Porto Legends conta lendas da cidade portuguesa com projeções e holografia

Porto Legends é um espetáculo de projeções no subterrâneo da Alfândega do Porto. Ao todo, nove lendas da cidade do Porto, Portugal, são contadas. A ideia é fornecer uma experiência imersiva por dentro dessas estórias, mas, será que funciona? As lendas contam com personagens da História da cidade conhecida como Invicta e teve contribuição do historiador Joel Cleto, autor do livro “Lendas do Porto”. É como a projeção de pequenas peças de teatro, apresentando uma dramaturgia própria com direção artística de Nuno Maya. Foi construído a partir  da encenação de atores filmados, animações 3D e 2D, músicas e a narração de Pedro Abrunhosa, na versão portuguesa, e do ator britânico Jeremy Irons, na versão em inglês.

Aliás, algumas das lendas são as seguintes: Pedro Cem, o rico e ganancioso comerciante portuense, que perdeu 100 navios numa tempestade e se tornou Pedro Sem; a de Zé do Telhado, que conheceu Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação; das famosas tripas à moda do Porto; do mistério do Tesouro da Serra do Pilar; do violento Cerco do Porto; e do fantasma da estação de São Bento.

Furnas da Alfândega do Porto

O projeto contou com cerca de 50 dias de instalação, onde participaram 70 atores, 120 figurinos, 30 artistas de vídeo e foram utilizados 50 projetores de vídeo de alta definição. As Furnas da Alfândega do Porto foi o local escolhido para a apresentação, por ser cheio de colunas, arcos e túneis perfeitos, facilitando a imersão.

É perceptível a complexidade tecnológica: Porto Legends — The Underground Experience usa projeção de vídeo mapping nas paredes, no chão, e nos tetos. Inclusive, pela primeira vez em Portugal, utiliza um conjunto de 20 telas holográficas onde a projeção acaba ganhando outra dimensão.

Porto Legends Underground Experience na cidade do Porto. Saiba mais no Vivente Andante.
Projeção nas paredes da Alfândega do Porto

Miragaia

O segundo conto foi um dos melhores, bastante cativante, como uma novela. É a lenda de como nasceu o nome da localidade de Miragaia. A partir do mouro Alboazar que rapta a mulher, Gaia, do Rei Cristão Ramiro. Porém, ao ser resgatada, ao ver as ruínas mouras, ela chora. Ao ser perguntada do motivo por Ramiro, afirma que ali foi onde foi mais feliz. Ramiro então lhe mata, dizendo “Mira, Mira Gaia”. Durante essa estória podemos ver.

Contudo, com o passar do tempo, pode ficar um pouco cansativo. A sala toda é usada, em aproximadamente uma hora de espetáculo. Em cada parede há imagens e ângulos diferentes, sugerindo um passeio por todo o local. Porém, após as primeiras, a novidade deixa de existir, apesar de ter ainda ótimos momentos como um impressionante Dragão que percorre quase toda a sala cuspindo fogo pelas pilastras, ou a tempestade que permeia tudo. O preço normal é de 15 euros por pessoa. Apesar de que, no fim de semana que fui, estando em casal, pagava-se dois pelo preço de um. O que fez valer mais a pena.

Enfim, Porto Legends — The Underground Experience segue até 29 de setembro de 2020.

Ademais, leia mais:

Festival Internacional de Cinema do Porto faz 40 anos | Fantasporto
Henri Cartier-Bresson: Retratos | Exposição para amantes da fotografia no Porto
Direção de Fotografia, o que é e para que serve? Flávio Ferreira explica.

Escreve o que achou!