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Rádio Batuta promove debate com o músico Romulo Fróes

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Rádio Batuta

A Rádio Batuta promove debate com o músico Romulo Fróes na próxima terça-feira (22 de setembro), às 19h. A live será transmitida ao vivo pelo Facebook da rádio. Fróes responderá dúvidas do público sobre os temas abordados no curso A música popular brasileira no século 21.

Como parte das comemorações dos seus 10 anos, a Batuta, rádio de internet do Instituto Moreira Salles, promove uma live com o cantor e compositor Romulo Fróes. O evento gratuito acontece na próxima terça-feira (22 de setembro), às 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da rádio (facebook.com/radiobatuta/).

Origens do disco no Brasil

Na live, Fróes responderá dúvidas do público sobre os temas que aborda no curso online A música popular brasileira no século 21, lançado pela Batuta no mês passado. Posteriormente, a conversa também contará com a presença de Juliano Gentile, curador de música do IMS Paulista.

Composto por quatro vídeos, o curso está disponível gratuitamente no canal de YouTube da rádio. Inclusive, as aulas, Fróes parte das origens do disco no país para chegar à produção atual, em que todo artista pode gravar seu próprio trabalho. A princípio, o músico apresenta tanto reflexões teóricas quanto conhecimentos práticos, baseados em sua experiência como produtor musical em discos de nomes como Elza Soares e Jards Macalé.

Sobre Romulo Fróes

Romulo Fróes já lançou oito discos solos. Sendo outros três com o grupo Passo Torto e um ao lado do cantor e compositor César Lacerda. A saber, produziu discos de artistas como Elza Soares, Jards Macalé e Rodrigo Campos. Além disso, suas composições já foram gravadas por Ná Ozzetti, Juçara Marçal, entre outras.

Sobre a Rádio Batuta

Lançada pelo Instituto Moreira Salles em 2010, a Batuta é uma rádio online de referência sobre música brasileira. Sua programação — composta por documentários, séries, especiais e podcasts — concilia entretenimento de qualidade com programas mais aprofundados. Aliás, um dos seus principais objetivos é divulgar o acervo de música do IMS, que tem sob sua guarda coleções de nomes como Pixinguinha, Baden Powell e José Ramos Tinhorão. Além disso, tem um extenso conjunto de discos de 78 rotações por minuto, um dos maiores do país.

Serviço

Live com Romulo Fróes e Juliano Gentile
22 de setembro (terça-feira), às 19h
Transmissão ao vivo no Facebook: https://www.facebook.com/radiobatuta/

Curso online A Música Popular Brasileira No Século 21, com Romulo Fróes
4 aulas em vídeos

Por fim, todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal de YouTube da Rádio Batuta: youtube.com/channel/UC8t9BbUhOEd9PP26g1TzIBA

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Cultura

“Eu sou um Hamlet” | A releitura de um clássico

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Rodrigo França estreou na última quinta-feira, dia 13, um monólogo revisitando “Hamlet” de Shakespeare sob uma perspectiva atual e simbólica.

A Trama Original de “Hamlet”

“Hamlet” é um clássico shakespeariano que conta a história do personagem de mesmo nome, que desconfia que seu tio pode estar por trás do assassinato de seu pai. Essa trama envolve a família real, pois o tio de Hamlet é o próximo na linha de sucessão para o trono da Dinamarca após a morte do pai. Ou seja, discussões sobre poder, morte e traição estão no centro da narrativa. Então, o protagonista resolve, encenar uma peça de teatro sobre o assassinato do pai e expor isso ao tio para observar sua reação.

Uma Nova Perspectiva

Em “Eu sou um Hamlet”, os trechos em que o personagem principal está em conflito, se questiona sobre o que vê, sente a maldade da humanidade e da traição são muito fortes. Rodrigo França é um ator incrível e, através da direção de Fernando Philbert, fica claro que a vilania que, no texto original, é representada pelo tio de Hamlet, nesta peça é outra. Os grandes males que atingem Hamlet nesta adaptação são formas sociais de misoginia, racismo, feminicídio, discriminação, etc.

O Teatro como Espelho da Sociedade

O teatro, que assim como em “Hamlet” é usado como ferramenta para expor o mal, para consertar o que está errado, para discutir o que foi feito como um espelho da sociedade, aqui, é elevado à décima potência. Assim, essa é a maior riqueza da peça: a construção de elementos narrativos sendo ressignificados. Por exemplo, no cenário, um amontoado de refletores sem lâmpadas representa as carcaças que trazem a morte de forma clara e inteligente. Realmente sem luz, os refletores ficam sem vida, e símbolos inicialmente teatrais como a iluminação de palco se transformam em símbolos de luta da sociedade, como as pessoas perdidas por um mundo que mata pessoas negras, periféricas, mulheres, crianças e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

Uma Estreia Emocionante

O espetáculo faz casa no Teatro Firjan Sesi Centro, e sua estreia foi lotada e muito emocionante. Ao final da peça, os responsáveis pela técnica subiram ao palco e se apresentaram, o que é incomum no teatro, mas muito importante. E depois dos aplausos para a equipe de relações públicas, som, luz, preparação de elenco, aplaudimos Aderbal Freire-Filho, o que foi especialmente impactante. Aderbal foi um grande nome do teatro e um dos tradutores da versão de “Hamlet” utilizada na peça.

A interpretação de Rodrigo é potente e pessoal. Traz um texto muito bem falado, com um ritmo excelente e diversas nuances de interpretação. O espetáculo fica em cartaz até julho, quintas e sextas às 19h, sábados e domingo às 18h no Teatro Firjan Sesi Centro, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: William Shakespeare
Tradução: Aderbal Freire-Filho, Barbara Harrington e Wagner Moura
Adaptação: Fernando Philbert, Jonathan Raymundo e Rodrigo França
Direção: Fernando Philbert
Elenco: Rodrigo França
Assistente de Direção: Jonathan Raymundo
Trilha Sonora Original: Dani Nega
Cenografia: Natália Lana
Assistente de Cenografia: Alessandra Rodrigues
Cenotécnico: André Salles
Iluminação: Pedro Carneiro
Figurino: Rodrigo Barros
Assistente de Figurino: Layza Dias
Preparação de Elenco: Kennedy Lima
Coreografia: Valéria Monã
Pesquisa Yorubá: Gui Leal
Preparação Física: Bia Black
Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação – Gisele Machado e Bruno Morais
Fotos: Márcio Farias
Videomaker: Felipe Franquim
Designer: Andreas Sartori
Direção de Produção: Núria Kiffen
Produtores Associados: Fernando Philbert e Rodrigo França
Realização: Diverso Cultura e Desenvolvimento, Mar Aberto Produções Artísticas e Orí Conhecimentos

SERVIÇO:
EU SOU UM HAMLET” – @eusouumhamlet
Temporada: 13 de junho a 14 de julho
Dias da semana: Quinta-feira e Sexta-feira às 19h; Sábado e Domingo às 18h
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Link de vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/94347
Local: Teatro Firjan Sesi Centro
Endereço: Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro
Informações: (21) 2563-4163
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 65 minutos

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