Conecte-se conosco

Cinema

‘Zona de exclusão’ estreia nos cinemas brasileiros

Publicado

em

zona de exclusao

O longa Zona de exclusão, da diretora Agnieszka Holland, estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 18 de abril. A trama acompanha uma família de refugiados sírios, um professor de inglês do Afeganistão e um guarda de fronteira. Todos se encontram na fronteira entre a Polônia e Belarus durante a mais recente crise humanitária na região. O filme entra em cartaz nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Salvador.

Destaque nos principais festivais de cinema da América Latina, incluindo o de Cartagena, o filme foi vencedor dos prêmios Chicago International Film Festival 2023 (Audience Choice Award of Best International Feature/Prêmio do Público de Melhor Filme Internacional), Venice Film Festival 2023 (Prêmio Especial do Júri, Prêmio Arca CinemaGiovani de Melhor Filme e Prêmio CinemaSarà) e La Roche-sur-Yon International Film Festival 2023 (Prix du public). Além disso, teve indicações em premiações como Venice Film Festival 2023 (Leão de Ouro de Melhor Filme), Valladolid International Film Festival 2023 (Prêmio Golden Spike de Melhor Filme) e European Film Awards 2023 (filme, diretora e roterista).

Sinopse

Depois de se mudar para Podlasie, na Polônia, a psicóloga Julia torna-se testemunha involuntária e participante de acontecimentos dramáticos na fronteira com Belarus. Consciente dos riscos e das consequências jurídicas, ela se junta a um grupo de ativistas que ajudam refugiados acampados nas florestas. Ao mesmo tempo, uma família síria que foge da guerra civil e o seu professor afegão, sem saberem que são instrumentos de uma fraude política, tentam chegar às fronteiras da União Europeia. Na Polônia, o destino irá uni-los a Julia e ao jovem guarda de fronteira Jan.

Por enquanto, fique com o trailer:

Agnieszka Holland

Agnieszka Holland é uma diretora e roteirista polonesa. Ela é conhecida por suas contribuições políticas ao cinema polonês. Seus trabalhos mais conhecidos são Filhos da Guerra (1990) e Na Escuridão (2011), indicado a Melhor Filme Estrangeiro no 84º Oscar. A saber, em 2017, Agnieszka Holland e Kasia Adamik ganharam o Urso de Prata (Alfred Bauer Prize) por Spoor no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Ficha Técnica

ZONA DE EXCLUSÃO (The Green Border | Zielona Granica)

Alemanha, Bélgica, EUA, França, Polônia, República Checa, Turquia | 2023 | 147 min. | Drama

Direção: Agnieszka Holland
Roteiro: Agnieszka Holland, Maciej Pisuk, Gabriela Lazarkiewicz
Elenco: Jalal Altawil, Maja Ostaszewska, Behi Djanati Atai, Tomasz Wlosok, Al Rashi Mohamad, Dalia Naous, Monika Frajczyk, Jasmina Polak, Michal Zielinski
Distribuição: A2 Filmes

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Ghostbusters: Apocalipse de gelo’ é divertido, mas não arrebata | Crítica

Crítica: A Paixão Segundo G.H.

‘Instinto Materno’ | Crítica

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema

Karim Aïnouz lança filme no Festival de Cannes

Seleção do thriller erótico, filmado inteiramente no Ceará, marca a segunda participação consecutiva do cineasta na mostra principal do festival.

Publicado

em

O cineasta Karim Aïnouz vai retornar pelo segundo ano consecutivo à competição oficial do Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 14 e 25 de maio. Desta vez, o diretor desembarcará na cidade francesa com Motel Destino, longa-metragem filmado inteiramente no Ceará, seu estado natal. Em 2023, o diretor concorreu com Firebrand, seu primeiro projeto em língua inglesa.

O thriller erótico, que marca a sexta passagem de Aïnouz pelo evento, um recorde no cinema nacional, traz como protagonistas Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção. O longa fará sua estreia mundial no festival no dia 22 de maio, às 22h30.

Erotismo rebelde

Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo deste oitavo longa de ficção do diretor. Ele apontou suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Sinopse Oficial

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Fique, portanto, com o teaser do filme:

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Transe’ | Crítica

Aumenta que é rock ‘n roll’ traz nostalgia gostosa | Crítica

Crítica: A Paixão Segundo G.H.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading