Conecte-se conosco

Gastronomia

Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne

Nutricionista ensina o passo a passo de uma salada na cestinha de parmesão e um rocambole de queijo e tomate

Publicado

em

Como fazer sorvete de abacaxi vegano

O número de adeptos a dietas sem carne vem aumentando no mundo, inclusive no Brasil. A preocupação com o meio ambiente e a ecologia cresce e estimula novos hábitos. Os dados mais recentes são da pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, que indica que cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos, 75% a mais que em 2021.

No dia 20 de março celebra-se o Dia Mundial Sem Carne. A data comemorativa surgiu em 1985 por meio de uma iniciativa da Farm Animal Rights Movement (FARM), uma ONG estadunidense que defende o direito dos animais e também o vegetarianismo.

Uma boa forma de diversificar os sabores em uma dieta vegetariana é incluir umami nas refeições.

“Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e é encontrado em diversos tipos de alimentos, incluindo cogumelos, queijos, legumes e vegetais”, indica a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa.

A nutricionista explica que o umami promove o aumento da salivação e o prolongamento do gosto na boca, o que ajuda na aceitação alimentar, principalmente de crianças, idosos e em casos de alteração de paladar.

“Tomate, milho, batata, brócolis, cenoura, ervilha, aspargos, shimeji e shitake seco são algumas das opções de alimentos ricos em umami para compor uma refeição vegetariana e deixá-la ainda mais saborosa”, afirma Mariana.

Em seguida, confira duas receitas vegetarianas que a nutricionista separou para inspirar no Dia Mundial Sem Carne: uma salada na cestinha de parmesão super crocante e um rocambole de queijo e tomate.

SALADA NA CESTINHA DE PARMESÃO

(Tempo de preparo: 40 minutos)

Serve: 6 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (300 g)
meia xícara (chá) de maionese (50 g)
meia xícara (chá) de leite (100 ml)
meio dente de alho espremido (3 g)
1 xícara (chá) de muçarela ralada (100 g)
6 folhas de alface americana rasgadas (120 g)
6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais (60 g)
1 cenoura pequena ralada (120 g)

Modo de preparo

Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) de queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo.
Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
No processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.

Dica: o queijo parmesão e o tomate são os alimentos que têm o glutamato em grande proporção e, por isso, proporcionam o Umami (5º gosto) de forma mais acentuada.

ROCAMBOLE DE QUEIJO E TOMATE

(Tempo de preparo: 55 minutos)

Serve: 8 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

Massa

meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
3 ovos (150 g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
Uma xícara (chá) de leite (200 ml)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
meia colher (chá) de sal (2,5 g)

Recheio

1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
2 dentes de alho picados (10 g)
4 tomates pequenos, sem sementes, picados (520 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
150 g de muçarela fatiada
1 gema batida (20 g)
3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado (25 g)

Modo de preparo

Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o óleo, os ovos, a farinha de trigo, o leite, o fermento e o sal, e bata até formar uma mistura homogênea.
Disponha em uma assadeira retangular grande (27 x40 cm), forrada com papel-manteiga untado, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos.
Retire do forno, desenforme ainda quente sobre um pano de prato úmido e enrole. Reserve
Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue por 1 minuto, ou até que doure ligeiramente. Acrescente os tomates e o sal, mexa e retire do fogo.
Desenrole a massa, espalhe o refogado e cubra com a muçarela.
Enrole novamente, coloque sobre uma assadeira untada, pincele com a gema e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno quente (200 graus), por 10 minutos, ou até dourar ligeiramente a superfície.
Retire do forno e sirva em seguida.

Dica: para que a massa do rocambole fique bem uniforme, unte a assadeira antes de colocar o papel-manteiga também untado.

Por fim, leia mais além das receitas vegetarianas:

VegFest Brasil | Feira vegana movimentou SP no fim de semana VegFest Brasil 

Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura

ONGs de proteção animal | Conheça e veja como colaborar

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Gastronomia

CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta enaltecendo a negritude na culinária

Publicado

em

ccbb rj programação

O Festival Gastronomia Preta, marcado para os dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento voltado para enaltecer o papel destacado das pessoas negras na culinária. Será realizado no CCBB RJ e na Praça da Pira, apresentando uma série de atividades gratuitas para o público.

Dentro do CCBB, o destaque fica por conta da Cozinha Show Benê Ricardo, onde chefs renomados como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha preparam pratos ao vivo para os presentes, convidando a plateia a degustar essas delícias ao termo das projeções. Além disso, o Ciclo de Debates Mussum oferecerá mesas redondas com profissionais negros de diversas áreas, discutindo temas como raça, diversidade e gastronomia, com a presença de nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza. O Espaço Omô, liderado pelo movimento Mães Negras do Brasil, sediará jogos de tabuleiro africanos e uma discussão sobre “Alimentação do Futuro”, envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, uma Praça de Alimentação diversificada recebe expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a riqueza da gastronomia negra brasileira. Um palco será montado para shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, proporcionando entretenimento e emoção ao público.

Prêmio

A concepção do Festival nasceu após o sucesso da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta em 2022. O retorno positivo indicou a necessidade de um evento mais amplo, abrangendo não só a premiação, mas também outras expressões da cultura negra, como música, conversas e encontros , refletindo a diversidade dentro desse setor profissional.

Uma parte crucial do Festival é a formação profissional. O curso “Pretonomia – formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade”, em parceria com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana, teve um impacto significativo, capacitando 21 pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro no ramo gastronômico.

O Prêmio Gastronomia Preta celebrará os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, revelando os vencedores em 26 categorias e prestando três homenagens especiais.

A segunda edição do Prêmio Visa destaca a presença feminina na Gastronomia, com o tema “Mulheres Pretas” para 2023. A categoria “Chef” apresenta exclusivamente mulheres como finalistas, em busca de equidade de gênero. O prêmio abrange diversos envolvidos na experiência gastronômica, com cerimônia de estreia agendada para 26 de novembro, no Festival Gastronomia Preta.

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e da FGP Eventos Gastronômicos.  

Serviço 

Festival Gastronomia Preta 

25 e 26 de novembro de 2023 

Das 12h às 20h 

Entrada Gratuita. Sujeito a lotação. 

Ingressos: saiba mais em bb.com.br/cultura

Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de debates Mussum e Espaço Omô
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Palco, feira gastronômica e premiação
Local: Praça da Pira, Orla Conde – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Ademais, leia mais:

Veja documentários sobre a reflexão racial no mês da Consciência Negra

Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira

Uma noite memorável com o espetáculo ‘Meu Corpo Está Aqui’

 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências