A peça-filme Maya inspirada na obra de Maya Deren, estreia no saguão do Estação Net Rio, neste sábado (21 de janeiro), às 21h30. Além da diretora e teórica cinematográfica norte-americana o espetáculo é uma homenagem a todas as cineastas mulheres, destaca a diretora e atriz Patrícia Niedermeier, que assume o papel no monólogo.
Nesse sentido, Maya transita pela vida e obra da diretora de cinema experimental, cujo primeiro filme “Meshes of the afternoon”, é reconhecido como um marco do cinema experimental por abrir espaço para os filmes americanos de vanguarda dos anos de 1940 e 1950. Maya Deren viveu até 1961 tendo se dedicado à arte atuando ainda como coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa.
Simultaneamente, o espaço receberá ainda, a exposição “As mulheres pioneiras do cinema”, a partir do dia 26 de janeiro. E, em fevereiro, a “Mostra com Filmes de Maya Deren”. Assim, a temporada segue até abril.
O espetáculo Maya tem a direção de Cavi Borges e Patrícia Niedermeier, texto de Joaquim Vicente, consultoria de Filippo Pitanga, produção executiva de Marcos Arzua, produção Marina Trindade e Video Mapping : VJ 18. Elenco: Patrícia Niedermeier.
MAYA
Estreia – 21 de janeiro
Sessões aos sábados – às 21h30
Local: Saguão do Estação Net Rio na Rua Voluntários da Pátria 35.
Ingresso: 20 reais
Duração: 50 minutos
Temporada até abril
Veja mais em:
Crítica | ‘Regra 34’ traz reflexões impactantes sobre liberdade e moralidade (viventeandante.com)
ID:Rio Festival | Segunda edição chega com shows gratuitos e desfiles (viventeandante.com)