Cinema
Crítica | ‘Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo’ é surrealmente hilário
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2 anos atrásem
Tudo Em O Todo Lugar Ao Mesmo Tempo é uma das melhores surpresas de 2022. Um filme tecnicamente bem feito, onde a montagem e a edição impressionam. Além disso, o cartaz chama atenção para as artes marciais. Tem isso também, mas está longe de ser o principal.
No quesito luta, foi impossível não lembrar do Jackie Chan que habitualmente faz longas extremamente bem coreografados e com cenas inusitadas. Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo bebe claramente nessa fonte e uma pochete pode virar uma arma mortal divertidíssima. Aliás, se tem algo que o filme proporciona, é diversão, não sem ter uma bela mensagem por trás de todo o conceito de multiverso, o qual é explorado de forma mais interessante que em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura. Ambos guardam diversas semelhanças esotéricas e mágicas como abertura do terceiro olho, o sexto chacra, o qual dentro de diversas filosofias seria responsável pela intuição humana e outros “poderes” transcendentais.
Viajei junto com a protagonista Evelyn Wang, que ganha vida através da ótima atuação de Michelle Yeoh. A atriz tem a oportunidade de mostrar toda sua capacidade. Ela é uma mãe, uma empresária, uma frustrada, uma cantora, uma celebridade, uma chef, e muito mais. Não dá para esquecer também de Stephanie Hsu como Joy Wang, uma personagem que exala transgressão em sua busca por aceitação. A direção de arte, por Amelia Brooke, impressiona, principalmente com Joy e seus figurinos desenhados por Shirley Kurata.
Se liga no trailer e segue lendo:
Por falar em direção de arte, a fotografia de Larkin Seiple é um show esplêndido. Quando Joy aparece envolvida em um vermelho, sinalizando o perigo e a força que ela possui, é impossível não sentir aquela vibração. O uso da paleta de cores nos diferentes universos nos permite adentrar melhor cada um deles, como na linda cena de diálogo no beco entre Evelyn e Waymond Wang, vivido por Ke Huy Quan, que também não desperdiça a chance de mostrar várias facetas.
Ainda por cima temos o centenário James Hong como Gong Gong e Jamie Lee Curtis como Deirdre Beaubeirdre. Ambos simplesmente arrasam. São coadjuvantes que engrandecem a obra lindamente. O elenco, no geral, está impecável.
Freud
Roteiro e direção são de Dan Kwan e Daniel Scheinert. Eles adentram a psicologia com voracidade e tem muito de Freud, a partir de simbologias sexuais, assim como os arquétipos de Jung. Eles namoram com o bizarro e o surreal quase que o tempo todo, e há cenas que podem incomodar alguns, ou fazer rir muito.
Entretanto, as aventuras de Evelyn tem como fio condutor a relação com sua filha e seu pai. Está aí a psicologia novamente. O conceito de karma e como “consertar” e encerrar traumas saltam aos poucos para o espectador.
Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo já é um clássico cult e liquidifica em uma bela vitamina Matrix, Efeito Borboleta, Jackie Chan, Ratatouille para passar uma mensagem de gentileza e aceitação das diferenças de cada um e como pequenos detalhes e escolhas podem fazer toda a diferença na vida de tantas pessoas. Isso de forma extremamente criativa, imaginativa e hilariante.
A saber, o filme, com distribuição da Diamond Films, terá sessões de pré-estreia a partir do dia 16 de junho.
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Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
Cinema
Mostra Move Concreto! Dança e Documentário abre convocatória
De 06 a 19 de maio, evento recebe inscrições de filmes para compor a sua programação.
Publicado
14 horas atrásem
25 de abril de 2024Por
Livia BrazilA dança unida ao documentário pode trazer diferentes reflexões sobre as produções de dança no país. Pode ser também um material educacional, ampliador de conhecimentos, performativo e gerador de novos desejos em relação a como se cria e se fala sobre a dança atualmente. Estes são os pontos de partida para a realização da mostra Move Concreto! Dança e documentário, que vai contar com documentários de dança, videodanças como registro histórico, documentários em que a dança é a protagonista das ideias e discussões.
A convocatória para composição da mostra vai receber inscrições de 06 a 19 de maio para seleção de 05 filmes – longas, médias ou curta metragens. As inscrições devem ser feitas através de formulário disponível no perfil do instagram @gcontemporaneodedancalivre.
Sobre o festival
Realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre através do patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem – Edital Movimenta Multilinguagens, o evento acontecerá de forma presencial e online em agosto de 2024. “A mostra Move Concreto! Dança e documentário se baseia na compreensão da videodança como um campo híbrido que busca a exploração do corpo em relação aos dispositivos técnicos, o espaço, o tempo e o movimento. Nessa perspectiva, busca-se por trabalhos que não sejam mera transposição da dança do palco para as telas, mas que a construção seja dentro das especificidades e possibilidades do campo, como nas relações entre corpo/câmera/edição”, explica, assim, Duna Dias, curadora da Mostra ao lado de Leonardo Augusto.
Poderão se inscrever, portanto, realizadores de todo o Brasil com idade acima de 18 anos. Cada proponente poderá apresentar até 2 filmes, sem limite de ano de realização e de tempo de duração. Os trabalhos devem ter relações com a linguagem documental – dança como documento, entrevistas, videodança documental e suas múltiplas variações dentro da união entre dança e documentário. Cada filme selecionado receberá um cachê para exibição no valor de R$ 800,00. Os filmes escolhidos serão divulgados até o final do mês de junho de 2024.
Serviço
CONVOCATÓRIA MOSTRA MOVE CONCRETO! DANÇA E DOCUMENTÁRIO
Período: 06 a 19 de maio de 2024
Local: através de formulário disponível no perfil do instagram @gcontemporaneodedancalivre
Inscrições gratuitas
A saber, quaisquer dúvidas ou esclarecimentos são através do e-mail: moveconcreto@gmail.com.
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