Friday, November 27, 2020

Série ‘Odisseia’ e o humor português | Gratuito

A série Odisseia já começa muito intrigante com um bem conduzido plano sequência meio poético, meio humorístico, quebrando a quarta parede (quando o ótimo Miguel Borges fala com o câmera-espectador), usando de metalinguagem com inteligência e resumindo alguns dos acontecimentos que virão. Então, segue com o começo da história e o talentoso Bruno Nogueira, humorista, ator e apresentador de televisão portuguesa, tendo um momento-chave. E vem a abertura estilosa ao som de “Estou Além”, de António Variações.

O primeiro episódio “Não te atrevas, ó musa…” mostra a forma como a metalinguagem será usada. A serie dentro da serie brincando com a serie, traz boas cenas. A interação de Bruno com as crianças na casa de Gonçalo e a cena que faz referência a um trecho marcante do filme “Fale com Ela”, de Almodóvar, se destacam. Essa última traz risos, mas ainda assim tem certa ternura. Gonçalo e Bruno fazem uma boa dupla. No segundo episódio, o ator Nuno Lopes aparece trazendo novas possibilidades, mas o ritmo cai um pouco e nem tudo funciona tão bem. Porém, vale seguir a viagem com a dupla dinâmica

O terceiro episódio, “Não foi por mal!”, vem melhor, mistura tensão com comicidade, numa roleta russa de emoções, entre o abraço da natureza e sedes de vingança. No geral, é interessante conhecer as gírias e expressões portuguesas e o tipo de humor utilizado, mesmo que nem sempre seja possível entender tudo. A série apresenta uma grande road-trip com muitos toques de non-sense por Portugal.

Durante toda série, são muitas as referências a diversos filmes, como “Paris, Texas”, “Blade Runner”, e muitos outros. Está tudo disponível gratuitamente na internet. Lembrei um pouco de “Armação Ilimitada”, série brasileira dos anos 80, divertidíssima, pois essa portuguesa também percorre muitas aventuras e metalinguagem.

Enfim, veja o trailer:

Afinal, o melhor é que é possível assistir a série inteira gratuitamente no site da RTP, nesse link: https://www.rtp.pt/play/p1039/e105555/odisseia

Ademais, leia mais:

5 filmes para ver na quarentena e um bônus
Por Detrás da Moeda | Documentário foca nos músicos de rua do Porto | Fantasporto 2020
5 séries para assistir na Netflix durante a quarentena e um bônus

Escreve o que achou!