intolerância”, o álbum póstumo de Elza Soares, lançado um ano após o falecimento da cantora em 2022.
No primeiro episódio, Cibele Tenório conversa com o historiador e pesquisador musical Lellison de Abreu Souza sobre os 45 anos do álbum “Axé – Gente Boa Do Samba” de Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia (1935-1978). Este álbum é considerado um dos mais importantes da história do gênero e foi o quinto e último lançamento do sambista, que faleceu pouco antes do seu lançamento. O programa sobre a obra de Candeia também conta com a participação da cantora e compositora Teresa Cristina.