Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Ao Futuro Espectador. Saiba mais no Vivente Andante.
Cinema e StreamingCríticaNotícias

Ao Futuro Espectador | Veja o documentário com Hilda Azevedo sobre cinema no Brasil

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 30 de março de 2023
2 Min Leitura
Share
divulgação: reprodução YouTube
SHARE

“Ao Futuro Espectador” é um documentário sobre cinema. Contudo, tem um viés bem específico. Tem como base uma entrevista com Hilda Azevedo, fundadora do Cineduc e secretária da Central Católica de Cinema. Ela criou o prêmio Margarida de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A realização do filme ficou por conta de Daniel Paes, Guga Bruno, Janaina Silva, Júlia Machado, Miguel Pereira e Sheila Silva, com apoio da própria Cineduc e da universidade PUC-Rio.

A obra, de quase vinte minutos, tem como grande mérito captar o amor de Hilda Azevedo pelo cinema. Isso já é bem louvável, juntamente com seus depoimentos sobre o início da sétima arte no Brasil. Que beleza saber das longas sessões que acompanhava ainda criança e a vontade de ler tudo que conseguia sobre cinema. Certamente, a fala dela com relação a importância da leitura e o estudo do assunto enaltece o valor da crítica de cinema. Além disso, o processo de formação de crianças, jovens e educadores para entender melhor o cinema através do Cineduc. A saber, essa ONG carioca realiza tal trabalho desde os anos 70.

Citações

Aliás, “Ao Futuro Espectador” cita diversos filmes como “Um Homem com uma Câmera”, de Dzi Gavertov; “Paris Adormecida”, de René Clair; “Aurora”, de F.W. Murnau. Traz também referências a “O Homem que Matou o Facínora”, de John Ford;
“Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Fossellini; “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin. Ainda por cima, tem diversas imagens históricas do arquivo Cineduc que fornecem um panorama interessante da época.

Por fim, o filme mostra a influência católica no cinema brasileiro. É bastante relevante ver Hilda Azevedo opinando sobre como o cinema deve ser encarado e contemplado – respeitado como grande arte que é.

Afinal, assista ao filme completo:

Ademais, veja mais:

Ilhas de Fé | A luta pela natureza em viagem na cultura da Indonésia
Aliás, conheça o primeiro concurso de Poesia Franciscana
Enfim, não existe falar de propósito sem espiritualidade
Tags:aofuturoespectadoratuação catolicacineducCinemacinema brasileirocinema e catolicismocinema nacionalcnbbConferência Nacional dos Bispos do Brasilcriticacritica ao futuro espectadorDaniel PaesféFilmes gratuitosGuga Brunohistoria do cinemaJanaina Silvajornalismo culturalJúlia MachadoMiguel Pereirapuc cinemapuc rioresenha ao futuro espectadorSheila Silva
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

As aventuras de tadeo e a tabua de esmeralda
Cinema e StreamingCríticaNotícias

Crítica | ‘As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esmeralda’ é diversão para crianças curiosas

Rodrigo Adami
4 Min Leitura
Vicky Krieps e Viggo Ferreira-Redier em cena de "Me Ame com Ternura"- Divulgação Imovision
Cinema e StreamingCrítica

Crítica: ‘Me Ame com Ternura’ é forte retrato que peca pelo excesso

André Quental Sanchez
5 Min Leitura
Mercados de animais vivos
GastronomiaNotícias

Conheça a campanha pelo fechamento de mercados de animais vivos

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?