Tuesday, December 6, 2022

Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência | Resenha

Tudo acontece como tem que acontecer. Eu tinha ganhado Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência aos 16 anos, da minha avó, mas não lembro de ter lido. Devo ter iniciado a leitura, parei por algum motivo… Esqueci que o tinha, e ele ficou lá, na minha estante, parado por anos… Ah, a minha avó leu, rabiscou bastante durante as suas leituras em ônibus. Tanto que me incomodou…

Um dia, um amigo que adora temas espirituais, me falou que estava lendo uma obra e era muito interessante e dolorosa. Sempre brincamos que tomamos uns tapas, ou levamos um soco literário dessas leituras, que mostram certos detalhes incômodos que evitamos de olhar. Como diria a minha avó: é tapar o sol com a peneira.

Comecei a ler o livro dele, empolgada, e me envolvi numa briga com meu ego. Precisei me mudar e me afastei, voltei a ler, tentando buscar a paz interior e consciência… e fui nocauteada – a vida resolveu ser mais inconstante também. Na mudança, redescobri o livro esquecido.

Ego

Voltei a ler Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência do início e novas brigas do ego vieram. Perdi minha avó, me desentendi com a paz, ganhei novas presenças, me reconciliei… e lá, o autor gentilmente me avisou e eu não dei tanta importância “Perigo: todas as estruturas são instáveis”. A leitura se tornou um pouco mais pesada a cada rabisco que eu notava a minha avó e me transportava para um passado dela, dentro de ônibus, lendo com as pernas cruzadas para ter mais apoio.

Lembra do incômodo que mencionei? Pois é. Foram os rabiscos da minha avó, foram as agressões literárias que me deixaram mais consciente. Mudaram o meu olhar sobre o outro, sobre ela… Me explicou coisas que não entendia, mas notava… Me acrescentou tanto que queria que todos lessem (sim, sou do tipo que fica perturbando “ah, você deveria ler também, é muito bom!”).

Se você fosse em busca de um livro que aborde sobre espiritualidade, fale pontualmente sobre as mensagens de Jesus, da nossa sociedade, aspectos psicológicos, energia e ainda fosse corajoso o suficiente para querer por livre e espontânea vontade tomar uns tapas literários, eu indicaria essa obra – maravilhosa para fazer a consciência vir à tona.

Não me recuperei. Não sou mais a mesma também. E fiquei feliz de não ter lido antes, não teria a maturidade necessária.

Enfim, o livro “Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência” do autor Eckhart Tolle foi publicado pela editora Sextante e está numa faixa de R$24.

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Contos de Amor | Por fim, Editora Solar dos Livros lança obra sensível e criativa

Escreve o que achou!