Lançado pouco antes do início da pandemia em 2020 como parte da coleção Dramaturgia Brasileira, pela Giostri Editora, o livro “Leopoldina, Independência e Morte” tornou-se uma forma do público levar um pouco do espetáculo para casa, após as apresentações presenciais, que, ao todo, chegou a 10 mil espectadores entre 2018 e 2020.
No novo contexto, a peça ganhou uma versão audiovisual e teve uma primeira temporada com 17 sessões entre 08 e 14/03. Foram mil conexões da exibição completa. Para o público que quer se aprofundar no texto e outros interessados, o autor lança uma campanha de desconto pós temporada. A saber, vai até o fim do mês de março: R$30 com frete incluso para todo o Brasil no link leopoldinaindependenciaemorte.com/adquira-o-livro/.
“O público saía do teatro entusiasmado com a história de Leopoldina e muitos compravam o livro assim que terminava a peça”, afirma o autor Marcos Damigo. “Com a interrupção da nossa segunda temporada no Rio de Janeiro, no Teatro Petra Gold, a venda dos livros também foi interrompida. Agora, com o sucesso da temporada online, resolvemos fazer essa promoção para que a história da Leopoldina chegue ao maior número possível de pessoas”, completa.
Enfim, segundo Paulo Rezzutti, biógrafo de Leopoldina e consultor histórico da peça, “A força de D. Leopoldina, que desperta ao longo da peça, é um dos grandes resgates do texto da figura humana da imperatriz. Mostra ela efetivamente longe de parecer passiva ou meramente uma figura que cumpria estritamente o seu papel social. Reconduzi-la ao seu papel de direito e reconhecê-la como um dos artífices do processo da nossa independência é um dos grandes pontos da peça Leopoldina, Independência e Morte.”