Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Parque Peneda Gerês. Saiba mais.
NotíciasTurismo

Um dia nas cascatas do Peneda-Gerês e as melhores cachoeiras do mundo

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 19 de março de 2023
5 Min Leitura
Share
SHARE

Finalmente, conheci o famoso Gerês. Realmente é um parque lindo, uma joia natural entre Portugal e Espanha de águas esverdeadas e cascatas variadas. Era o tipo de coisa que ainda não havia visto na Europa. O Parque Nacional da Peneda-Gerês fica localizado no norte de Portugal, perto da fronteira espanhola. A princípio, já que estava pelo agradável Porto, recebi a dica de aproveitar uma vaga em um passeio feito pela Cardozuca Tour (@cardozuca.tour.pt). Artur Cardoso é um brasileiro de Recife, Pernambuco, que leva para diversos passeios pelas belezas de Portugal. O cara é uma simpatia.

Partimos às 8h da manhã e chegamos por volta de 10h na primeira parada: a Cascata da Portela do Homem. É um belo visual e a cor da água impressiona, ainda mais no dia de sol que fazia. Caminhando pelos cantos é possível chegar em outras pequenas cascatas menos cheias do que a primeira que surge por debaixo de uma singela ponte. De lá, fomos para a Cascata Tahiti, bem bonita, finalizando no interessante Miradouro do Fafião.

Sequência poderosa

Ok, Gerês é uma alternativa… se você nunca ouviu falar no Sana, em Macaé, com seu conjunto de cachoeiras – a grande família – um circuito maravilhoso com diversas quedas que se conectam (nomeadas Pai, Mãe e Filho). Ou talvez se você não escutou nada sobre Aldeia Velha e a Cachoeira das Sete Quedas, Lumiar ou Visconde de Mauá. Isso só no Estado do Rio de Janeiro. Aliás, na cidade maravilhosa tem o incrível Parque Nacional da Tijuca com diversas cachoeiras que limpam a alma.

https://www.instagram.com/p/Bp4bAuIFqmA/?utm_source=ig_web_copy_link

Sim, vi pouco do grande Parque Nacional Peneda-Gerês, mas foi impossível não lembrar de algumas das bençãos que recebi ao poder conhecer tantos lugares verdadeiramente mágicos no Brasil.

Entretanto, Pirenópolis, em Goiás? Conhece?

Pois, a sequência das Cachoeiras dos Dragões é coisa de outro mundo.

https://www.instagram.com/p/BV8BGLol9bB/?utm_source=ig_web_copy_link

Você vai seguindo uma trilha e cada cachoeira apresenta uma forma completamente distinta, como se realmente cada uma fosse um dragão diferente que desce dos ceús como água.

https://www.instagram.com/p/BTwRnleFXBS/?utm_source=ig_web_copy_link

Aliás, veja mais um pouco de algumas das 8 cachoeiras que ficam dentro do Mosteiro Zen Eisho-Ji, o qual fica a 40 km de Pirenópolis em uma área de 900 hectares. As nascentes brotam lindamente no meio do cerrado goiano a 1.270 metros de altitude. Em uma trilha que dura entre 2 e 3 horas dá para ver todas com calma.

https://www.instagram.com/p/BTmkNJCFtvS/?utm_source=ig_web_copy_link

Falar de Goiás e não citar a Chapada dos Veadeiros é heresia. Um dos lugares mais lindos que pude conhecer em todo o mundo. Recomendo para qualquer pessoa que deseje resplandecer e ver a força da natureza.

https://www.instagram.com/p/BLsEte3BVCM/?utm_source=ig_web_copy_link

Citei o Sana mais acima, o qual fica no distrito de Macaé, umas duas horas da cidade do Rio de Janeiro. É cada banho que você não acredita. Olha só um pouco.

https://www.instagram.com/p/BPV4lxQh3fU/?utm_source=ig_web_copy_link

Serra do Cipó, em Minas Gerais

Ah, mas você quer ficar com a cabeça nas nuvens e flutuar numa força que te eleva aos mais altos níveis de consciência do que é o bom viver? Voe na Cachoeira do Gavião, na exuberante Serra do Cipó.

https://www.instagram.com/p/BPFbfXOBN6I/?utm_source=ig_web_copy_link

A verdade é que conhecer o Parque Nacional Peneda-Gerês me trouxe as lembranças de tantas caminhadas pelo país mais esplendoroso em natureza do mundo, o Brasil.

Enfim, nem vou falar das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, Paraná.

https://www.instagram.com/p/BI7moMAhm2G/?utm_source=ig_web_copy_link

Sim, indubitavelmente, conheça e aprecie a luz verde do Parque Nacional Peneda-Gerês, como um aperitivo. Depois tome o rumo que os portugueses tomaram em 1500. Vá para o Brasil e aprecie um pouco do poder da América do Sul – e seja recebido com muita alegria no Novo Mundo.

Ademais, veja mais do mundo Vivente:

Salpicos Verdes | Conheça um dos melhores restaurantes do Porto
O Fouet | Cafeteria no Porto traz sabor de Minas Gerais
Por fim, vai pra Cuba | Confira uma viagem pela ilha polêmica
Tags:beautiful waterfallsbelas cascatasbest trekkingsbest waterfallbest waterfallscachoeira do dragaocachoeira do gaviaocachoeira dos dragoescachoeira em portugalcachoeiras de goiáscachoeiras em portugalcardozucacardozuca tourcascatas em portugalcascatas mais bonitascerrado goianochapada dos veadeirosgerêsgerezgoiásmais belas cachoeirasmais belas cascatasmelhores cachoeirasmelhores cachoeiras do mundomelhores cachusmelhores cascatasmelhores trilhasmosteiro zen eisho jiparatyparque gerezParque Nacional da Tijucaparque nacional penedaparque nacional peneda gerespeneda gerespirenópolissaco do mamanguaserra do cipotrekkingtrilhasunescoviagem de naturezawonderful waterfalls
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
9 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

stand up paddle
Turismo

Stand up paddle | Confira os benefícios do esporte que o Rio de Janeiro abraçou

Redação
3 Min Leitura
Vida Veg
GastronomiaNotíciasReceitas

Vida Veg transforma o homus em uma experiência de sabores e texturas únicas

Caroline Teixeira
5 Min Leitura
Bastidores das filmagens de Divinas . Foto por Thais TavernaProdução Elo Studios em coprodução com Lifetime
Cinema e StreamingNotícias

‘Divinas’ vem aí falando de cinco mulheres e mães em busca por fé ritualística

Redação
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?