Saturday, December 4, 2021

Terceiro encontro do Educa Week 2021 | Confira os debates do fórum

Embora o evento siga até o sábado, hoje foi o último dia do Fórum Nacional das Escolas Particulares do Educa Week. Nesse terceiro encontro, foram discutidas pautas importantes como questões socioemocionais e inclusão e diversidade. E, como não poderia ser diferente, outros assuntos também inerentes ao pós-pandemia.

Educa Week 2021

O Educa Week é um evento internacional, mas o maior da área da educação no Brasil e está em sua sexta edição. Os painéis de educação são todos oline e gratuitos e ocorrem das 8:30h às 21:30h. Se você ainda não conhece o Educa Week, pode acessar este link ou ficar até o final desta cobertura para conhecer o avento a partir das temáticas que foram discutidas no dia.

Este terceiro encontro encerrou o Fórum Nacional das Escolas Particulares muito importantes. E, a partir de amanhã, inicia-se o Fórum Nacional da Educação Pública de Qualidade, que englobará diversas questões abordadas nesses três primeiros dias, mas no contexto das escolas públicas. Porém, antes de passar a programação de amanhã, vejamos o que rolou hoje:

  • Escolas e a pós pandemia;
  • Como as escolas estão superando os graves impactos socioemocionais pós-pandemia;
  • O papel da avaliação e os novos formatos, suportados por tecnologias e métricas;
  • O desafio de preparar os estudantes para diferenciados processos seletivos do ensino superior;
  • Os desafios das escolas pós-pandemia;
  • Diversidade e inclusão nas escolas;
  • Educa Week by Night – Painel especial Matific: Os avanços da Educação pós-pandemia.

Terceiro dia do Educa Week 2021

O primeiro painel deste terceiro dia de encontro tratou da tecnologia como amparo do professor. A partir desse olhar, a organização e o uso efetivo de dados com relação ao desempenho dos alunos e a preparação o professor para lidar efetivamente com esses dados para uma melhora do ensino. E ainda os desafios de readaptar os estudantes novamente ao ambiente da sala de aula.

Já o segundo painel foi dedicado ao compartilhamento das escolas participantes sobre as questões socioemocinais que envolvem a volta a sala de aula. Como elas lidaram com essas questões com todo corpo docente e discente, no contexto das escolas particulares – inclusive, essa é uma temática que será abordada amanhã no fórum das escolas públicas.

Sobre avaliação escolar, foram discutidos aspectos relativos aos seus novos formatos, também questões que envolvem a avaliação no contexto de retorno da pandemia e reflexões sobre como melhorar os processos avaliativos escolares.

Referente à preparação dos estudantes para os processos seletivos do ensino superior, o encontro contou com o olhar tanto de quem faz parte da educação básica, como do nível superior. Assim, de quem prepara o estudante e quem é responsável por processos de seleção de acesso à educação superior.

No painel “Os desafios das escolas pós-pandemia”, discutiu-se as alterações da proposta de valor da educação brasileira. E o olhar a esse cenário se deu a partir de considerações da escola do antes, do durante e do depois da pandemia.

Esta terça-feira também trouxe outra temática de extrema relevância, as questões de diversidade e inclusão dentro das escolas particulares. O encontrou proporcionou reflexões acerca do papel da escola diante de questões raciais, de gênero, entre outras. E considerando a importância desse papel público que as escolas particulares devem ter, sem deixar de mencionar a problemática de ser ainda uma escola que poucos tem acesso.

O encerramento do dia, através do Educa Week by Night, tratou especificamente da tecnologia no contexto educacional com representantes das empresas de tecnologia Matfic, Microsoft, Playkids e Maple Bear.

Mais detalhes e programação do quarto dia

O Educa Week de hoje trouxe, mais uma vez, pautas muito enriquecedoras para o contexto educacional. E, para quem não pode acompanhar em tempo real, segue a playlist com os painéis do dia: clique aqui. Mas, para amanhã, organize a agenda que vai começar o Fórum Nacional da Educação Pública de Qualidade. Confira a programação:

  • 8:30h – Abertura: Educação pública de qualidade;
  • 9:30h – Os desafios para redução do impacto socioemocional nos estudantes de escolas públicas;
  • 11:30h – Vouchers educacionais e outras iniciativas contribuindo com estudantes de escolas públicas;
  • 14:30h – Os desafios da implantação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas;
  • 16:30h – Transformação digital nas escolas públicas;
  • 18:30h – A transformação da educação através dos municípios;
  • 20:30h – Educa Week by Night com João Branco.

As inscrições são gratuitas e você pode fazer a sua através do site: https://educaweek.com.br.

Ademais, veja mais:

Segundo encontro do Educa Week 2021 | A educação do pós-pandemia
Primeiro encontro do Educa Week 2021 | Confira as temáticas discutidas
Educa Week | Venha conhecer o evento da educação

Escreve o que achou!