Conecte-se conosco

Cultura

Medicina da Cozinha | Se liga na comunicação afetiva com os alimentos

Publicado

em

Medicina da Cozinha

Medicina da Cozinha? Qual a música que você escuta? Você se comunica afetivamente com os alimentos que tu cozinhas? Tu se sentes conectade à comida? Faz mais na pressa e na obrigação? E a postura corporal, durante o preparo da refeição, como é? O fato é que essas respostas nem sempre são lineares nem se mantém as mesmas. Há dias que estamos muito inspirados; em outros bate aquela preguiça… E tudo bem. A princípio, acho que como tudo na vida é a construção, observação e experimentação do cotidiano, muitas vezes a cobrança em ter uma execução perfeita de todas as atividades do dia nos permeia. Porém, essa cobrança pode surgir até da gente próprie a partir também de conteúdos que consumimos! Sim, nos nutrimos por tudo! Música, leituras, sites…

Enfim… Aqui, hoje, a temática é da gente se permitir observar quais são os nossos hábitos enquanto cozinhamos, pois a maneira como fazemos o cozinhar também faz parte do processo da nossa nutrição. E é tão bonito esse processo de auto-percepção! Ele nos ajuda a também reinventar os ambientes e momento! Em seguida, quem sabe numa próxima vez que fores cozinhar, tu lembres desse texto e acabe respirando mais fundo antes e durante de picar os alimentos… Ou lembre de colocar uma música gostosa que faça sentido para você naquele momento…

Conversa com as plantas é medicina da cozinha

Conversar e ter uma relação com aquilo que manejas que vai te nutrir, que tal… Isso me faz lembrar daquele experimento das plantas. Conhece? Uma recebe só elogios e amor, enquanto a outra recebe afetos ‘negativos’, e isso é perceptível no seu desenvolvimento. E o mesmo acontece com o alimento! O modo como o tratamos é como o receberemos. De um modo
geral, a proposta é sair do automático, viver o momento presente de forma inteira naquele momento. Acredito que muito disso é uma possibilidade que o Veganismo pode nos ensinar. Aliás, não é sobre romantizar esse momento na cozinha, mas sim de perceber que as coisas que fazemos também trata sobre relações.

Além disso, como humana, sou ciente que, às vezes, cozinhamos por obrigação e que, em outras, nossa rotina está cercada de outras demandas que tornam esse momento de entrega ao cozinhar e comer mais desafiante. De qualquer forma, semeio essa sementinha. O quanto podemos ir colocando ingredientes nesse ambiente e nesses momentos! Ir ficando mais atento aos aromas, ir criando uma atmosfera de acolhimento através de música. Ir, também, criando empatia por nós mesmos (que vamos comer) e pela comida (que vai nos alimentar) e agradecer pela possibilidade de ser nutride.

Afinal, assim seguimos. Somos energia e consumimos energias! Torço que podemos iniciar esses rituais culinários com mais frequência, enfeitando nossa cozinha e apreciando esse momento!

Ademais, veja mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana | Medicina da Cozinha

Recebi o nome de Luiza quando nasci. Moro no Rio Grande do Sul, mais conhecida como a terra do churrasco. Com o tempo fui começando a me questionar sobre hábitos em geral, principalmente alimentares. Comecei esse processo de perceber a cultura alinhada com a alimentação quando a Psicologia apareceu em minha vida. Desfrutar do momento de cozinhar, nem que seja pelo menos em algum dia da semana, pode encher nossa vida de graça e vitalidade!

Cultura

BibliON oferece clube de leitura “Mulheres Negras na Biblioteca”

BibliON é uma biblioteca digital 100% gratuita com mais de 17 mil títulos e atividades culturais.

Publicado

em

O clube de leitura Mulheres Negras na Biblioteca é uma parceria da BibliON com o Mulheres Negras na Biblioteca, um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras. Idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, desde 2016, promove atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras. O objetivo é tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.

Clube de Leitura Mulheres Negras na Biblioteca

Livro: Baratas, de Scholastique Mukasonga

Data e Horário: 01 de abril, 10h às 11h30

Link do Clube na BibliON: https://biblion-programacao.odilo.us/clubs/636956969dad7c001f566e87/info

A participação na atividade online é livre e não requer leitura prévia da obra

Sinopse do livro

Como indivíduos normais transformam-se do dia para a noite em assassinos? Como pais de família, colegas de escola, amigos de infância decidem subitamente agarrar seus facões, seus martelos, suas enxadas e suas lanças e massacrar, num espaço de três meses, mais de 800.000 crianças, mulheres e homens tutsis?

Em abril de 1994, Scholastique Mukasonga, já casada e mãe de dois filhos, residia na França. No entanto, ela era uma sobrevivente do genocídio ruandês. Baratas compõe o ciclo testemunhal de sua obra, junto com os romances A mulher de pés descalços e Nossa Senhora do Nilo, ambos publicados pela Editora Nós em 2017. Neste relato autobiográfico em que se associam memória coletiva e individual, Scholastique Mukasonga descreve, de maneira pungente e sem concessões, a emergência, a implementação e as consequências catastróficas da máquina genocidária.

Verdadeira arqueologia do terror, Baratas evoca o longo e doloroso processo de aniquilamento do indivíduo: as pequenas humilhações cotidianas, o medo e a política segregacionista de erradicação de uma população submetida à condição de animal a ser destruído. Em suma, a longa agonia dos tutsis em Ruanda sob o olhar indiferente da comunidade internacional. Entre o desejo de preservar os vestígios de um passado em ruínas e a promessa implícita de conservar a história familiar, Baratas se quer escrita de um memória e denúncia da engrenagem de uma barbárie formidável e tristemente moderna.

Por último, leia mais:

Jair Rodrigues: Deixa Que Digam | Documentário chega aos cinemas

Boy Magya Contra o Monstro do Armário – Primeira HQ de Chris Gonzatti no Catarse

‘A Terra Negra dos Kawa’, longa nacional de ficção científica estreia nos cinemas | Veja o trailer

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências