Thursday, September 23, 2021

Stand up paddle | Confira os benefícios do esporte que o Rio de Janeiro abraçou

Febre de outros verões, o stand up paddle chegou no Rio e ficou. Claro. Um esporte que flutua sobre as águas, na cidade litorânea de tantas belezas, logicamente, se estabilizou e firmou. E, aliás, em tempos de pandemia e distanciamento social, acaba seguindo como boa opção. Confira os benefícios e se jogue em um novo esporte nas estações de outono e inverno.

O esporte nasceu do surf, e é necessário ficar de pé em cima de uma prancha, seja no rio, na lagoa ou no mar, só que com um remo para se movimentar. O desafio se encontra na maré, quando o mar está “flat”, ou seja, calmo e parado, é bastante fácil, mas, em “ondolas” é preciso um pouco mais de experiência.

Embora seja um esporte mais fácil e seguro que o surf, o stand up paddle também é uma excelente forma de trabalhar todo o corpo, estimulando especialmente o equilíbrio e o desenvolvimento muscular, além de garantir momentos incríveis de diversão e lazer, enquanto se exercita. O professor e gestor da Rio Ecoesporte, Sergio Tavares leciona suas aulas às sextas-feiras e sábados na Reserva Caiçara.

“O Rio de Janeiro é uma cidade exuberante que nos possibilita desfrutar deste cenário enquanto fazemos atividades para nossa saúde e bem estar. O stand up é um exercício completo que trabalha não só o corpo, como a mente.”, comenta Sergrio.

Enfim, confira uma lista de benefícios:

1 – Trabalha o equilíbrio – No início para alguns esse pode ser o maior desafio. Ficar em pé em uma prancha, mas, basta um pouco de paciência e boa vontade e logo se está dominando qualquer mar.

2 – Auxilia no fortalecimento da musculatura – ao estar em equilíbrio, remando, todo seu corpo é trabalhado, além dos braços e tronco, ao remar.

3 – Ajuda a emagrecer – Sabia que com aulas constantes, é possível queimar cerca de 400 calorias em média numa aula. Um ótimo motivo para escolher este exercício como a sua atividade aeróbica do dia.

4 – Faz bem para a mente – claro, qualquer tipo de exercício ajuda o corpo a liberar mais endorfina, aquele hormônio que aumenta a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento, mas, a prática de esportes em área aberta ainda contribui com a redução do stress.

5 – Melhora a saúde do coração – com a prática deste esporte o sistema cardiovascular é estimulado e melhorado ao longo do tempo, reduzindo as chances de ter problemas graves como AVC’s ou infarto.

Ademais, leia mais sobre turismo:

Confira Seu Sílvio e O Conto da Ilha Grande, em Angra dos Reis
Conheça quatro viagens para curtir natureza e exercício
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes

Escreve o que achou!