Saturday, September 26, 2020

II Fórum de Acessibilidade | Convergências entre arte, educação e saúde acontece virtualmente

Nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro de 2020, a área de Educação do IMS realiza o II Fórum de Acessibilidade. Um ciclo de encontros virtuais com o objetivo de fomentar conversas sobre as relações entre arte, educação e saúde nas instituições culturais.

Certamente, as questões relacionadas à acessibilidade estão cada vez mais presentes nos museus e equipamentos culturais. Atualmente, o acolhimento da diversidade de pessoas que frequentam museus amplia as discussões urgentes sobre as necessidades de adaptação física dos espaços. Além disso, a quebra de barreiras atitudinais e comunicacionais e, principalmente, o desmanche de barreiras simbólicas que inibem o acesso das pessoas às instituições.

A saber, a ideia é discutir estratégias para ampliar o acesso à programação dos equipamentos culturais, e entre os convidados estão nomes como o fotógrafo piauiense João Maia, o bailarino e ator gaúcho Rogério Andreolli, a psicanalista Patrícia Villas-Bôas, a jornalista Ciça Cordeiro, o poeta e professor Fábio de Sá e a pesquisadora Viviane Sarraf.

Pandemia

A pandemia da COVID-19 restringiu o convívio, criando novas dinâmicas sociais. Dessa forma, as práticas de visitação às instituições culturais demandaram ressignificações e novos desafios têm se apresentado no processo de conversão do museu ao virtual. O esforço contínuo em tornar acessível a programação cultural encontra novos paradoxos. De que maneira essa adaptação das instituições reforça as barreiras que limitam o direito das pessoas à vida cultural? Em que medida o acesso aos conteúdos artísticos e educacionais nas plataformas digitais são efetivas?

Para além disso, as instituições culturais ocupam o papel de memória, difusão, conservação e vivência artística, de pulsão educativa e se amplia como um lugar possível de promoção da saúde mental. Qual a consequência desse processo para as pessoas que historicamente têm seus acessos negados?

Afinal, a segunda edição do Fórum de Acessibilidade: convergências entre arte, educação e saúde que acontecerá virtualmente nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro, das 18h às 19h30, via plataforma Zoom. O ciclo de conversas é gratuito e todas as atividades contarão com legenda em português e intérprete em Libras.

Fonte: https://ims.com.br/

Ademais, veja mais:

Confira 5 séries feministas para assistir e se inspirar na Netflix
Confira a voz feminina representada em 7 HQs | Mulheres e Quadrinhos
Semente Mulheres Pretas no Poder | Bom filme coloca protagonismo feminino negro em debate

Escreve o que achou!