Bom, gente, vocês sabiam que dá para fazer leite com sementes de melão? Eu também não, e essa nova informação me fez refletir muita coisa! Uma das grandes reflexões é que sempre há algo para aprender! E eu aprendo demais nesse processo junto de vocês. Muito se fala sobre o veganismo, e dentre os tópicos levantados, assuntos tais como uma alimentação vegana pode ser considerada cara e elitista aparecem. Muito disso é verdade, principalmente, quando analisamos sob uma perspectiva mercantil. Vivemos em uma sociedade guiada e pautada pelo capitalismo, em que o país, sob o comando de grandes empresas, enxerga os seres humanos como consumidores. Isso realmente reforça muito as desigualdades sociais e dificulta o acesso a produtos veganos baratos.
Mas tudo isso me fez refletir mais uma vez: o que é enxergar e viver o mundo um pouco mais através da visão do veganismo? O veganismo, para mim, além de ser um ato político, ambiental e social, pode ser também um grande guia de reconexão com o poder dos alimentos e seus ciclos. A Terra é um planeta que, por si só, nasceu para ser sustentável. Ou seja, tudo que está presente nos alimentos de alguma forma pode ser aproveitado! O desajuste dessa sustentabilidade – que vemos através da produção exacerbada e o mau manejo de resíduos tanto sólidos quanto orgânicos – vem muito atravessada pelos meios de consumo e produção. Esses temas com certeza se alinham também com o racismo ambiental e pensamentos feministas, uma vez que nós, enquanto seres humanos, no geral, nos vemos quase como à parte do planeta, e não uma extensão dele.
Filosofia de vida
Bom, aqui era para falar de leite vegetal e já veio textão! Mas acho que a proposta é um pouco por aí também. O veganismo vem muito mais do que um simples estar na moda. A filosofia vegana é um grande guia de conhecimento: investigar os alimentos e tentar usufruir deles de uma maneira mais ampla, completa. O veganismo pode nos ajudar a desenvolver a observação e a criatividade, uma vez que instiga também a olhar para aquilo que estamos cozinhando. Quando a gente inicia essa jornada de cozinhar e perceber a quantidade de resíduos que isso pode gerar, podem vir questionamentos: como reduzir o desperdício e como não fazer esse alimento orgânico ir para a lata de lixo?
E, assim, a partir disso, vim compartilhar essa receita de leite com as sementes do melão! Isso é simplesmente incrível e me fez também reestruturar como tenho vivido meu próprio veganismo.
Na sequência, a ‘famosa’ receita:
Após consumir o melão – ou não também, você que sabe, pois pode apenas extrair as sementes. Em seguida, limpe deixando apenas as sementes e deixe um pouco na água (coisa rápida! Não precisar ser muito). Posteriormente, é só dar uma lavadinha nas sementes em água corrente, usando uma peneira. Coloca 1/2 xícara de água morna (medida para meio melão) no liquidificador junto às sementes.
E pronto! Assim você tem leite vegetal e zero resíduos!
Observação: 1 melão inteiro rende cerca de meio litro de leite!
Oi, Luiza! Esse leite fica bom pra fazer vitamina?
Olá, querida!! Tudo bem? Acredito que seja um bom leite para vitamina, ele tem um sabor bem suave. Você também pode brincar com as consistência do leite, deixando ele mais líquido ou mais cremoso, a partir da quantidade de água. Bom proveito.