Conecte-se conosco

Gastronomia

Tecnologia de determinação do sexo no ovo pode salvar milhões de vidas animais

Publicado

em

tecnologia de determinação do sexo no ovo

8 bilhões pintinhos machos nascidos na indústria de ovos são sacrificados anualmente em todo o mundo. Esses filhotes machos são considerados inúteis porque não podem pôr ovos e, ao mesmo tempo, não podem ser usados para o consumo de carne. Isso porque têm uma linhagem genética diferente das aves criadas para a produção de carne de frangos e não crescem rápido o suficiente. Por esse motivo, eles são triturados vivos um dia após o nascimento, sem qualquer forma de anestesia ou atordoamento prévio.

No Brasil, são mais de 7 milhões de pintinhos machos mortos poucas horas após o nascimento todos os meses. A maioria dos filhotes são triturados vivos ou sufocados em sacos plásticos. Porém, existem tecnologias no mercado, ou em desenvolvimento, que a indústria pode adotar. Essas permitiriam identificar o sexo do embrião antes de sua formação, possibilitando que os óvulos sejam descartados sem que milhões de pintinhos sejam mortos de forma cruel, enquanto estão completamente conscientes.

Determinação de sexo no ovo

A tecnologia mais avançada nesse sentido é a tecnologia de determinação do sexo no ovo. Ela permite identificar o sexo dos filhotes nos primeiros dias de concepção, por meio de um teste que analisa os componentes hormonais dos embriões nos ovos.

Existe uma petição da Animal Equality Itália para que o governo italiano faça um compromisso para adotar essa tecnologia de determinação do sexo no ovo. A saber, a petição já ultrapassou 38 mil assinaturas, mas segue visando que esse massacre tenha um fim em todo o mundo. A partir dessa vitória na Itália, a ideia é divulgar ainda mais essa alternativa.

A Animal Equality é uma organização internacional que se dedica a defender animais explorados para consumo por meio de campanhas, advocacy, relações corporativas e investigações.

Para assinar a petição, visite: https://campaigns.animalequality.it/stop-strage-pulcini/

Esperamos que essa tecnologia possa chegar ao Brasil o quanto antes.

Fonte: https://animalequality.org.br/

Ademais, veja mais:

Saiba como fazer leite com sementes de melão
Aprenda a fazer Almôndega de Abobrinha
Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana

Gastronomia

CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta enaltecendo a negritude na culinária

Publicado

em

ccbb rj programação

O Festival Gastronomia Preta, marcado para os dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento voltado para enaltecer o papel destacado das pessoas negras na culinária. Será realizado no CCBB RJ e na Praça da Pira, apresentando uma série de atividades gratuitas para o público.

Dentro do CCBB, o destaque fica por conta da Cozinha Show Benê Ricardo, onde chefs renomados como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha preparam pratos ao vivo para os presentes, convidando a plateia a degustar essas delícias ao termo das projeções. Além disso, o Ciclo de Debates Mussum oferecerá mesas redondas com profissionais negros de diversas áreas, discutindo temas como raça, diversidade e gastronomia, com a presença de nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza. O Espaço Omô, liderado pelo movimento Mães Negras do Brasil, sediará jogos de tabuleiro africanos e uma discussão sobre “Alimentação do Futuro”, envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, uma Praça de Alimentação diversificada recebe expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a riqueza da gastronomia negra brasileira. Um palco será montado para shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, proporcionando entretenimento e emoção ao público.

Prêmio

A concepção do Festival nasceu após o sucesso da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta em 2022. O retorno positivo indicou a necessidade de um evento mais amplo, abrangendo não só a premiação, mas também outras expressões da cultura negra, como música, conversas e encontros , refletindo a diversidade dentro desse setor profissional.

Uma parte crucial do Festival é a formação profissional. O curso “Pretonomia – formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade”, em parceria com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana, teve um impacto significativo, capacitando 21 pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro no ramo gastronômico.

O Prêmio Gastronomia Preta celebrará os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, revelando os vencedores em 26 categorias e prestando três homenagens especiais.

A segunda edição do Prêmio Visa destaca a presença feminina na Gastronomia, com o tema “Mulheres Pretas” para 2023. A categoria “Chef” apresenta exclusivamente mulheres como finalistas, em busca de equidade de gênero. O prêmio abrange diversos envolvidos na experiência gastronômica, com cerimônia de estreia agendada para 26 de novembro, no Festival Gastronomia Preta.

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e da FGP Eventos Gastronômicos.  

Serviço 

Festival Gastronomia Preta 

25 e 26 de novembro de 2023 

Das 12h às 20h 

Entrada Gratuita. Sujeito a lotação. 

Ingressos: saiba mais em bb.com.br/cultura

Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de debates Mussum e Espaço Omô
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Palco, feira gastronômica e premiação
Local: Praça da Pira, Orla Conde – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Ademais, leia mais:

Veja documentários sobre a reflexão racial no mês da Consciência Negra

Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira

Uma noite memorável com o espetáculo ‘Meu Corpo Está Aqui’

 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências