Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘O Lendário Cão Guerreiro’ é um remake de clássico da comédia

Publicado

em

Paulo Vieira, Ary Fontoura e Deborah Secco serão os dubladores da animação O Lendário Cão Guerreiro

As animações estão cheias de histórias de heróis improváveis, com seus arcos de treinamento e triunfo diante do vilão. O Lendário Cão Guerreiro é mais uma dessas e que chama atenção por ser um remake do clássico filme de Mel Brooks, Um Banzé No Oeste de 1974. Porém diante de tantos plots similares ela acaba não se destacando para além disso.

Com Paulo Vieira, Deborah Secco e Ary Fontoura no elenco brasileiro de dubladores, O Lendário Cão Guerreiro conta a trajetória de Hank, um cão sem muita sorte que após ser capturado por Ika Chu, se torna samurai da cidade de gatos Kakamucho. Lá, ele é recebido com hostilidade pelos moradores da cidade, que não aceitam ter um cão como samurai. Com a ajuda de Jimbo, um samurai aposentado e rabugento, a dupla precisará se unir e defender a vila de gatos contra o exército do vilão, que quer varrer a cidade do mapa.

Protagonista apagado

Tecnicamente falando é uma animação bonita, principalmente em seus momentos mais 2D. Porém, um filme para o público infantil precisa de um protagonista carismático, na sua personalidade e no design, e Hank não cumpre nenhum desses requisitos. Cleavon Little, que interpretou o protagonista do filme original, nos conquista facilmente não só por ser o oprimido mas também por ser o mais esperto dos personagens. Já o cão que deseja ser samurai não gera nenhuma empatia, mesmo quando rechaçado pelos gatos.

A grande diferença do herói mais comum é que o cão samurai não se torna um exímio combatente. Mesmo após a segunda rodada de treinos, ele ainda é um samurai medíocre e esse poderia ser seu charme. O protagonista original também não era habilidoso, mas era esperto o suficiente para resolver todas as situações, já Hank não consegue sequer perceber a óbvia fraqueza do enorme gato lutador de sumô que substitui Mongo.

O destaque fica para Jimbo, tão habilidoso quanto o Jim de Gene Wilder, e que se afundou em erva de gatos. Seu arco acaba sendo mais interessante que o de Hank, e como não bastasse, até seu visual é muito mais chamativo. O roteiro transforma Jimbo no tutor do cão e o verdadeiro responsável pela maioria das proezas, tirando completamente o brilho do protagonista. Na voz dele, mantiveram o dublador do Samuel L Jackson, Márcio Simões.

Não foi a melhor estreia que o talentoso Paulo Vieira poderia ter como dublador. Além de atuar junto de Márcio que é um excelente profissional, o protagonista não poderia ser mais sem graça, dando pouca oportunidade para uma dublagem mais marcante.

Cenas reinterpretadas

O que acaba segurando o filme, para os adultos, são as piadas vindas do original e que ganham o toque especial de absurdo que as animações permitem. O remake ridiculariza os racistas de uma forma até melhor, deixando clara a incoerência dos personagens que odeiam cães. Ainda que não tenha um final que derruba totalmente a quarta parede, existem os momentos de quebra que garantem umas risadas.

As crianças podem se divertir com os demais personagens, mas dificilmente será uma animação de que lembrarão no futuro. Parece que o filme foi pensado mais para homenagear e talvez reviver o clássico do que para vender bonecos e marcar infâncias.

O Lendário Cão Guerreiro estreia nos cinemas em 25 de agosto. Assista o trailer: (1702) O Lendário Cão Guerreiro | Trailer Oficial Dublado | Paramount Pictures Brasil – YouTube

Estudante de Comunicação Social com foco em Cinema. Além dos filmes, amo quadrinhos e vídeo games, sempre atrás de boas histórias.

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

‘Transe’ | Crítica

Longa brasileiro estreia na próxima quinta-feira, 02 de maio de 2024, com debate após sessão no Estação Net Gávea.

