Conecte-se conosco

Cinema

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Publicado

em

Festival Bananeiras de Cinema

O Festival Bananeiras de Cinema, em sua edição de estreia, movimentou uma das cidades mais famosas do brejo paraibano. De dia, um calor agradável abraçava os habitantes e cinéfilos; e, de noite, um frescor dominava o clima.

Foram cinco dias de muitos filmes. A abertura, no dia 8, sob a apresentação eficiente de Marcos Michalak contou com a participação de Daniela Albuquerque, diversos shows como do cantor Asis ,Thielly e orquestra e falas dos organizadores e cineastas Silvio Toledo e Natali Toledo. Nos dias seguintes, muitos alunos da UFPB e ainda por cima diversos intercambistas africanos que vivem na cidade de Bananeiras estiveram presentes assistindo aos filmes.

Algumas mostras receberam ônibus com estudantes do ensino médio, os quais tiveram a oportunidade de apreciar o melhor da produção cinematográfica brasileira.

No dia 9 aconteceu uma merecida homenagem foi feita para a atriz paraibana Zezita Matos. Um dos grandes destaques foi “Capitão Astúcia“, ovacionado pelo público que morreu de rir com as peripécias do herói vivido com carisma por Fernando Teixeira.

Em seguida, confira os ganhadores do Festival Bananeiras de Cinema 2023:

Competição de Curtas-metragens

Mençao Honrosa: “Anjos Cingidos” (PB), de Laércio Filho e Maria Tereza de Azevedo

Melhor Documentário: “Memórias do Fogo” (ES SP JP), de Rita de Cássia Melo Santos; Leandro Olímpio; Irineu Cruzeiro Neto

Melhor Direção de Arte: “Cem Pilum: A História do Dilúvio” (AM), de Thiago Morais

Melhor Fotografia: “O Abraço” (RS e Hungria), de Gabriel Motta

Melhor Montagem: João Miguel, por “Todos os Inscritos de Ness” (PR)

Melhor Roteiro: Tiago A. Neves, por “Incúria” (PB)

Melhor Trilha Sonora Original: Alvaro Tallarico e Plácido Vaz, por “O Preto de Azul” (RJ)

Melhor Animação: “Colchão D’Água” (RN), de Livia Motta

Melhor Atriz: Maria Alice Santos, por “Nem Todas as Manhã São Iguais” (PB)

Melhor Ator: Dennis Pinheiro, por “Fantasma Neon” (RJ)

Melhor Diretor: Leonardo Martinelli, por “Fantasma Neon”

Melhor Filme: “Fantasma Neon”

Competição Longas-metragens:

Melhor Ator: Fernando Teixeira, “Capitão Astúcia”

Melhor Atriz: Nívea Maria, “Capitão Astúcia”

Melhor Trilha Sonora: Sascha Kratzer e Rafael Maklon, por “Capitão Astúcia”

Melhor Roteiro: Sascha Kratzer e Rafael Maklon, por “Capitão Astúcia”

Melhor Montagem: Sascha Kratzer e Rafael Maklon, por “Capitão Astúcia”

Melhor Direção de Arte: Lia Renha, por “Capitão Astúcia”

Melhor Fotografia: Edison Fattori, por “O Armário Mágico”

Melhor Filme: “Capitão Astúcia

Melhor Direção: Filipe Gontijo, “Capitão Astúcia”

Ademais, leia:
‘Capitão Astúcia’ entrega atuação genial de Fernando Teixeira no Festival Bananeiras de Cinema
Festival Bananeiras de Cinema fortalece a animação brasileira
Três filmes pra assistir no Festival de Cinema Italiano

Cinema

Tá escrito | Filme com Larissa Manoela estreia em 14 de dezembro

Elenco e equipe contam, em coletiva de imprensa, detalhes sobre o filme.

Publicado

em

coletiva tá escrito

Tá escrito é o novo filme de Larissa Manoela, que estará nos cinemas em 14 de dezembro. O longa, que conta, também, com André Luiz Frambach, Karine Teles e Victor Lamoglia, é uma comédia com direção de Matheus Souza. A produção é da Paris Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e Globoplay, e tem distribuição da Paris Filmes.

A saber, a sinopse é a seguinte: Alice acha que os astros erraram com ela, até que um dia recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo.

Para exemplificar, fique com o trailer:

Astrologia

Na última segunda-feira (27), os atores Larissa Manoela, André Luiz Frambach e Karine Teles, e o diretor Matheus Souza participaram de uma coletiva de imprensa para falar um pouco sobre o filme. Além de falarem, claro, de sua ligação com astrologia. A protagonista, por exemplo, que é capricorniana, disse fazer sua revolução solar todos os anos. Já Frambach, aquariano, contou que não entendia muito sobre o assunto. Contudo, por causa do filme e por influência de Larissa Manoela, começou a conhecer.

Por falar em conhecer, Matheus Souza, o diretor, assim como André Luiz, conhecia o básico sobre astrologia. Porém, para escrever o filme (ele também é um dos roteiristas), estudou bastante em livros, vídeos e até conversando com pessoas ligadas à astrologia, estudiosas ou apenas amantes do assunto. Segundo ele, a escolha de conversar também com quem gosta do tema era para possibilitar o entendimento sobre astrologia para todos, e não somente apenas para quem entende profundamente. “É um filme identificável e diferente do que se vê hoje em dia.”, afirmou.

Karine Teles, leonina como o diretor, contou gostar muito de astrologia. Inclusive, disse fazer mapa astral anualmente há muito tempo. “Acho que é um jeito maravilhoso de a gente se conhecer, pensar a respeito da gente mesmo, das nossas relações, dos nossos familiares, dos nossos amores.”, disse a atriz.

poster ta escrito
Imagem: Divulgação.

Comédia para refletir

Tá escrito é declaradamente uma comédia. Todavia, Matheus Souza se preocupou, também, em levar uma mistura de gêneros para o longa. “É um filme que é um evento, porque há uma mistura de gêneros. Foi um esforço para resgatar o público para ir ao cinema assistir filme nacional.”, afirmou o diretor.

Karine Teles, que geralmente não faz comédias no cinema e na televisão, agradeceu por ter sido convidada a fazer esse filme, já que é fã do gênero. Segundo ela, a comédia é um canal de debate. “É um filme que vai trazer muitas reflexões. Acho que rir é um jeito muito bom de pensar sobre a vida, sobre o mundo.”, disse.

Além disso, a atriz ainda disse que é um filme que fará rir pessoas de todas as idades. Inclusive, ela contou que um dos motivos de entrar nesse projeto foram seus filhos, Artur e Francisco. Além de ser um filme que, finalmente, os dois poderão assistir, que já muitos dos trabalhos que faz não são para a idade dos gêmeos, os meninos deram força para a mãe quando ela contou que Larissa estaria no elenco. “A gente já tinha assistido outros filmes da Larissa juntos e quando falei que fui chamada para fazer um filme com ela, eles falaram: ‘Mãe, você tem que fazer’.”, contou.

Larissa Manoela

Sobre a estrela do filme, Karine ainda disse que ficou muito feliz em ver o nível de profissionalismo da atriz. Segundo a atriz, que interpreta a mãe virginiana de Larissa em Tá escrito, Larissa Manoela é muito profissional, séria e dedicada. Além disso, contou Karine, a jovem atriz também é muito comprometida com o trabalho e com as pessoas. Por isso gostou muito de trabalhar com Larissa.

Quem também ficou feliz de trabalhar com a atriz foi André Luiz Frambach. Noivo de Larissa na “vida real”, o ator, que já dividiu a tela com Larissa em Modo avião, conta que adorou a experiência. “É incrível trabalhar com o que a gente ama, que é a arte. E é mais incrível ainda trabalhar com o que a gente ama com quem a gente ama.”, afirmou.

Para Larissa também foi muito especial estar com André Luiz em cena. E, assim como os outros presentes na coletiva, a atriz está muito feliz com o resultado e ansiosa para que as pessoas vejam o filme, que traz diversos aspectos da vida que todas as pessoas passam.

Ficha técnica

TÁ ESCRITO

Brasil | 14 de dezembro de 2023

Direção: Matheus Souza 

Roteiro: Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz

Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Caroline Dallaros, Victor Lamoglia, Kevin Vechiatto, Richard Abelha, Hamilton Dias, Emira Sophia, Vittoria Tosi , Thuany Parente.

Participações especiais: Karine Teles e Cazé Pecini.

Produção: Paris Entretenimento 

Coprodução: Globo Filmes e Globoplay

Distribuição: Paris Filmes

Por fim, leia mais:

Quais são os quatro medos que nos impedem de viver? Novo livro da Principium ajuda a identificar e compreender

Xuxa é a artista homenageada da 10ª edição da CCXP 2023

Panini promove sessão de autógrafos e muito mais na CCXP 2023

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências