O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro inaugura a exposição “Fios da Vida”, que reúne obras artísticas centradas no elemento do fio, um componente abundante no cotidiano com infinitos significados. A mostra, com curadoria de Márcia Costa, convida artistas, artesãos e arteterapeutas a guiar os visitantes em uma jornada transformadora, explorando a arte e a cura por meio de suas criações em exibição.
A exposição destaca o fio como um elemento comum tanto na arte quanto na terapia. Apresenta trabalhos diversos em formas, suportes e técnicas variadas. A ideia é mostrar a potência expressiva e múltipla desse elemento, que integra uma diversidade de estratégias capazes de produzir efeitos terapêuticos transformadores.
Ou seja, o fio, presente no imaginário humano como metáfora de caminhos, vínculos e pertencimentos, aparece em suas diversas facetas, desde símbolos de desafios e enredamentos até alegorias da vida em diferentes culturas.
Dessa forma, a mostra “Fios da Vida” visa envolver o público e incentivá-lo a interagir com esse elemento expressivo, abrindo-se para uma experiência reflexiva e emocional. Os trabalhos em exibição são frutos do processo terapêutico e criativo de terapeutas e artistas de diferentes regiões do Brasil, representando uma teia de significados e símbolos que guiam os visitantes pelo labirinto da existência. Além das obras, a exposição oferece performances, oficinas criativas e projeções de vídeos para ampliar ainda mais a compreensão e a conexão com os fios como fonte de cura, comunicação e expressão artística.
Serviço
Exposição: ‘Fios da Vida’
Artistas: Adélia Azevedo, Ana Lúcia, Angela Philippini, Bernardo Arraes, Betânia Malcher, Bruna Estrella, Cristiane Gerolis, Daniele Spada, Daniel Franco, Fernanda Amaral, Gaby Alves, Jussara Gomes, Marcelo Adão, Marcia Costa, Maria Raphael (in memoriam), Marie Thérèse Pfyffer, Robson Xavier, Rômulo Baldes, Ruth Casoy, Tania Terezinha (in memoriam), Vani Luiza Cipriano, Vera de Freitas e Wilma Santos Ribeiro.
Curadoria e Coordenação: Márcia Costa
Produção: Angela Philippini
Assistente de produção e montagem: Fábio Severin
Design: Beatriz Athaíde
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Abertura: 03 de agosto de 2023 às 15h
Visitação: 03 de agosto a 16 de setembro de 2023
De terça a sábado, das 12h às 19h
Local:Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – 20010-976 – Rio de Janeiro – RJ
Censura Livre
Gratuito
Apoio: Centro Cultural Correios RJ
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: [email protected]
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes
Por fim, leia mais:
‘O perigo de uma história única’, de Chimamanda Ngozi Adichie
Resenha | ‘Ed Gein’, graphic novel da Darkside Books fascina e perturba