Thursday, October 6, 2022

‘Ressurreição’ na Netflix é um belo épico

As histórias ao redor da figura de Jesus são fontes de inspiração para muitos filmes, livros, séries e tudo o mais. Ele mudou a História. ‘Ressurreição’ não foca no Cristo, mas sim em Clávius (Joseph Fiennes em atuação razoável) , um oficial do exército romano que deve investigar o que houve com o corpo de Jesus Cristo depois de sua crucificação, para evitar um levante em Jerusalém e a confirmação do messias.

Clávius, sob as ordens de Pilatos, empreende uma jornada em busca de pistas e justificativas. Onde estará o corpo de Jesus? Por que ele angariou esses fiéis? No início, o longa segue de uma forma bem interessante ao deixar muitas dúvidas e dá a entender a possibilidade até que poderemos ter uma releitura das escrituras. Entretanto, logo depois vai nos tradicionais clichês e estereótipos, não apresentando nada de novo.

O lançamento foi em 2016, e nem ouvi falar na época. Até que, adoentado, numa noite de sábado, em casa, ele veio sobre as águas do audiovisual.

Paixão

A Maria Madalena de Maria Botto rouba a cena nas poucas vezes em que aparece, mas, no geral, o elenco atua de forma burocrática, talvez pela direção de Kevin Reynolds, que dirigiu “O Conde de Monte Cristo” em 2002. Seu último havia sido “Tristão e Isolda” em 2006.

Uma curiosidade é que esse filme deveria ser a continuação de “A Paixão de Cristo” (2004), mas isso nunca se tornou oficial.

“Ressurreição” é simples e não consegue despertar grandes emoções, apesar das boas mensagens de amor e fé. São poucos os momentos que realmente provocam algo, mas existem, dependendo o estado de espírito do espectador.

Há uns 8 meses vi outro filme que fala de cristianismo, ‘Paulo, o Apóstolo de Cristo‘, bem melhor como obra cinematográfica e até como catequese. Porém, num sábado solitário, ter a companhia de Clávius em busca do corpo de Jesus foi agradável.

Enfim, se liga no trailer:

Ademais, leia mais:

A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa

1 Comment

Escreve o que achou!