Conecte-se conosco

Cinema

Epidemia de Cores | Filme que aborda arte, loucura e liberdade ganha exibição gratuita online

Publicado

em

Epidemia de Cores. Veja online.

Epidemia de Cores é um estudo de caso das técnicas de arteterapia desenvolvidas pela doutora Nise da Silveira. O diretor do filme acompanhou por dois anos o cotidiano da Oficina de Criatividade estabelecida no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. É um documentário sobre arte, loucura e liberdade. Com depoimentos de ex-internos, estagiários e moradores de um hospital psiquiátrico que foi hospício, o filme retrata as cores, silêncios e as vozes daqueles que geralmente são esquecidos.

Em mais de dois anos de filmagens, o diretor realizou as captações audiovisuais interagindo com os participantes através de uma linguagem audiovisual ética e esteticamente sensível. O documentário está disponível das plataformas Net Now, Youtube, Itunes, Google Play. Em suma, são histórias e trabalhos realizados dentro de uma oficina de arte que proporcionam um novo olhar em relação à loucura.

Dando continuidade ao projeto Lança Conversa, a distribuidora gaúcha “Lança Filmes” promove a exibição gratuita e bate-papo do filme “Epidemia de Cores”, de Mário Saretta. A conversa, que contará com o diretor e o psiquiatra Filipe Batista, vai acontecer na quarta-feira, 10, às 19h30, no Instagram da Lança Filmes.

Por fim, o filme será disponibilizado a partir de amanhã (09/06) até quinta-feira (11/06). Para ter acesso ao link do filme é necessário se inscrever no link: https://bityli.com/tWHMJ 

A saber, veja a agenda das próximas lives:

Dia 17/06 –  “Disforia”

Dia 24/06  – “Entre-Laços”

Todas serão transmitidas às 19h30 no Instagram da Lança Filmes e dos convidados. O Lança Conversa tem como objetivo discutir seus filmes os associando com temas atuais como saúde mental, música, política, democracia, feminismo, globalização, direitos LGBTQI+ entre outros.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

‘Casa de Antiguidades’ traz Antônio Pitanga contra grupo ultra conservador e vai para Cannes
A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Aliás, Cine África ganha sessões com filmes de Cabo Verde e Angola | Gratuito

Cinema

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

Serão 10 filmes do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais

Publicado

em

Aguas Do Pastaza ecofalante 2023 SEMEIA

Como parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, o equipamento cultural exibirá 10 filmes da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

A princípio, as sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e contarão com acessibilidade para pessoas surdas. No dia 7, uma das produções contará também com Closed Caption e, no dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, a exibição terá, ainda, com Closed Caption, audiodescrição e Libras.

Destaques

A programação da mostra abre no dia 6 de junho com o filme “Águas do Pastaza”, sobre a comunidade Suwa, localizada na fronteira entre o Equador e o Peru.

No dia 7, os curtas “Dia de Pesca e de Pescador” e “Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada” falam sobre como o brincar está inserido no dia a dia das crianças indígenas e como o cotidiano dessas comunidades se reproduzem de forma lúdica.

“Crescer onde nasce o sol” se passa numa comunidade onde o brincar parece não ter lugar e este ato se torna quase uma ação de resistência pelas crianças que, brincando, sonham com um futuro melhor. Por fim, “Aurora, a Rua que Queria Ser Rio” traz a história de um rio reprimido e canalizado para dar lugar ao “progresso”.

No dia 8 de junho, o documentário “Mata” abordará a resistência de um agricultor e uma comunidade indígena diante do avanço das plantações de eucalipto. A sessão será a única com Closed Caption, audiodescrição e Libras. Para encerrar, o último dia abre com “Borboletas de Arabuko”, que retrata o ofício de cultivadores de borboletas no Quênia e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Em seguida, “Movimento das Mulheres Yarang” documentou a história de um grupo de mulheres do povo Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passa por suas aldeias. Por fim, “Meu Arado, Feminino”, destaca a pluralidade feminina do campo e seu elo com a natureza.

SEMEIA

De 5 a 11 de junho, a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, trará uma programação com rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Afinal, o objetivo é promover trocas e aprofundamentos sobre temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.

Em seguida, confira a programação da Mostra Ecofalante durante a SEMEIA:

6 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Filme Águas de Pastaza (Inês T. Alves, Portugal, 60′, 2022) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

7 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Dia de Pesca e de Pescador (Mari Corrêa, Brasil, 2015, 3′) *com Libras

Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini, Brasil, 2016, 19′) *com Libras

Crescer onde nasce o sol (Xulia Doxágui, 2021, Brasil, 13′)*com Libras e Closed Caption

Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio (Redhi Meron, 2021, Brasil, 10′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

8 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Mata (Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes, 2020, Brasil / Noruega, 79′) *com Libras, Closed Caption e audiodescrição

Onde: Observatório

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

9 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Onde: Observatório

As Borboletas de Arabuko (John Davies, 2020, Reino Unido, 10′) *com Libras

Yarang Mamin – Movimento das Mulheres Yarang (Kamatxi Ikpeng, 2019, Brasil, 21′) *com Libras

Meu Arado, Feminino (Marina Polidoro, 2021, Brasil, 21′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências