Japan House São Paulo traz músicos japoneses em shows online

Japan House São Paulo traz três apresentações com a curadoria do produtor Chico Dub. A princípio, a instituição ressalta a música japonesa por meio de apresentações exclusivas em seu canal do YouTube com os músicos Akira Sakata, Tomoko Sauvage e Kiki Hitomi.

Buscando ampliar a divulgação das diversas vertentes culturais do Japão, a Japan House São Paulo apresenta neste mês de novembro, uma série de streaming de música dentro da iniciativa #JHSPONLINE.

A saber,  é uma programação semanal nas redes sociais da instituição que comunica o que há de mais interessante sobre o Japão de hoje. A série conta inicialmente com três apresentações inéditas e exclusivas nos dias 19 e 27 de novembro e 03 de dezembro, sempre às 20h.

Made in Japan

A estreia, em 19 de novembro, será com o saxofonista e multi-instrumentista Akira Sakata que, desde a década de 1960, é figura importante nas cenas de jazz e música criativa. Membro de grupos clássicos como Yamashita Yosuke Trio, de 1972 a 1979, Wha-ha-ha, Akira já gravou com Chris Cosey, Peter Brotzmann, DJ Krush e Yoshimio. Na ocasião, o saxofonista traz todas suas referências musicais em uma apresentação inédita para o público brasileiro.

Posteriormente, a segunda apresentação da série acontece no dia 27 de novembro e destaca a artista Tomoko Sauvage. A saber, ela exibirá uma composição musical que se relaciona com as áreas da performance e combina diversos elementos eletrônicos. Afinal, ela investiga as propriedades sonoras e visuais da água em diferentes estados e suas combinações com eletrônicos. Além disso, busca equilibrar de forma tênue a aleatoriedade e disciplina, caos e ordem, por meio de materiais primordiais e gestos lúdicos. Sob a forma de performances, instalações e composições musicais, seu trabalho é regularmente apresentado na Europa, Ásia e América do Norte.

Kiki Hitomi psicodélica

Para finalizar a série exclusiva, no dia 03 de dezembro, a instituição apresenta a cantora, compositora e alquimista sônica japonesa, Kiki Hitomi. Com uma sonoridade psicodélica, ela funde o estilo tradicional japonês Minyo e o mistura com dancehall jamaicano, footwork, dub, techno, polirritmos tribais e trilhas sonoras de videogames, como o Super Nintendo. Aliás, Kiki é integrante do trio de exploradores de frequências graves King Midas Sound – ao lado do poeta e cantor Roger Robinson e do produtor Kevin Martin (também conhecido como The Bug) – e do duo de baixo tribal japonês WaqWaq Kingdom – ao lado de Shigeru Ishihara (aka DJ Scotch Egg/Seefeel).

Enfim, por meio desta série, a Japan House São Paulo amplia o compartilhamento de conhecimento referente ao universo musical japonês. Certamente, essas apresentações gratuitas e inéditas criadas exclusivamente para o público brasileiro fortalecem os laços Brasil-Japão.

Japan House São Paulo

Programação Musical com músicos japoneses 

19 de novembro, às 20h

Akira Sakata, saxofonista e multi-instrumentista 

YouTube JHSP

27 de novembro, às 20h

Tomoko Sauvage, performance e experimentações musicais

YouTube JHSP

03 de dezembro, às 20h

Kiki Hitom, cantora, compositora e alquimista sônica japonesa

YouTube JHSP

Ademais, veja mais:

Alceu Valença e Lenine no Jeunesse Arena com show Viva Recife
Desenho clássico dos X-men retorna no streaming Disney+
Canais da Disney se unem em transmissão simultânea para celebrar novo streaming no Brasil

Além disso, confira nossa entrevista com Pedro Luís:

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: