Conecte-se conosco

Cinema

Tel Aviv em Chamas | Metalinguagem sobre os muros de Jerusalém

Publicado

em

Tel Aviv em Chamas

Tel Aviv em Chamas aposta na metalinguagem para falar sobre os muros de Jerusalém. O filme conta a história de Salam Abbass (Kais Nashif), um recém-contratado assistente de roteiro. Seu trabalho é checar as palavras em hebraico e auxiliar a atriz protagonista, que é francesa, com sua pronúncia.

A produção da série, homônima ao título do filme, é situada em Ramala, mas Salam é morador de Jerusalém. Todos os dias, ele precisa passar por um posto de controle oficial de Israel. Em uma de suas passagens, fica detido pelo oficial Assi Tzur (Yaniv Biton) que reescreve passagens do roteiro da série. Encantados com a novidade, os roteiristas principais promovem Salem a escritor. O único problema? Salam nunca escreveu um roteiro na vida.

Suas tentativas de escrever, seu relacionamento fracassado, sua proximidade com a protagonista da série e sua inusitada amizade com um oficial israelense geram uma trama meio cômica, meio dramática, que prende os espectadores.

Jerusalém e os muros que a dividem

O filme toca em diversos pontos importantes da realidade palestina e israelense, mas sem muita profundidade. As críticas sobre o acordo de Oslo, o sionismo, a violência israelense contra jovens palestinos, a presença de um muro que divide uma cidade são feitas num minuto e descartadas no outro, tal qual a roteirista feminista e pró-palestina que perde o emprego para Salam ser promovido.

Não é preciso drama para aprofundar o diálogo sobre as questões cotidianas da Palestina, mas é impossível romantizar a posição israelense. Como o próprio filme deixa explícito: os muros existem, os conflitos também e ignorá-los não os fazem desaparecer. Afinal, os diálogos governamentais ajudam, mas não resolvem a situação. Os muros não precisam ser o foco de tudo, mas as ações para que ele não exista precisam ser tomadas. Talvez uma novela que conte a história de como ele foi construído pode ensinar as novas gerações de palestinos e israelenses o porquê ele nunca deveria ter existido.  No fim, talvez as histórias de ficção sejam o elo que conecte pessoas de diferentes lados.

*Carolina Caldas viu ‘Tel Aviv Em Chamas’ em cabine fechada para imprensa, pelo Vivente Andante, no dia 12 de março. O convite foi feito pela Pandora Filmes. O filme estrearia em 19 de março de 2020, mas foi adiado devido ao COVID-19.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Portanto, conheça ‘Tales from the Loop’ | Contos do Loop é sensacional
A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
The Midnight Gospel | A princípio, série mostra armadilha existencial da alma

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings (31/03 – 02/04)

Os destaques dessa semana são a série ‘O Poder’ da Prime Video, a segunda temporada de ‘O Rei da TV’ e a primeira de ‘Kindred’ no Star+

Publicado

em

Mais um final de semana chegando recheado de séries novas para todos os gostos. Tem muita coisa interessante, então vale conferir todos os trailers. No final, conte-nos as estreias que mais te interessaram lá nos comentários!

O Poder T1 – Prime Video

Algumas adolescentes pelo mundo começam a desenvolver poderes misteriosamente, que lhes permitem manipular a eletricidade. Agora, Margot (Toni Collete), Roxy (Ria Zmitrowicz) e Allie (Halle Bush) decidem explorar esse novo poder . Com uma mistura de drama, ação e um mundo de fantasia, O Poder é mais uma série exclusiva da Prime Video.

Wellmania T1 – Netflix

Liv sempre aproveitou a vida sem pensar no amanhã. Até que um problema de saúde a leva a uma jornada de bem-estar. Ela está determinada a melhorar. Não importa o preço. A humorista australiana Celeste Barber protagoniza esta comédia dramática e ácida, baseada no livro de Brigid Delaney.

Emergência: Nova York (Série documental) – Netflix

Esta série documental acompanha profissionais de saúde na luta constante para equilibrar a pressão do trabalho com as exigências da vida pessoal em Nova York.

Instável T1 – Netflix

Um homem introvertido precisa trabalhar com seu excêntrico e bem-sucedido pai, que está à beira de um desastre pessoal e profissional.

Marinheiro de Guerra (Minissérie) – Netflix

Em meio à Segunda Guerra Mundial, dois marinheiros enfrentam situações terríveis em um navio norueguês enquanto lutam para sobreviver. Estreia dia 2 de abril.

Kill Boksoon – Netflix

Quando assassinos ditam as regras, os segredos assumem o comando. Conheça os assassinos mais implacáveis neste suspense eletrizante.

Rye Lane: Um Amor Inesperado – Star+

Dois jovens de vinte e poucos anos que se conectam ao longo de um dia agitado no sul de Londres. Eles se ajudam a lidar melhor com o ex de cada um, e acabam voltando a acreditar no amor.

O Rei da TV T2 – Star+

O apresentador, o empresário, o candidato, o refém. Todas as faces de Sílvio Santos estão na segunda temporada de O Rei da TV.

Kindred: Segredos e Raízes T1 – Star+

Quando Dana, uma jovem negra e aspirante a escritora, começa a se estabelecer em sua nova casa, ela se vê viajando entre o passado e o presente, surgindo em uma plantação do século XIX e confrontando segredos que ela nunca soube que corriam em seu sangue.

Vozes em Ascensão: A Música de Wakanda para Sempre (Série documental) – Disney+

Uma série documental sobre todo o processo de criação da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Por último, leia mais:

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências