Conecte-se conosco

Literatura

Imperfeitos | Livro mostra como a inclusão de profissionais PCDs é bom para as empresas e a sociedade

Publicado

em

Julie Goldchmit imperfeitos livro sobre autismo

Os desafios para conseguir oportunidades no mercado de trabalho e a importância e os benefícios da inclusão de PCDs para as empresas e a sociedade. Esses são os temas abordados no livro “Imperfeitos: Um relato íntimo de como a inclusão e a diversidade podem transformar vidas e impactar o mercado de trabalho’” escrito pela jovem Julie Goldchmit, profissional autista que atua como assistente de marketing da Unilever.

A saber, o Brasil apresentou em 2021 um déficit de 46% no preenchimento de vagas de profissionais portadores de deficiência, segundo o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho (RADAR SIT). Ou seja, isso significa que dos 774.695 postos reservados para Pessoas com Deficiência (PCDs) e/ou reabilitadas pelo INSS, somente 418.138 foram preenchidos. Dentro do grupo de PCDs estão inclusos os profissionais com Transtorno Espectro Autista (TEA), tema que em abril ganha luz com as ações do Dia  Mundial de Conscientização do Autismo (dia 2), dando origem a campanha do Abril Azul.

“Quando eu nasci, os médicos disseram aos meus pais que eu jamais seria capaz de andar, falar ou me desenvolver. Hoje, aos 25 anos, eu trabalho, estudo idiomas, amo ler livros e estou sendo preparada para ser analista na empresa onde trabalho. Eu sou a prova que nós PCDs somos capazes de somar e muito com a sociedade, desde que tenhamos a oportunidade”, conta Julie.

Exclusão

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Julie só veio aos 15 anos. Além das dificuldades de aprendizagem, teve que conviver com bullying, exclusão e assédio no ambiente de trabalho – temas que são contados e debatidos no livro.

“Mesmo com os desafios, aprendi a tamanha importância de sermos protagonistas da nossa própria história. Acabei me tornando um símbolo e minha missão hoje é contribuir para gerar uma  mudança efetiva na sociedade e torná-la mais inclusiva. Eu quero que as pessoas tenham a mesma oportunidade que eu tive e que, um dia, elas possam viver em um mundo onde sejam livres para ser quem são”, compartilha Julie.

Enfim, ao longo das 192 páginas, Imperfeitos discute ainda o papel da família na inclusão social, o assédio e a  discriminação no mercado de trabalho. Ainda por cima, a importância de programas de aprendizagem para a inclusão nas empresas e como a diversidade é benéfica para o mercado de trabalho, dando chance para que negócios aumentem não só seus lucros, mas também estimulem e priorizem sua cultura organizacional. Além disso, a obra segue a diagramação recomendada por especialistas em acessibilidade e inclusão, com letras grandes, fonte serifada com o intuito de facilitar a leitura, texto justificado e cores em preto e branco.

Serviço:

‘Imperfeitos: Um relato íntimo de como a inclusão e a diversidade podem transformar vidas e impactar o mercado de trabalho’
Editora: Maquinaria Editorial
Páginas: 192
Preço: R$ 39,90

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Literatura

Conheça 7 livros infantis sobre mudanças climáticas

As obras ajudam no entendimento dos fenômenos extremos e dão ferramentas para que crianças e jovens saibam enfrentar e atuar diante dos desafios.

Publicado

em

o planeta esta com febre

Diante da tragédia nunca antes vista que ocorreu este mês no Rio Grande do Sul, paira entre os responsáveis de crianças a dúvida de como conversar sobre esse assunto com elas. Tendo em vista que elas são o futuro, é preciso explicar às crianças como proteger o planeta para que se evite desastres de tamanha magnitude. Apesar de sabermos que as maiores mudanças precisam vir dos políticos e de grandes empresas, é possível ensinar as crianças pequenos hábitos para minimizar os impactos que o ser humano causa na Terra. Além disso, é preciso, também, mostrá-los como lidar com tais situações quando elas ocorrem.

Para ajudar crianças, jovens e até adultos a entenderem o que está acontecendo com o planeta devido as mudanças climáticas, e como podem agir em defesa do planeta e do meio ambiente, a professora Andréa, do Colégio Marista Asa Sul, sugere a leitura de alguns livros infantis. Confira:

A voz da vida (Régine Raymond)

Sob um sol escaldante, uma aldeia encontra-se à beira da extinção. Assolados pela seca, pela fome e pela desesperança, os habitantes tentam sobreviver a todo custo, po´rem já não há o que comer nem água para aplacar a sede. Os sábios não conseguem chegar a nenhuma solução. Mas uma menina, com a curiosidade e a inquietude próprias da infância, pode salvar a aldeia desse trágico destino.

Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa (Ruth Rocha e Otavio Roth)

A obra ensina que precisamos cuidar da Terra, pois ela é a nossa casa e o único planeta no qual podemos viver. Fala sobre a importância de preservar os recursos naturais e viver em harmonia com a natureza, além da necessidade de diálogo e planejamento quando o assunto são mudanças climáticas.

azul e lindo

E a chuva… (Sabrina Fuhr)

Embora não explique sobre o evento em si, a obra tem sido destaque nos últimos dias pois foi escrita por uma psicóloga gaúcha com a intenção de ajudar no diálogo com as crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Este é o único livro que só possível encontrar com a própria autora, em seu perfil do Instagram.

e a chuva

E a Terra escreveu uma carta (Jonas Ribeiro e Cris Eich)

O que leva um planeta a escrever uma carta a seus habitantes? O livro mostra a importância de colocar-se no lugar da Terra para entender como ela gostaria de ser tratada. A Mãe Terra tem muito a dizer e nos convida a refletir sobre o que queremos para o futuro do mundo. Um recado ao mesmo tempo afetuoso e um alerta global.

e a terra escreveu uma carta

Mudanças climáticas para bebês (Chris Ferrie e Katherina Petrou)

De maneira muito didática, o livro esclarece que a poluição decorrente das atividades humanas deixa a Terra “com febre”, e isso traz consequências como furacões, nevascas, inundações e deslizamentos. Além disso, nos mostra o que podemos fazer para poluir menos e como as florestas ajudam a manter o equilíbrio.

mudanças climaticas para bebes

O planeta está com febre (Luciana Rosa)

Um dia, o planeta Terra acordou com febre. Foi ao médico e descobriu que o problema era o aquecimento global. Para resolver essa situação, o planeta reuniu diversas crianças. Juntos, eles entenderam que só o amor é capaz de mudar as pessoas e salvar o planeta. 

o planeta esta com febre

O protesto (Eduarda Lima)

Os animais da floresta fazem um pacto de silêncio para conscientizar o leitor sobre o impacto do ser humano no planeta e faz um chamado para nos unirmos contra a poluição e o desperdício e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Rico em ilustrações, é um convite ao debate sobre os assuntos abordados.

o protesto

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Princesa Violeta’ | Resenha por Paty Lopes

Cléo Busatto, finalista do Jabuti 2023, publica releitura de antiga parlenda

O Incrível Livro do Gildo, por Paty Lopes

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading