Thursday, October 29, 2020

O Rolo Proibido | Documentário traz velhos e novos olhares sobre o Afeganistão

O Rolo Proibido (The Forbidden Reel) é um recorte de uma cultura muito pouco conhecida no Brasil e no ocidente, a não sera partir de alguns péssimos estereótipos e alguns acontecimentos muito trágicos. Afeganistão. Creio que a primeira vez que ouvi falar desse país foi no filme Rambo 3, de 1988, o qual só vi ali pelos anos 90, ainda criança. Nesse filme, o veterano John Rambo refugia-se em um mosteiro budista. Porém, descobre que seu mentor, o Coronel Trautman, foi preso pelos soviéticos, durante a Invasão do Afeganistão. Os russos são, em Rambo 3, como os grandes vilões e os estadunidenses aliam-se aos afegãos, que lutam contra a invasão.

Quem imaginaria que, posteriormente, o Afeganistão seria o grande inimigo dos Estados Unidos. Principalmente após o que ocorreu no dia 11 de setembro de 2001. A imagem do Afeganistão no mundo ficou como a do radical regime fundamentalista islâmico Taliban que comandou o país de 1995 até 2001. Os homens tinham a obrigação de usar barba, e as mulheres, burca, com proibição de cinema e televisão.

Taliban vs Cinema

Com direção do afegão-canadense Ariel Nasr, surge agora um documentário que mostra um outro lado de tudo isso, e tempos mais alegres do Afeganistão. Praticamente uma ode à cultura afegã de outrora, O Rolo Proibido traz imagens diversas de filmes e cineastas afegãos que criaram um estilo nacional de cinema. Entretanto, os extremistas do Taliban tentaram queimar tudo isso que estava na Afghan FIlms. Alguns heróis, mesmo sob perigo de vida, conseguiram esconder grande parte dos negativos que mostram desde o início da sétima arte até o fim do regime Taliban no Afeganistão.

Assim, podemos ver aqui um belo filme que apresenta o passado e o presente da cultura afegã. São décadas onde a violência não era comum e as mulheres eram encorajadas a trabalhar e ter papel ativo na sociedade. Realmente é tocante ver cenas de filmes antigos, de romances, de mulheres livres. Em seguida, assistimos a escalada da violência até o retorno da esperança hoje. É muito bonito ver e aprender sobre um outro estilo de cinema, com estilo próprio e único.

Por fim, veja o trailer:

Enfim, O Rolo Proibido ganha exibição na Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens do Festival É Tudo Verdade, através da Plataforma Looke, no dia 28/09/2020 às 18h00.

Ademais, veja mais:

É Tudo Verdade 2020 apresenta 17ª edição da Conferência Internacional do Documentário
Não Nasci para Deixar Meus Olhos Perderem Tempo | Um fotógrafo e a História do Brasil
Forman vs. Forman | Um cineasta em busca da liberdade

Além disso, confira as belas imagens do filme “Na Beira”:

 

Escreve o que achou!