Conecte-se conosco

Música

Maria Navalha | Zé Bigode Orquestra lança novo single que mescla afrobeat, disco music e umbanda

Publicado

em

Maria Navalha da Zé Bigode Orquestra

A big band Zé Bigode Orquestra mostra os caminhos de sua próxima fase com o single “Maria Navalha”. A faixa, segunda com letra e vocais do grupo mescla afrobeat, disco music e o funk de James Brown com pontos de umbanda. Esse caldeirão sonoro tem assinatura do produtor e pianista Pedro Guinu, que também é responsável pela produção de todo o segundo álbum de Zé Bigode Orquestra, que vem em breve.

Ouça aqui: https://ada.lnk.to/marianavalha

“Maria Navalha” recebe o título da pomba-gira que representa os espíritos femininos conhecedores das complexidades e dilemas da alma humana. A letra do compositor e guitarrista José Roberto Rocha fala como essa entidade se apresenta imageticamente e se repete como um mantra. A composição ganhou ainda um trecho escrito pelo percussionista Victor Hugo, narrando um encontro em primeira pessoa com Maria Navalha. Entre elementos afro, o funk americano, os sons de terreiro, tambores, palmas e coros, o grupo faz referência a pontos conhecidos de Exu para construir uma ponte entre o sagrado e o mundano.

A ligação com uma entidade do povo rua da umbanda faz de “Maria Navalha” uma homenagem às ruas como forma cosmológica de encontros e saberes. Em sua segunda parte, a letra trata dessas vivências que ocorrem nos becos e vielas. Zé Bigode Orquestra valoriza os ensinamentos da rua, embora essa cultura urbana seja tão frequentemente considerada “menor” perante à acadêmica.

Big Band desafiadora

Cria da Zona Norte do Rio de Janeiro, essa big band busca democratizar o acesso à música instrumental para os mais variados públicos. O EP de estreia, “Zé Bigode”, foi bem recebido e chegou à segunda posição como melhor EP de 2016 no Genius Awards. Já em maio de 2017 viria o primeiro álbum completo, “Fluxo”. O disco ampliou a sonoridade da banda e entrou para a lista de 50 melhores lançamentos do ano divulgada pela conceituada Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

2018 trouxe o single “Impulso”. No ano seguinte, a Zé Bigode Orquestra lançou o remix “Amalá Adubado”, assinado por Buguinha Dub e experimentando novas sensações para a faixa de destaque no álbum “Fluxo”. Naquele ano também se apresentou no Blue Note Rio, com um show em tributo ao disco “Exodus”, do cantor jamaicano Bob Marley, que teve participação da cantora carioca Luciane Dom. Desse show surgiu a ideia de gravar um álbum visual com releituras de quatro músicas de Marley, registrado ao vivo em vídeo no lendário estúdio Toca do Bandido e contou com as participações das cantoras Luana Karoo, Luciane Dom e Clara Anastácia. Em seguida, em 2019, o grupo lançou o clipe e single “Tikulafe”, inspirado por Fela Kuti.

Incorporando um vocal ao seu instrumental já de peso, a banda leva a novas reflexões em seu novo momento. Neste primeiro single, o grupo formado por Daniel Bento (baixo), Eric Brandão (bateria), Pedro Petrutes (teclados), Victor Lemos (saxofone tenor) e Thiago Garcia (trompete), além dos já citados Luana Karoo (voz), José Roberto Rocha (guitarra) e Victor Hugo (percussão), recebem as participações especiais dos músicos convidados Rodrigo Maré (percussão) e Breno Hirata (saxofone tenor).

O segundo disco do grupo, “Clube da Fumaça”, está previsto para 2022 e contará com participações especiais de destaque da cena nacional. Enquanto isso, é possível ouvir “Maria Navalha” nas principais plataformas.

Ademais, veja mais:

Preto de Azul | Samba jazz que une Brasil e Cabo Verde está nas plataformas digitais

Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal

A Porteira | Junio Guindane e Kustódio lançam canção com afrofuturismo

 

Anúncio
1 Comentário

Música

Billie Eilish lança terceiro álbum de estúdio

“Hit me hard and soft” também ganha turnê, que passará por Estados Unidos, Austrália e Europa.

Publicado

em

Billie Eilish

A ganhadora do Oscar de Melhor Música, Billie Eilish, está lançando seu aguardadíssimo novo álbum, Hit me hard and soft. Com dez faixas originais que desafiam classificação em gênero musical, o álbum viaja por uma paisagem sonora vasta e expansiva que faz os ouvintes mergulharem em um espectro completo de emoções. Um trabalho que Eilish considera uma “família de músicas”, ideal para ser ouvido do começo ao fim. A renomada revista musical Rolling Stone considerou seu “melhor álbum até o momento”.

Billie Eilish.
Capa do álbum “Hit me hard and soft”. Foto: Divulgação.

Audições para fãs

O lançamento ocorre após dois eventos gratuitos de audição do álbum em Nova York e Los Angeles, com todos os 16 mil assentos tomados no Barclay Center do Brooklyn e todos os 13.500 no Kia Forum de Los Angeles. Os fãs também compareceram aos cinemas AMC em toda a América do Norte, onde tiveram a oportunidade de celebrar a chegada do álbum e ouvir Hit me hard and soft do começo ao fim antes de seu lançamento oficial.

O novo disco foi composto por Billie Eilish e FINNEAS, seu irmão e parceiro de longa data. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais. Em um esforço contínuo para minimizar o desperdício e combater as mudanças climáticas, em todos os formatos físicos em variantes limitadas, o álbum utilizará materiais 100% recicláveis.

Turnê

No início deste mês, a cantora anunciou sua turnê HIT ME HARD AND SOFT: THE TOUR, produzida pela Live Nation. Em setembro de 2024, Eilish embarcará na etapa norte-americana da turnê, que vai até o final de dezembro de 2024. A turnê continua na Austrália a partir de fevereiro de 2025, antes das datas em arenas na Europa, Reino Unido e Irlanda, que começam em abril e vão até o final de julho. Ainda não há datas divulgadas para a América do Sul.

POR FIM, LEIA MAIS:

Madonna reúne 1,6 milhão de pessoas na Praia de Copacabana

Shows internacionais que o Brasil verá em maio

McFLY faz show de duas horas e meia no Rio de Janeiro

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading