Vencedor em três categorias do Sundance Festival e com duas nomeações ao Oscar 2020, o documentário Honeyland chega à sala do CineSesc a partir de 25 de fevereiro. Com uma exibição diária, às 18h, o filme de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska traça a trajetória das duas últimas apicultoras selvagens, Hatidze e sua mãe – já doente, que vivem nas montanhas da Macedônia e devem salvar as abelhas para restaurar seu equilíbrio natural. A produção traz um exemplo de como a natureza e a humanidade estão intimamente entrelaçadas e o quanto isso pode ser prejudicial ao perder essa conexão.
A história de “Honeyland” começou muito antes dos humanos viverem na região, mas nossa narrativa começa com os dois últimos habitantes restantes: Hatidze e sua mãe Nazife. Assim como as abelhas operárias passam a vida inteira cuidando da abelha rainha, que nunca sai da colmeia, Hatidze comprometeu sua própria vida aos cuidados de sua mãe cega e paralisada, incapaz de deixar sua cabana em ruínas. O filme se passa em uma terra sobrenatural, desassociada a um tempo e geografia específicos, inacessíveis por estradas regulares e, no entanto, a apenas 20 km da cidade moderna mais próxima?, comentam os diretores.
“Honeyland ‘ ganha exibição entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, às 18h, no CineSesc. Por conta da crise da COVID-19, o cinema está com limite de 30% de sua capacidade de público, ou seja, aproximadamente 72 lugares. A saber, a venda dos ingressos é realizada exclusivamente pela internet.
O longa concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do 47º Festival Sesc Melhores Filmes. A votação é aberta ao público e acontece até 7 de março pelo site melhoresfilmes.sescsp.org.br.
Por fim, leia nossa crítica aqui!
Serviço:
Honeyland, de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska
Em cartaz: 25 de fevereiro a 4 de março
Horário: 18h
Local: CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo – SP)
Ingressos online em sescsp.org.br/cinesesc