Publicado

em

Transe.

Em outubro de 2022, quando assisti Transe no Festival do Rio, escrevi: “Eu gostaria que “Transe” estreasse nas telas de cinema agora, antes do dia 30 de outubro. Eu gostaria que fosse lançado pra ver se alguém acorda ouvindo os discursos proferidos por Bolsonaro que estão no filme. Talvez seja ingênuo da minha parte achar que depois de quatro anos de tanto terror e um país tão mal governado, um filme vá fazer alguém acordar. Mas eu tenho esperança. Eu acredito no poder de mudança da arte. Acredito que, às vezes, uma coisa dita de outra forma, algo escancarado numa tela de cinema imensa possa fazer alguém enxergar os fatos que estão óbvios nas caras das pessoas e elas não veem. Sei lá, sou otimista (ou só assim pra eu não perder de vez a esperança na humanidade).”

Parece que Matheus Macena, que está no elenco do filme, concorda em parte comigo. Ele disse, em coletiva de imprensa que aconteceu no dia 29 de abril de 2024, que “o cinema tem poder”. O mais curioso é que essa sua fala veio como resposta de uma pergunta que eu fiz aos presentes: Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor, as diretoras de Transe, Luísa Arraes, Johnny Massaro, Ravel Andrade e o próprio Matheus, parte do elenco do longa.

A pergunta era: “Vocês acreditam que é possível o filme atingir alguém de fora da bolha?”. A resposta que mais gostei, além da de Matheus, foi a de Ravel Andrade. Ele disse que mais do que tocar pessoas que estão fora da bolha retratada no longa, o intuito é fazer as pessoas da bolha olharem para fora dela. Achei interessante porque, de fato, só há possibilidade de mudança quando os opostos conseguem, no mínimo, conversar.

Coletiva de imprensa virtual de "Transe".
Coletiva de imprensa virtual de “Transe”.

Mas sobre o que, afinal, é Transe?

Transe é um filme de ficção documental. Ou um documentário ficcional. Isso porque desde o princípio se propôs a não ser algo fechado. As diretoras Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor, em parceria com Luísa Arraes, que também é co-roteirista do filme, queriam documentar o processo das eleições de 2018. Mas não a parte política em si, mostrando os presidenciáveis em campanha em tal, e sim o que a eleição estava gerando na população.

Segundo a própria Anne, “o filme surgiu de uma angústia coletiva, um despertar para a política”. Contudo, não traz respostas, e sim, mostra a realidade de uma parte – muito privilegiada e nichada – da população. Nele, assistimos jovens de classe média que, em sua maioria, estava começando a entender e se interessar por política naquela época, muito devido aos caos existente e ao desespero causado por uma iminente vitória de um candidato de extrema-direita. Que, infelizmente, veio a vencer a eleição.

Acompanhamos conversas entre esses personagens, que não sabemos se são roteirizadas ou são pensamentos dos próprios atores, já que os personagens têm seus nomes. Spoiler: muito pouco do longa foi roteirizado. As situações foram acontecendo e o roteiro foi sendo escrito à medida em que as filmagens aconteciam. Não é possível, por exemplo, saber o que pode acontecer durante uma manifestação real, que aconteceu e foi documentada no longa. Por isso, aliás, podemos entender o filme também como um documentário.

Luisa e Johnny
Luísa Arraes e Johnny Massaro após manifestação. Imagem: Divulgação.

Trisal em transe

No meio de toda essa situação política, confusa e importante, há o trisal do filme: Luísa, Ravel e Johnny. De início, seria somente um casal. Mas, como já mencionado, o filme foi sendo escrito enquanto era gravado e surgiu Johnny no meio disso tudo. Não, não era um trisal verdadeiro. Mas Johnny encontrou Luísa no meio de uma festa que estava sendo gravada para o longa, deu um beijo (para o filme) na personagem (ou na atriz) e pouco depois seria convidado a integrar Transe.

Ravel Andrade, Luísa Arraes e Johnny Massaro.
Ravel Andrade, Luísa Arraes e Johnny Massaro. Imagem: Divulgação.

O trisal tornou a trama muito mais interessante. Assistir como cada personagem lida com os acontecimentos intriga. Faz voltar àquela época e indagar com quem você se parecia mais. É instigante, também, pensar que a relação entre aquelas três pessoas poderia ser diferente se fosse em outra época, com menos questionamentos e incertezas. O que faz o espectador analisar o impacto do meio em suas relações.

Além disso, era uma época em que os padrões relacionais estavam começando a modificar. Hoje já é comum (mais uma vez, em certas bolhas), porém, em 2018, o amor livre não era algo tão comentado ou até exercido. E essa experimentação do trisal, que sai de um casal para um trio, personifica as modificações da sociedade. Segundo Anne Pinheiro Guimarães, “o título do filme caiu como uma luva. O Brasil estava em transe (por conta das eleições), os três também estavam em transe”, disse na coletiva de imprensa. Luísa Arraes complementou dizendo que foi uma época de muitas fake news e que o Brasil ainda não tinha muito conhecimento disso. Portanto, o transe em que Brasil se encontrava era, ademais, por conta dessas falsas verdades também.

Luísa Arraes em cena.
Luísa Arraes em cena. Imagem: Divulgação.

Esperança

Na realidade, Transe é um espelho do que foi 2018 para a esquerda, principalmente a esquerda chamada festiva, que não estava entendendo muito bem a força que o antigo presidente tinha no Brasil. Porque o filme mostra, de maneira bem realista, a esquerda (essa parte da esquerda) se dando conta, aos poucos, que ele podia, sim, ganhar. Mostra jovens utópicos que achavam que seria impossível ter alguém como ele na presidência, que óbvio que o povo brasileiro nunca o elegeria, e aos poucos percebendo que seria, sim, possível que acontecesse. E perdendo, também aos poucos, a esperança e a alegria. Fez essa parte da população perceber que era preciso mesmo sair de sua bolha para entender que nada seria possível sem entender “o outro lado”. Por isso a fala de Ravel, lá no começo dessa crítica.

Como dito por Anne Guimarães, não é um filme para encontrar respostas. É um filme muito bonito (esteticamente) feito para fazer com que as pessoas parem e pensem se a maneira com que estão lidando com a vida é útil. Útil no sentido de fazer sentido para todos. De analisar se a mudança, se é que esse seja o intuito, vai acontecer se as ações continuarem do mesmo jeito.

Eu, pessoalmente, acredito na fala do Matheus lá de cima: o cinema – e todas as artes – têm poder.

Sessão de estreia com debate

Transe entra em cartaz nas salas de cinema de todo o Brasil no dia 02 de maio, próxima quinta-feira. No mesmo dia, no Estação Net Gávea, ocorre uma sessão especial, com venda de ingressos para o público. O evento contará com a presença das diretoras, Anne Pinheiro Guimarães e Carolian Jabor, e do elenco. Além das diretoras e dos três protagonistas, o ator Matheus Macena, que interpreta o personagem João, e convidados especiais, como Polly Marinho, Mauro Lima, Alinne Moraes, Suzy Lopes, Stella Rabello, Eloisa Yamashita, Flora Camolese, João Vitor Silva e a vereadora Tainá de Paula também estão confirmados no evento.

A sessão terá início às 21h e o debate sobre o filme ocorre logo após o término. O Estação Net Gávea fica no Shopping da Gávea. O endereço é Rua Marquês de São Vicente, 52.

Por enquanto, fique com o trailer:

Por fim, leia também a crítica de Diogo Vianna sobre o filme, escrita em 2022. E outras críticas de outros filmes brasileiros tão bons quanto Transe:

Transe | Filme é uma viagem ao centro da bolha

Crítica ‘Tia Virgínia’ | Treta familiar em um filme excelente

Crítica | ‘Pedágio’ tem atuações e direção impecáveis

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading